Buscar

Caso Concreto 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1
a) Quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Civil Law? Por quê? 
b) Por que se usa a denominação "sistema romano-germânico"? 
c) Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a tradição jurídica brasileira?
R: a) Flávio defende a tese usada pelos adeptos da Civil Law, porque acredita que a principal fonte do Direito é a lei, administrada pelo poder legislativo, é bem mais simples de se prever situações futuras. 
Já Aline, defende a tese usada pelos adeptos da Common Law, porque entende que o Direito se baseia nos precedentes proferidos pelo poder judiciário que acredita que mesmo tendo leis definidas, cada caso pode ser tratado de formas diferentes, sendo cada caso analisado pelo juiz. 
R: b) Após a queda de Roma o Direito Romano continuou a influenciar os reinos tomados pelos povos bárbaros, especialmente Germanos, que o adotaram unindo a ele seus próprios costumes jurídicos. Mesmo que esse movimento tenha levado queda do Direito escrito, na Baixa Idade Média o Direito Romano foi redescoberto. Com isso a denominação "Sistema Romano-Germânico" se deve à fusão do Direito Romano, presente de maneira predominante, com o Direito dos conquistadores Bárbaros.
A denominação passou a existir quando houve a união de territórios da Europa central durante a idade média, durante a idade moderna e no início da idade contemporânea.
R: c) O Sistema Romano- Germânico 
Questão objetiva 1 do capítulo 1
1- C

Outros materiais