Buscar

REVISÃO DE ANTROPOLOGIA JURIDICA- PARTE 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO DE ANTROPOLOGIA JURIDICA – PARTE 1
ANTROPOLOGIA E DIREITO
Dos conflitos sociais nasce o direito, onde seu papel principal é o ser humano, que também é de interesse do estudo da antropologia.
CONEXÕES ENTRE DIREITO E ANTROPOLOGIA
O ser humano é o objeto central, onde a igualdade e a diferença são ao mesmo tempo jurídicas e antropológicas. Ambos têm interesses em conflitos sociais e nas transformações culturais e econômicas.
APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS
 GENÉRICA (ENFOQUE ZETÉTICO)=>Aproxima o direito, pois enfatiza os aspectos filosóficos, antropológicos e sociológicos, e insere o direito no universo da justiça, da cultura e dos fatos sociais.RESTRITIVO (ENFOQUE DOGMÁTICO)=>Afasta o direito, pois se adota as normas jurídicas com seus conceitos,técnicas e divisões,ou seja, aplicabilidade da lei.
FENOMENO JURÍDICO
O direito é “antagônico” nos leva ao mistério do principio e do fim, da sublimação a perversão e da piedade a impiedade da sociabilidade humana.
 
O ESTUDO DO DIREITO 
exige precisão e rigor cientifico,mas também abertura para o social, para o lado humano, quanto mais aberto para este lado, mais próximo da antropologia.
ANTROPOLOGIA JURÍDICA	
se ocupa do aspecto legal ou normativo das sociedades, abrangendo também a questão da justiça, como elementos interantes da organização social e cultural, ou ainda entender o direito que encontra encoberto pelos códigos.
PLURALISMOS JURIDICO
Diversividades de normas que existe no mesmo espaço geográfico e na mesma época, esse pluralismo ocorre quando as contradições se juntam na criação de espaços sociais, onde os moradores se unem para amenizar litígios.
DIFERENÇA ENTRE JUSTIÇA ESTATAL E COMUNITARIA
a) JUSTIÇA ESTATAL ( Elitista, autoritária, poder de coerção: Violência, retórica e burocracia.) Ex. Os tribunais.
b) JUSTIÇA COMUNITARIA ( Descentralização, mais acessível e negociação. Também não é possível olvidar do fato de que as decisões nesse tipo de justiça são mais bem aceitas, visto que decorrem de relações processuais mais humanas do que as tradicionais.)Ex. O direito da favela

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais