Buscar

atomos e moleculas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Moléculas a átomos
 O átomo foi inicialmente utilizado na Grécia antiga por Demócrito que acreditava que a matéria era formada por partículas que as chamou de átomos, e que eram partículas indivisíveis. Esse modelo ficou conhecido como o primeiro modelo atômico.
 Após a teoria de Demócrito, veio Dalton que retomou os experimentos e concluiu que os átomos possuíam outras características, provando que o a matéria é esférica, maciça, neutras e que não se dividem.
 Em 1898, com a descoberta dos prótons e dos elétrons, ele propôs um modelo no qual eles estariam distribuídos uniformemente, proporcionando um equilibro entra as cargas positivas, negativas e neutras.
Em 1911 Rutherford, com uma lamina de ouro, bombardeou partículas alfa emitidas pelo polônio contidas no bloco de chumbo, e envolvendo a lamina de ouro, foi colocada uma tela de proteção que era revestida com sulfeto de zinco. Após isso Rutherford verificou que as partículas aulas passavam a lamina sem a ocorrência de desvios, e só algumas sofriam desvio, com isso foi entendido que as partículas alfas têm carga positiva, e esse desvio seria a causa devido ao choque com outras cargas positivas.
O modelo atômico de Rutherford fala que os elétrons giram em torno do núcleo e com o tempo eles poderiam colidir, e posteriormente Bohr em 1913 propôs uma teoria para o movimento dos átomos.
Referência bibliográfica
MUNDO EDUCAÇÃO. Leucipo e Demócrito - filosofando sobre átomos. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/leucipo-democritofilosofando-sobre-atomos.htm. Acesso em 18/09.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes