Buscar

apol do 2 semestre(tirei 100)

Prévia do material em texto

2 APOL tirei 100 valendo 100
Questão 1
“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, aponta para o fato de que a avaliação, na Educação Infantil, não possui objetivo de promoção da criança para o ensino fundamental”. 
De acordo com os conteúdos abordados em aula e do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, analise as asserções a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
I. ( F) Segundo a LDBEN os aspectos quantitativos da avaliação devem prevalecer sobre os aspectos qualitativos nesta etapa de ensino.
II. ( F) Conforme a LDBEN essa proposta de avaliação aponta para uma mudança de paradigmas, confrontando questões da cultura escolar.
III. ( V) O modelo de avaliação proposto na LDBEN alterou positivamente a relação estabelecida entre pais, estudantes e professores.
Agora, marque a sequência correta:
 
	
	A
	F – F – V
	
	B
	V – F – V
	
	C
	V – V – F
	
	D
	V – F – F
	
	E
	F – V – V
Questão 2 
Considere o seguinte excerto de texto: 
“Com a Lei n 5.692, aprovada em 1971, foi regulamentada a inserção do ensino supletivo no ensino regular. Nesse período, o Mobral e depois a Fundação Educar ainda continuaram como os responsáveis pela manutenção dos cursos equivalentes às quatro primeiras séries do antigo primeiro grau. A idade para os exames supletivos era de 18 anos para a conclusão do ensino de primeiro grau e de 21 anos para a conclusão do segundo grau”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 75. 
Considerando excerto de texto anterior e os conteúdos abordados no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir: 
I. A EJA é uma modalidade de ensino destinada às pessoas que não quiseram estudar quando tinham idade apropriada.
II. Existe uma prestação de provas e exames a qual a EJA é condicionada e que habilita os estudantes a prosseguirem nos estudos.
III. A EJA existe no Brasil desde os primórdios do século XIX, porém em forma de cursos de tempo reduzido das etapas.
IV. Existe, ainda hoje, a oferta de EJA por instituições particulares que permitem certificação rápida.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	II e IV apenas.
	
	B
	I e II apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	I e IV apenas.
Questão 3
Leia o trecho a seguir:
“A partir do século XVI, a direção do ensino público português desloca-se da Universidade de Coimbra para a Companhia de Jesus, que se responsabiliza pelo controle do ensino público em Portugal e, posteriormente, no Brasil. Praticamente, foram dois séculos de domínio do método educacional jesuítico, que termina no século XVIII, com a Reforma de Pombal, quando o ensino passa a ser responsabilidade da Coroa Portuguesa”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 465-476, dez. 2006, p. 469.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, a reforma educacional pombalina foi um importante marco na história da educação brasileira. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O marquês de Pombal se inspirou no positivismo para empregar suas reformas educacionais, por isso, extinguiu as aulas régias do território português.
	
	B
	A educação no período pombalino manteve uma continuidade com o ensino proposto pelos jesuítas, pois aliaram o Estado à Companhia de Jesus.
	
	C
	A modernização educacional de Pombal foi facilmente instituída, pois havia abundância de recursos humanos e materiais, o que se comprovava pelo alto número de professores.
	
	D
	A reforma pombalina na Educação foi influenciada pelo Iluminismo buscando a modernização; estabeleceu o sistema de aulas régias e visava que os súditos legitimassem as leis e costumes do Estado.
	
	E
	A implantação das novas diretrizes pombalinas para a educação encontrou mais aderência na colônia brasileira, pois a população ficou satisfeita com a expulsão dos jesuítas, já que estranhavam seus métodos.
Questão 4
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em: 12 jul. 15.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a educação na Idade Média, analise as afirmativas a seguir: 
I – A Igreja Católica controlava o acesso a referenciais e obras da cultura greco-romana.
II – A memorização e a oralidade eram importantes elementos do método escolástico.
III – As universidades são criadas como instituições autônomas em relação à Igreja.
IV – A educação na Idade Média é indissociável da formação do homem de fé.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas.
	
	E
	I, II e IV apenas.
Questão 5 
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A maioria dos gestores de escolas privadas não enxerga competição entre escola pública e particular. Eles não querem receber alunos só porque não conseguiram vaga nas escolas estaduais ou municipais. Era o que acontecia há 30 ou mesmo há 80 anos, quando a instituição que dirijo surgiu para atender estudantes excluídos da rede pública”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/particular-publica-meta-qualidade-425472.shtml>. Acesso em 02 jun. 2015.
As escolas podem ser públicas ou privadas e serem classificadas em diversos tipos. Nesse contexto, conforme o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, relacione corretamente os tipos de escolas às suas características:
1. Filantrópicas
2. Confessionais
3. Cooperativas
4. Empresariais
5. Comunitárias 
(  3) Escolas privadas mantidas pelos pais dos alunos, que se associam para gerir, em conjunto, a instituição.
( 5) Tipo de escola mantida pela comunidade  e comumente administrada pela associação de moradores do bairro.
( 1) É característica dessa escola ser mantida por empresas ou associações, mas sua atuação não visa fins lucrativos.
( 2) Possuem regulação legislativa diferenciada quanto à tributação e costuma ser mantida por instituições religiosas.
( 4) Instituições mantidas por proprietários, caracterizados como investidores, e que têm o lucro como finalidade.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	2 – 4 – 5 – 1 – 3
	
	B
	3 – 5 – 1 – 2 – 4
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2 – 5
	
	D
	5 – 3 – 1 – 4 – 2
	
	E
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
Questao 6
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Quase metade (49,2%) dos alunos brasileiros não alcançam o nível 2 de desempenho na avaliação que tem o nível 6 como teto. Isso significa que eles não são capazes de deduzir informações do texto, de estabelecer relações entre diferentes partes do texto e não conseguem compreender nuances da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/03/pisa-desempenho-do-brasil-piora-em-leitura> Acesso em 09 dez. 2015.
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, o Saeb objetiva o dimensionamento do desempenhoescolar dos brasileiros, e, para tanto, aplica testes aos estudantes da educação básica. Pensando no assunto e tomando como referência o conteúdo do livro-base, relacione corretamente os tipos de avaliação às suas características:
1. ENEM
2. ENCCEJA
3. ANEB
4. ANRESC
5. Prova Brasil 
(  2) Certificação destinada a estudantes que são provenientes dos diversos programas de educação de jovens e adultos.
( 3 ) Avaliação institucional que busca conhecer os dados advindos das redes públicas de educação básica.
(  1) Prova aplicada aos estudantes do ensino médio e que tem finalidades diversas  como, por exemplo, o ingresso em cursos superiores.
(  5) Aplicada a cada dois anos, busca conhecer as habilidades dos estudantes no que diz respeito à Língua Portuguesa e Matemática.
(  4) Combinação dos dados provenientes do rendimento estudantil e os fluxos escolares, avaliando as unidades escolares.
Agora, a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	3 – 4 – 2 – 5 – 1
	
	B
	5 – 1 – 4 – 3 – 2
	
	C
	 1 – 3 – 5 – 2 – 4
	
	D
	2 – 3 – 1 – 5 – 4
	
	E
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
Questao 7
Leia o trecho a seguir:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, para compreender a importância da história da educação, é necessário reconhecer que a construção histórica, em suas especificidades, traz tensões, conflitos, dilemas e desafios no âmbito das práticas e cultura escolar. 
Sobre essas especificidades no período Medieval e no Renascimento (início da Idade Moderna), enumere, na ordem sequencial, as características de acordo com o respectivo momento histórico.
1 – Período Medieval
2 – Renascimento
( 1 ) As escolas elementares tiveram significativa expansão.
(  1) Uma das características mantida pelo método escolástico era a permanência da oralidade e a memorização das obras estudadas.
(  1) A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
(  2) As propostas pedagógicas das instituições (de quais instituições) tiveram influência do humanismo.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2
	
	B
	2 – 1 – 1 – 2
	
	C
	2 – 2 – 1 – 2
	
	D
	1 – 1 – 2 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 1
Questao 8
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] a social-democracia baseou-se em dois argumentos. O primeiro era o de que os trabalhadores precisam de recursos sociais, saúde e educação para participar efetivamente como cidadãos socialistas. O segundo argumento era o de que a política social não é só emancipadora, é também uma pré-condição da eficiência econômica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n24/a06n24.pdf> Acesso em 19 ago. 2016. 
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, Esping-Andersen formulou três modelos que visam explicar a intervenção do Estado na economia, pautado no pressuposto de Estado de Bem-Estar Social. De acordo com o conteúdo do livro-base, relacione corretamente os modelos mencionados por Esping-Andersen às suas características:
1. Social-democrata
2. Conservador-corporativo
3. Liberal
(  ) Nesse modelo, os serviços sociais são regidos pela mesma lógica que rege os mercados.
(  ) Nesse modelo, existe uma forte tendência à universalização da oferta dos serviços públicos.
(  ) Nesse modelo, existe menos distribuição de renda e dificuldade de acesso aos serviços públicos.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	3 – 1 – 2
	
	B
	1 – 3 – 2
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	3 – 2 – 1
	
	E
	1 – 2 – 3
Questao 9
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, o estudo da História, historiografia e história da educação e suas relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere, na ordem sequencial, as características de acordo com a respectiva concepção. 
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História 
(  ) Interesse essencial pelo tema política e pela história mundial.
(  ) História compreendida como uma narrativa dos acontecimentos, factual e linear.
(  ) Interesse por toda a atividade humana, daí a expressão história total, relacionada aos Annales.
(  ) Preocupa-se em realizar análise das estruturas que envolvem as permanências, mudanças e transformações históricas.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1 
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 –  2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
Questao 10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A História Nova, inspirada na Escola dos Annales, compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre, e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 9.
Considerando o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, leia as afirmativas a seguir, observando as que apresentam os pontos que permitem visualizar os pressupostos da “Nova história”:
I. Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica diálogo com outras áreas de conhecimento.
II. Ressaltar o tema política e conhecimentos gerais e divulgar os fatos e narrativas dos acontecimentos de forma linear.
III. Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
IV. Compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.

Outros materiais