Buscar

apol de fundamentos da educacao especial

Prévia do material em texto

Minha 1 apol tirei 90 valendo 100
“Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida, e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Carta da Terra. 2000. p. 2 (http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf. Acesso em 11 fev. 2016).
Considerando o trecho citado e as reflexões contidas no livro Ética, educação e trabalho em relação à compreensão do espaço escolar como ambiente de educação ética, é correto afirmar que:
	
	A
	É um espaço de ensino de conteúdos que deve se preocupar com a transmissão de conhecimentos científicos.
	
	B
	É um espaço apropriado para discussão de temas éticos, desde que cada aluno possa ficar com sua opinião.
	
	C
	É um ambiente que considera o mundo com base nas pessoas que o organizam, pois a escola está inserida no mundo.
	
	D
	É um ambiente marcado pela multiplicidade, o que impossibilita uma reflexão madura sobre questões ética.
	
	E
	É um ambiente repleto de conflitos no qual a discussão ética precisa ser orientada, uma vez que, boa educação vem de casa.
Questão 2/10
Leia o excerto a seguir: 
“O ser humano vive em sociedade, convive com outros seres humanos e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: ‘Como devo agir perante os outros?’. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2007, p. 49.
A partir do trecho citado e considerando o conteúdo das aulas e do livro base Ética, educação e trabalho, assinale a alternativa que apresenta os dois valores essenciais da moral e da ética:
	
	A
	Autonomia e o reconhecimento
	
	B
	Liberdade e responsabilidade
	
	C
	Esforço e dedicação
	
	D
	Honestidade e inteligência
	
	E
	Humildade e prudência
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As adaptações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidade especiais. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares; secretaria de educação fundamental. Brasília: MEC; SEF; Seesp, 1998. p. 34.
Considerando o livro-base Fundamentos da Educação Especial, sabemos que as adaptações curriculares são respostas educativas que devem favorecer a todos os alunos opções através do sistema educacional. Analise as afirmativas a seguir e assinale as que contemplam esses fatores:
I. O acesso ao currículo.
II. A participação parcial, efetiva e bem-sucedida em uma programação escolar tão comum quanto possível.
III. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar.
IV. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Plano Municipal da Educação e do Projeto Pedagógico da Unidade escolar.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.	
	
	B
	I, III e IV apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	I e II apenas.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
O conceito de moral e ética para Vázques:  “[...] moral vem do latim mos ou mores, ‘costumes’ no sentido de conjunto de normas e regras adquiridas por hábito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, Otário José. Ética, Educação e Trabalho. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 59.
A partir dessa compreensão sobre o conceito de moral e de acordo com o livro-base Ética, Educação e Trabalho, é correto afirmar que:  
	
	A
	a moral envolve atos, comportamentos, fatos e acontecimentos do comportamento  humano no contexto individual.
	
	B
	a moral se relaciona com a conduta real do ser humano no contexto do social.
	
	C
	a moral apresenta a característica psíquica do ser humano individual.
	
	D
	a moral é individual.
	
	E
	a moral, ou seja, as normas são cumpridas pelos indivíduos por imposição.  
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No que diz respeito mais especificamente aos benefícios para os pais, eles podem aprender maneiras novas e mais eficazes de disciplinar seus filhos, entender as intervenções realizadas na escola, contribuir com a realização destas e diminuir a tensão sobre a criação dos filhos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 153. 
Em nosso livro-base Fundamentos da Educação Especial, vimos que a Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Res. Nº 4/2009) aponta para a reorganização da estrutura escolar em relação aos recursos e apoios especializados a serem ofertados. Enumere na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos grupos. 
Alunos com deficiência – surdo
Alunos com deficiência visual
Alunos com deficiência intelectual
Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
Alunos com altas habilidades/superdotação 
(  1 ) Educação bilíngue.
( 4) Adequação de objetivos, conteúdos e metodologias.
(  2 ) Atividades de vida autônoma.
(  3 ) Desenvolvimento dos processos mentais superiores.
(  5) Atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular .
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Como modalidade de educação escolar, cabe à educação especial assegurar: a dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos no que se refere às atividades acadêmicas, ao trabalho e à inserção na vida social; o reconhecimento, assim como a valorização das especificidades, potencialidades e necessidades educacionais especiais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; e o desenvolvimento pleno do aluno.”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 116.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos sobre os materiais que compõem as salas de recursos multifuncionais tipo I e II, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( v) Fones de ouvidos e microfones; scanner; impressora a laser
II. ( v) Teclado com colmeia; acionador de pressão; dominó
III. ( v) Esquema corporal; memória de numerais; mesa redonda
IV. (v ) Soroban; reglete de mesa; software de programas musicais
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – V – V – V
   
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – F – V – F
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Escolas especiais constituem-se como ambientes educacionais que oferecematendimento educacional voltado para alunos que necessitem de atenção individualizada no que se refere às atividades de vida autônoma e social e também apoios intensos e contínuos, assim como flexibilizações e adaptações curriculares que a escola não seja capaz de oferecer.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 111.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conteúdos abordados nas aulas, a proposta de atendimento especializado passou a enfatizar práticas terapêuticas voltadas ao trabalho com quais áreas do desenvolvimento?
	
	A
	Acadêmica, homeopática, linguística, social, afetiva
	
	B
	Sensorial, da linguagem, linguística, social, afetiva  
	
	C
	Acadêmica, psicomotora, da memória, social, afetiva
	
	D
	Da memória, psicomotora, linguística, social, afetiva
	
	E
	Acadêmica, psicomotora, linguística, social, afetiva
0:01:15
Questão 8/10
Leia o excerto a seguir:
“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental”.
MINISTÉRIO do Meio Ambiente. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental. Acesso em: 07 jul. 2016.
A ética ambiental é um tema relevante da atualidade, pois nos ajuda a pensar o nosso “ser-no-mundo”. Com relação a esse tema e com base nas aulas e no livro-base da disciplina, Ética, Educação e Trabalho, marque a questão que melhor define o conceito de ser humano ético e responsável.
	
	A
	Somos seres individuais que se realizam sozinhos no mundo.
	
	B
	Nosso “ser-no-mundo” exige passividade frente aos outros.
	
	C
	Esse conceito exprime a ideia de que nossas ações não afetam os outros.
	
	D
	Somos seres sociais e somente nos realizamos no convívio com os outros.
	
	E
	Exprime a ideia existencialista de que “o inferno são os outros”.
0:01:39
Questão 9/10
Leia o trecho de texto a seguir:
“[...] é preciso saber os caminhos da cultura, conhecer as motivações das pessoas nos respectivos grupos sociais e tentar proporcionar formas de vida possíveis em meio à miséria e à intolerância. O elemento do bem comum é um dos mais significativos no momento atual da sociedade brasileira. É preciso valorizar as ações destinadas à coletividade, de forma justa e equitativa, bem como evitar as condições de miserabilidade das pessoas. Esta é uma forma urgente de salvaguardar a cidadania”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THUMS, J. Ética na educação. Canoas: Ulbra, 2003, p. 405.
Considerando as ideias apresentadas e os conteúdos do livro-base Ética, Educação e Trabalho assinale a alternativa correta sobre a aprendizagem ética.
	
	A
	A escola deve ser o espaço da técnica e da racionalidade instrumental. Seu papel principal é educar as futuras gerações de forma técnica e racional. 
	
	B
	Escola é espaço de estudo e disciplina, por isso é também é o espaço da indiferença em relação às questões particulares.
	
	C
	A escola é o espaço da reprodução da sociedade e assim deve ensinar seus alunos quanto ao comportamento ético e moral.
	
	D
	Pensar a ética e sociedade no meio escolar significa considerar a liberdade, as pessoas e os sofrimentos para que uma pedagogia ética seja possível.
	
	E
	A escolha é o espaço de aprender a regras morais e jurídicas da sociedade a fim de se ajustar a ela.
0:01:57
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Conhecer o continuum de serviços que compõe a educação especial é muito importante, mas é preciso lembrar que a rede de serviços pode variar de um país para outro e até no mesmo país, ao longo do tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 112.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos, sabemos que existe a possibilidade de transformar em prática os discursos que propõem educação para todos, sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
I. ( v) É necessário um currículo que reflita as necessidades diferenciadas de todos os alunos;
II. ( v) Na escola inclusiva, pressupõe-se uma concepção cuja práxis tenha como princípio o compromisso com a qualidade de uma formação integral do aluno.
III. ( f) Contribuir para a consolidação de uma sociedade que traz a igualdade na escola mesmo com pouca reflexão crítica.
IV. ( v) A escola deve oferecer conhecimentos que favoreçam a análise e a reflexão crítica.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – F – V – F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes