Buscar

contração cardiaca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As fibras do musculo esquelético não precisam de cálcio externo para contração, já a fibra do musculo esquelético cardíaco tem a necessidade do cálcio para ativar a saída do próprio. 
Um determinado Potencial de ação que se formou num nó sinoatrial chega até o túbulo T encontra na membrana da célula muscular cardíaca o receptor de cálcio voltagem-dependente, quando o PA passa por esse canal que esta na membrana, ele se abre e o cálcio estando mais concentrado fora da célula do que dentro o cálcio entra na célula. Esse cálcio por sua vez é responsável pela saída do cálcio dentro do reticulo sarcoplasmático, ele se liga em um receptor dependente de cálcio, rianodina (o cálcio dentro da célula é cerca de 30% e no RS é 70%)
Outra diferença significativa da contração muscular cardíaca em referencia da muscular esquelética é o suprimento de cálcio para o meio intracelular, no qual interfere exatamente no processo contrátil da fibra muscular cardíaca.
Nos Túbolos T acontece à despolarização do sarcolema pela membrana dos Túbulos T se abre os canais de cálcio voltagem-dependentes que ativam os canais riandodínicios. Ele também auxilia no armazenamento do cálcio, sendo que quanto mais cálcio o coração contrai mais forte e assim sucessivamente ele vai ejetar um volume maior de sangue.

Outros materiais