Buscar

Módulo 1 - Bases Processuais da Adm Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Módulo 1
1. Considerando as afirmações abaixo:
I. Tombamento é o procedimento administrativo por meio do qual o Poder Público restringe parcialmente os bens de qualquer natureza cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico, bibliográfico ou artístico.
II. Servidão administrativa é o direito real de gozo, de natureza pública, instituído sobre imóvel de propriedade alheia, com base em lei, por entidade pública ou por seus delegados, em favor de um serviço público ou de um bem afetado a fim de utilização pública.
III. Desapropriação é o procedimento administrativo pelo qual o Poder Público ou seus delegados, mediante prévia declaração de necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, impõe ao proprietário a perda de um bem, substituindo-o em seu patrimônio por justa indenização.
IV. Ocupação temporária é a forma de limitação do Estado à propriedade privada que se caracteriza pela utilização transitória, gratuita ou remunerada, de imóvel de propriedade particular, para fins de interesse público.
É correto o que se afirma:
Resposta: A – 
I - tombamento: É a iniciativa de colocação sob a guarda do poder público, para conservar e proteger os bens (materiais, ou não.) importantes como produto e testemunho de tradição.
II - Maria Sylvia Zanella di Pietro[1] conceitua servidão administrativa como sendo "o direito real de gozo, de natureza pública, instituído sobre imóvel de propriedade alheia, com base em lei, por entidade pública ou por seus delegados, em face de um serviço público ou de um bem afetado a fim de utilidade pública".
III - Desapropriação é o ato pelo qual o Poder Público, mediante prévio procedimento e indenização justa, em razão de uma necessidade ou utilidade pública, ou ainda diante do interesse social, despoja alguém de sua propriedade e a toma para si.
IV - Uma das formas de intervenção do Estado na propriedade é a ocupação temporária. Trata-se de instituto típico de utilização de propriedade imóvel. Seu objetivo é permitir que o Poder Público deixe alocados, em algum terreno desocupado, máquinas, equipamentos, barracões de operários, por pequeno espaço de tempo.
2. São características ou consequências do tombamento, salvo:
a) é sempre uma restrição parcial.
b) não dá, em regra , direito à indenização.
c) é procedimento administrativo.
d) ainda que pertencente a particular, passa a ser considerado bem de interesse público.
e) para efetuar-se o tombamento não é necessária uma sucessão de atos preparatórios para a sua final inscrição do bem no Livro do Tombo.
Resposta: E - Após a inscrição no Livro do Tombo, afirma-se a existência de uma “restrição parcial”, o que não implica em um impedimento ao particular sobre o exercício de seus direitos, uma vez que a propriedade do bem continua sendo sua, passando-se tão somente a ser considerado um “bem de interesse público”, ou seja, continua podendo ser livremente utilizado pelo proprietário, e por tal motivo não gera via de regra dever de indenizar, salvo nos casos em que reste comprovada a ocorrência de efetivo prejuízo em decorrência do tombamento.
3. No direito brasileiro podem ser indicadas como modalidades de restrição do Estado sobre a propriedade privada, salvo:
a) a desapropriação.
b) a ocupação temporária.
c) o poder de polícia.
d) a servidão administrativa.
e) o tombamento.
Resposta: C - Considera-se poder de polícia a atividade da Administração Pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
4. É lícito ao poder público intervir na propriedade privada para preservar o interesse públco. No município de João Pessoa, por exemplo, as edificações na faixa litorânea não podem utltrapassar a altura equivalente a quatro andares. Esse tipo de internveção caracteriza-se:
a) servidão adminsitrativa
b) ocupação temporária
c) tombamento
d) limitação administrativa
e) desapropriação
Resposta: D - A limitação administrativa representa uma restrição ao caráter absoluto da propriedade.
5. Com relação à requisição administrativa, analise as afirmativas a seguir.
I. terá sempre caráter de definitividade
II. será aplicada somente em situação de guerra ou de movimentos de origem política.
III. será a indenização sempre a "posteriori", caso seja devida.
IV. incidirá apenas sobre bens imóveis.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta
b) se somente a afirmativa III estiver correta.
c) Se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta: B - Caso ocorra requisição para desabrigados e o ato impediu a locação da propriedade, assim, havendo dano, há dever de indenizar, a ser cumprido após a utilização.
6. Em relação às restrições do Estado a propriedade privada é correto afirmar que:
a) a servidão administrativas impõe um ônus real ao imóvel, que fica em estado de sujeição à utilidade pública
b) nas limitações administrativas impõe-se um dever de suportar, enquanto na servidão administrativa impõe-se um dever de não fazer
c) nas limitações administrativas grava-se concreta e especificamente um bem determinado, gerando indenização correspondente ao sacrifício
d) a servidão administrativas impõe ônus de natureza pessoal ao imóvel gravado, de forma que a transferência do domínio exige renovação do gravame
e) nas limitações administrativas impõe-se um ônus de natureza real a todos os imóveis abrangidos pela descrição do ato normativo correspondente
Resposta: A - A servidão administrativa é um ônus real cuja a causa sempre será a incidência de um determinado serviço público, ou seja, implicará no dever de sujeição ao serviço público, de modo a garantir o acesso do Poder Público àquele.

Outros materiais