Buscar

PROVA 2 MGA RESOLVIDA.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova 2 – Melhoramento Genético Animal
1. (12,0 pontos) Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações. Quando falso reescreva a afirmação de forma a torná-la verdadeira. Questões falsas sem justificativa serão consideradas nulas.
a) (F) O termo frequência genotípica refere-se ao valor relativo das frequências dos alelos em uma determinada população.
Correção: O termo frequência genotípica refere-se ao valor relativo das frequências dos genótipos em uma determinada população
b) (V) A seleção artificial é o processo mais importante para promover o aumento da frequência gênica em uma população.
c) (V) A herdabilidade é um conceito estatístico que varia de uma população para outra, de um animal para outro e de uma época para outra.
d) (F) Na ação aditiva dos genes, todos os descendentes apresentarão valor fenotípico igual à média fenotípica dos pais.
Correção: Na ação aditiva dos genes, a média do valor genético dos descendentes tende a ser igual à média do valor genético dos pais, com distribuição normal.
e) (F) As modificações que o ambiente pode ocasionar em uma determinada característica são limitadas pelo genótipo do indivíduo.
Correção: As modificações que a genética pode ocasionar em uma determinada característica são limitadas pelo ambiente do indivíduo.
f) (F) Características quantitativas são influenciadas pela ação gênica aditiva e características qualitativas são influenciadas pela ação gênica não aditiva.
Correção: Características quantitativas são influenciadas pela ação gênica aditiva e pela ação gênica não aditiva. No entanto, características qualitativas são influenciadas apenas pela ação gênica não aditiva
2. (8,0 pontos) No ano de 1992, considerando as informações de campo (dados fenotípicos) de 1.200 vacas da raça Gir, de uma propriedade localizada no estado de Goiás, estimou-se a herdabilidade em 0,30 para a característica Produção de Leite (PL). Após 20 anos, nessa mesma propriedade, a herdabilidade estimada para a mesma característica reduziu para 0,23. Explique as possíveis causas da redução da estimativa de herdabilidade e as consequências para a melhoria genética do rebanho em estudo.
Uma das causas possíveis para a redução da herdabilidade seja devido ao alto grau de parentesco entre as vacas, talvez devido ao uso muito intenso de um mesmo reprodutor por um grande período de tempo, diminuindo a variância genética e a variância fenotípica. Além disso, sabe-se também que a herdabilidade de uma característica pode variar de acordo com a época em que é analisada. Essa baixa herdabilidade da característica pode acarretar uma demanda maior de gerações para que o ganho genético seja expressivo, pois os animais da propriedade são muito semelhantes geneticamente.
3. (10,0 pontos, resposta válida apenas com a demonstração detalhada dos cálculos). Suponha uma população de bovinos de corte com peso corporal médio ao desmame de 160 kg e que a média dos indivíduos selecionados para serem pais da próxima geração seja de 220 kg. A herdabilidade estimada para peso ao desmama é 0,30. A partir dessas informações, o diferencial de seleção, ganho genético e o peso médio esperado ao desmama da próxima geração, respectivamente, são:
4. (10,0 pontos). Explique para um pecuarista como direcionar o processo seletivo do seu rebanho com base nas estimativas de correlação genética entre as características abaixo avaliadas na pecuária leiteira.
a) Produção de Leite x Idade ao Primeiro Parto: 0,05
Como a correlação entre as características é muito baixa, próxima a 0, as características praticamente não se associam. Logo, o produtor deve fazer seleção direta para cada uma das características que queira melhorar.
b) Produção de Leite x Duração da Lactação: 0,93
O produtor pode optar por fazer seleção indireta, utilizando touros bons em uma das características, que, concomitantemente, estará também melhorando a outra característica, pois as duas características têm correlação muito alta, próxima de 1, e de maneira favorável à produção, ou seja, quanto maior a produção de leite da vaca, maior a duração de sua lactação. Recomenda-se ao produtor, portanto, selecionar para a característica que tenha maior valor de herdabilidade (h²), pois assim seu ganho genético será mais expressivo e rápido.
c) Produção de Leite x Produção de Gordura no Leite: 0,40	
A correlação entre as características é média, positiva e favorável. Quando se seleciona para aumento da produção de leite, há uma pequena melhora na produção de gordura no leite, porém não é nada muito significativo. O produtor deve fazer seleção direta para as duas características devido ao fato da correlação não ser alta, portanto, selecionando indiretamente o produtor não atingirá resultados muito expressivo para as duas características, devendo selecioná-las então separadamente fazendo a seleção direta.
d) Produção de Gordura no Leite x Peso Médio da Vaca: -0,49
Quando se pensa em gado leiteiro, não é desejável ter vacas muito pesadas, são animais não tão produtivos, que tem alta ingestão de alimento, possuem muitas vezes a reprodução mais complicada, maior incidência de partos distócicos, etc. Portanto, a correlação entre a produção de gordura no leite e o peso médio da vaca ser uma correlação negativa é de fato, favorável, pois se almeja vacas não muito pesadas e que produzam alto teor gordura no leite. No entanto, o valor da correlação é médio, ou seja, não se obtém uma resposta significativa quando se faz a seleção indireta para essas características. Logo, deve-se fazer a seleção direta para cada uma das características, assim o produtor pode chegar ao seu objetivo mais rapidamente.
5) Só Deus

Outros materiais