Buscar

APOL 3 Direito Tributario e Contabilidade Tributaria

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direito Tributário
As contribuições de interesse das categorias profissionais, adquirem nítida natureza parafiscal, não sendo criadas com o intuito meramente arrecadatório. Dos exemplos abaixo quais se inserem nessa situação?
I.    As entidades de classes
II.   Governo do Estado
III.  As prefeituras
IV.  Os conselhos regionais
 
Nota: 20.0
	
	A
	As proposições I-II  estão corretas
	
	B
	As proposições III-IV  estão corretas
	
	C
	As proposições II-III estão corretas
	
	D
	As proposições I-III  estão corretas
	
	E
	As proposições I-IV  estão corretas
Você acertou!
As entidades de classes, tanto profissional, quanto econômica, os conselhos regionais, entre outros, são exemplos claros que se inserem nessa situação. (Rota 04 p.31)
Questão 2/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
O Lucro presumido é uma forma de apuração do IRPJ e da contribuição social sobre o lucro das empresas que visa facilitar a apuração desses tributos para recolhimento definitivo. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. 
O ________________ deve fazer a presunção do ________________ utilizando-se dos percentuais apresentados na tabela de percentuais de presunção do lucro e, sobre o resultado obtido, aplicar o percentual de ___________ relativo ao IR. Sobre a parcela mensal do lucro que exceder a R$ 20.000,00 (vinte mil reais) deve ser recolhido o percentual de 10% para fins de adicional do IRPJ.
Nota: 20.0
	
	A
	Contribuinte; custo; 9%
	
	B
	Gestor; lucro; 24%
	
	C
	Gestor; lucro; 15%
	
	D
	Contador; custo; 9%
	
	E
	Contribuinte; lucro; 15%
Você acertou!
O contribuinte deve fazer a presunção do lucro utilizando-se dos percentuais apresentados na tabela de percentuais de presunção do lucro e, sobre o resultado obtido, aplicar o percentual de 15% relativo ao IR. Sobre a parcela mensal do lucro que exceder a R$ 20.000,00 (vinte mil reais) deve ser recolhido o percentual de 10% para fins de adicional do IRPJ. (Livro Contabilidade Tributária, p.97-100)
Questão 3/5 - Direito Tributário
O empréstimo compulsório é figura tributária peculiar, com aspectos controversos, polêmicos e bastante discutidos anos atrás, especialmente em relação a se fazia parte do rol de tributos ou não, mas cujas discussões já estão superadas. Julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
(    ) Somente a partir do ano de 1965 é que a Lei Maior trouxe em texto a previsão para tal tributo, mas se antes não existia prescrição constitucional que autorizasse a instituição dos empréstimos compulsórios, de outra forma isso acontecia.
(    ) A idéia corrente era a de que se aquele que institui o tributo pode majorá-lo, como por exemplo a União em sua competência com o imposto sobre rendas e proventos de qualquer natureza, podendo aumentar suas alíquotas, sem ter a necessidade de devolver a diferença, poderia também simplesmente adicionar certo valor por um determinado período, prometendo restituí-lo em outra oportunidade.
(    ) Alguns desses “empréstimos compulsórios” sobre a renda foram criados pelasLeis 1.474/1951; 2.862/1956; 4.069/1962 e 4.242/1963, e pela Lei 4.156/1962, sobre o consumo de energia elétrica.
(    ) A primeira Constituição que adotou o termo empréstimo compulsório foi a de 1976, emendada em 1985, determinando sua competência exclusiva como sendo da União, e com características próprias sem a ligação com qualquer outro imposto existente.
Nota: 20.0
	
	A
	A sequência CORRETA é  V, F, V, F
	
	B
	A sequência CORRETA é  V, V, V, V
	
	C
	A sequência CORRETA é  V, V, V, F
Você acertou!
A preposição IV é a única falsa, pois a primeira Constituição que adotou o termo empréstimo compulsório foi a de 1946, emendada em 1965, determinando sua competência exclusiva como sendo da União, e com características próprias sem a ligação com qualquer outro imposto existente. (Rota 4, p. 17-21)
	
	D
	A sequência CORRETA é  F, F, V, V
	
	E
	A sequência CORRETA é  V, F, V, V
Questão 4/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
O Lucro presumido é uma forma de apuração do IR e da contribuição social sobre o lucro das empresas que visa facilitar a apuração desses tributos para recolhimento definitivo. Com base nessa informação, pode-se afirmar que:
I) O imposto com base no Lucro Presumido será determinado somente por períodos de apuração trimestrais;
II) O imposto com base no Lucro Presumido será determinado somente por períodos de apuração anuais;
III) A opção da tributação pelo Presumido será definitiva para todo o ano calendário e será manifestada com o pagamento da primeira cota única do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano calendário;
IV) Com a utilização da sistemática do Lucro Presumido, há uma redução na complexidade para se apurarem o IR e a contribuição social a recolher sobre o lucro das empresas;
Nota: 20.0
	
	A
	As sentenças I, II e III estão corretas
	
	B
	As sentenças II e III estão corretas
	
	C
	As sentenças I, II e IV estão corretas
	
	D
	As sentenças I, III e IV estão corretas
Você acertou!
Gabarito: O imposto com base no lucro presumido será determinado somente por períodos de apuração trimestrais, encerrados nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano calendário, observado o disposto nos arts. 1º e 25 da Lei n. 9.430, de 27 de dezembro de 1996 (Brasil, 1996a). Com a utilização da sistemática do lucro presumido, há uma redução na complexidade para se apurarem o IR e a contribuição social a recolher sobre o lucro das empresas. Ressaltamos que a opção da tributação pelo presumido será definitiva para todo o ano calendário e será manifestada com o pagamento da primeira cota única do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano calendário (Lei n. 9.430/1996, art. 26). (Livro Contabilidade Tributária, p.97-100)
	
	E
	As sentenças II, III e IV estão corretas
Questão 5/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
O Lucro presumido é uma forma de apuração do IRPJ e da CSLL das empresas que visa facilitar a apuração desses tributos para recolhimento definitivo. Com base nessa informação, qual o percentual de presunção para apuração do IRPJ aplicável sobre a receita de venda de mercadoria ou produtos, exceto revenda de combustíveis para consumo?
Nota: 20.0
	
	A
	1,6%
	
	B
	8%
Você acertou!
Venda de mercadoria ou produtos, exceto revenda de combustíveis para consumo = 8% (Livro Contabilidade Tributária, p.97-100)
	
	C
	15%
	
	D
	16%
	
	E
	32%

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes