Buscar

1ª aVALIAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Para realizar as suas obrigações e competências, a Administração Pública, ordinariamente, precisa contratar serviços e adquirir bens de terceiros, e o faz por meio de procedimentos próprios regrados por legislação específica, em atendimento a preceito constitucional expresso no art. 37, inciso XXI, que determina que as obras, serviços, compras e alienações serão precedidas de licitação, exceto nos casos em que a lei dispuser expressamente.
Acerca do conceito e finalidades da licitação, marque a alternativa correta
a. As modalidades de licitação da Lei 8.666/1993 são: convite, tomada de preços, concorrência e pregão.
b. A Lei 8.6661/993, por ser uma lei federal, não se aplica aos Estados, Distrito Federal e Municípios, que devem ter legislação própria para regular as aquisições públicas.
c. A diretriz fundamental de um processo licitatório é a obtenção do preço mais baixo do mercado, em atendimento ao princípio da economicidade.
d. A finalidade da licitação é a obtenção da proposta mais vantajosa para a Administração, por meio de procedimento que garanta a ampla competição de possíveis interessado em contratar com o Poder Público.
e. A licitação dispensada, a licitação dispensável, a alienação e a inexigibilidade de licitação, são modalidades especiais definidas na Lei 8.666/1993 como exceções à regra da licitação.
2) Determinada Secretaria de Logística, ao fazer o levantamento dos seus contratos de natureza continuada, verificou que dentre os 10 (dez) instrumentos existentes, 7 (sete) já tinham sido prorrogados até o limite máximo admitido na legislação e estavam com o prazo final de vigência para expirar no mês seguinte, além de se tratarem de serviços imprescindíveis à Prefeitura.
Diante da situação, o Secretário determinou a realização de dispensa de licitação para garantir a continuidade dos serviços, com base no artigo 24, inciso IV, da Lei de Licitação.
Indique, entre as alternativas abaixo, qual caracteriza a principal falha ocorrida nos procedimentos da Secretaria:
a. Os contratos de natureza continuada não podem ser prorrogados.
b. Não existe previsão na Lei nº 8.666/93 para dispensa de licitação.
c. A Secretaria deve aguardar até o final do próximo mês, quando expira a vigência dos contratos, para realizar a contratação direta.
d. A contratação direta não pode incidir sobre os serviços continuados.
e. A dispensa de licitação decorrente da falta de planejamento somente pode ser realizada se for acompanhada da concomitante apuração de responsabilidade de quem lhe deu causa.
Para que a Administração Pública possa realizar uma contratação e fiscalização efetiva, eficaz e eficiente é necessário que na fase de planejamento sejam considerados diversos aspectos da contratação.
3) Marque a alternativa que NÃO necessariamente representa um dos aspectos a serem considerados no planejamento de uma contratação.
a. O material ou serviço deve ser especificado de forma correta e precisa.
b. Deve ser indicado o prazo de entrega do produto ou serviço, bem como o local de entrega ou prestação do serviço.
c. Devem ser evitados gastos excessivos para aquisição de bens e serviços.
d. Deve ser analisada a quantidade de produto ou serviço necessária a ser contratada.
e. Deve ser adquirido o bem ou serviço de melhor qualidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais