Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES 2014.2

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0574_AV_201306013721 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	
	 1a Questão (Ref.: 201306244443)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O meio organizacional não raro expõe seus colaboradores a situações que podem levar à falta de ética, promovendo esforços de crescimento, estipulando metas e, muitas vezes, fomentando a competitividade entre os membros de uma equipe. Vários aspectos podem depor contra a ética na rotina das organizações. O poder quando exercido por uma pessoa preparada, pode gerar: Assinale a única alternativa correta.
		
	 
	Motivação
	
	 2a Questão (Ref.: 201306250881)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A psicologia nas organizações nos ajuda a entender as relações interpessoais que ocorrem no ambiente de trabalho. Sendo assim, podemos afirmar que o objeto de estudo da psicologia é:
	 
	O Comportamento;
	
	 3a Questão (Ref.: 201306264502)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir da ideia de que a Ciência é falível, complete a lacuna da sentença, com a única alternativa correta: Spector (2002), citado em Bergamini (2005), observa que a psicologia no espaço organizacional oferece um campo de estudo do comportamento tão ___________________ quanto em outras esferas.
		
	 
	B - subjetivo;
	
	 4a Questão (Ref.: 201306023897)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pode-se mais corretamente falar sobre a personalidade que:
		
	 
	de maneira geral, é resultado dos fatores ambientais e hereditários, moderados pelas condições situacionais.
	
	 5a Questão (Ref.: 201306055524)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos entender como um objetivo da seleção de pessoal adequar o perfil do candidato às necessidades do posto de trabalho. Para isso, o recrutador poderá utilizar uma série de instrumentos de seleção de pessoal, para auxiliá-lo na identificação do perfil do candidato. Como exemplos de instrumentos para seleção de pessoal, podemos citar:
		
	 
	Entrevista, Dinâmica de Grupo e testes psicológicos.
	
	 6a Questão (Ref.: 201306191768)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia a citação: Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso. Charles Chaplin. A citação em curso enfatiza o comportamento como o objeto de estudo principal da psicologia. Assinale a única alternativa correta neste caso:
		
	 
	O indivíduo
	
	 7a Questão (Ref.: 201306242637)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando há uma vaga disponível para determinado cargo, o primeiro passo para o preenchimento do mesmo é montar um(a) :
		
	 
	Perfil profissiográfico
	
	 8a Questão (Ref.: 201306244426)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Para que o ato de comunicar seja bem-sucedido em qualquer organização, é preciso incluir a transferência e a compreensão da mensagem. Caso contrário, existem barreiras que vão interferir no processo de comunicação. Cite duas barreiras na comunicação.
		
	
Gabarito: O aluno deverá colocar duas das respostas abaixo: Filtragem, A percepção seletiva , A sobrecarga da informação, A linguagem.
	
	 9a Questão (Ref.: 201306248005)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A motivação dos processos psicológicos observados nas pessoas é de importância extrema, pois dela resultam a produção de comportamentos e, especificamente no meio corporativo, a produção de trabalho. Quanto mais empenhado observamos alguém na realização de uma tarefa, maior a probabilidade de existência de alta motivação. No trabalho, o principal desafio de _______ é a motivação de colaboradores, admitindo ainda a possibilidade de que estes estejam sempre empenhados nas aprendizagens que podem realizar no espaço organizacional. Assinale a Única alternativa correta:
		
	 
	gestores.
	
	 10a Questão (Ref.: 201306086052)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Reflita se o senso comum se integra ao conhecimento humano?
		
	
Gabarito: Sim, se integra, pois, muitas vezes estamos próximos do conceito científico, mas, não o sabemos. Quando utilizamos termos como: "menina histérica", "rapaz neurótico", estamos utilizando termos definidos pela Psicologia científica.
	 1a Questão (Cód.: 163045)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Antes e ser uma ciência autônoma, a Psicologia teve a sua paternidade creditada ao grego:
		
	 
	Aristóteles
	
	 2a Questão (Cód.: 44166)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	São escolas de pensamento da Psicologia, EXCETO:
	 
	a) Antropologia
	
	 3a Questão (Cód.: 165203)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No final do Século XIX, Freud trouxe grande contribuição, explicando a função do Inconsciente. O mesmo afirma que o indivíduo não tem controle total sobre sua própria conduta. pois é regido por um aparelho psíquico cuja regulação é autônoma. Marque o conceito que Freud apresenttou com sua observação sobre o comportamento humano:
		
	 
	O psiquismo tem estrutura dinâmica,
	
	 4a Questão (Cód.: 163447)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O agente de seleção utiliza mais de uma técnica durante um processo seletivo, de forma a obter maiores informações a respeito do perfil do candidato e, dessa forma, minimizar erros no processo de identificação e escolha dos profissionais mais adequados. Um processo de seleção eficaz avalia o perfil do candidato frente ao perfil de:
		
	 
	Competências do cargo;
	
	 5a Questão (Cód.: 8801)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre as transformações a respeito do enfoque do comportamento humano nas organizações, assinale a correta:
		
	 
	Até a Escola de Relações Humanas apenas o desempenho físico era considerado, ignorando-se os aspectos sociais e emocionais no trabalho
	
	 6a Questão (Cód.: 176675)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a citação: Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso. Charles Chaplin. A citação em curso enfatiza o comportamento como o objeto de estudo principal da psicologia. Assinale a única alternativa correta neste caso:
		
	 
	O indivíduo
	
	 7a Questão (Cód.: 48344)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um gerente de uma empresa do ramo de varejo vivenciou o seguinte caso. Uma de suas funcionárias desenvolveu fortes sentimentos amorosos em relação ao mesmo. A situação era delicada, uma vez que a funcionária era casada e sentia-se muito mal em relação aos próprios afetos. Confusa e angustiada, a funcionária lançou mão, inconscientemente, de um mecanismo de defesa para lidar com a questão. Dizia para todos: "O gerente está apaixonado por mim". A Psicanálise denomina este mecanismo de defesa de:
		
	 
	projeção
	
	 8a Questão (Cód.: 163442)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A personalidade é uma estrutura que pode ser definida como:
		
	 
	Estrutura dinâmica, por isso, sempre factível de mudança;
		 1a Questão (Ref.: 201307167927)
	
	
	As organizações também podem agir com falta de ética em relação aos seus colaboradores e fornecedores. Dentre as possibilidades abaixo marque aquela que corresponde à falta de ética da organização. 
		
	
	Empresa que obriga seus funcionários a cumprirem hora extra sem remuneração. 
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201307237531)
	
	
	Na empresa XYZ S/A. constata-se o seguinte: o diálogo não é estabelecido de forma clara pelos colaboradores, o que gera distorções importantes com relação ao próprio trabalho. Além disso, as relações são confusas no sentidodos papéis a serem desempenhados. Muitas vezes não se sabe a quem creditar poder de influência e/ou autoridade. A situação constatada na empresa é de: 
	
	Relações interpessoais conflitantes.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201307051168)
	
	
	"Funcionários competentes não permanecem competentes para sempre. As habilidades se deterioram e podem se tornar obsoletas. É por isso que as organizações gastam bilhões de dólares todo ano em treinamento formal." (Robbins, 2005) Leia as afirmativas a seguir e responda: I- O treinamento técnico vem se tornando cada vez mais importante em função das novas tecnologias e novos modelos de estruturas organizacionais. II- O método de treinamento fora do trabalho inclui o rodízio de tarefas. III- Existem controvérsias no que diz respeito ao treinamento ético, uma vez que a ética não pode ser 'ensinada' formalmente, e sim aprendida por meio de exemplo. São verdadeiras as sentenças: 
		
	
	I e III
	 9a Questão (Cód.: 40438)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A entrevista de seleção de pessoal é um dos instrumentos mais utilizados e de maior peso no processo de recrutamento e seleção. Geralmente, quando um candidato vai mal na entrevista, ele é cortado do processo, independente de sua experiência profissional e do resultado de seus testes. Sabendo disso, muitos candidatos em busca de emprego aprendem técnicas que os permitem se sair bem nas entrevistas e muitas vezes o recrutador é capturado nessa armadilha. Para que isso não ocorra, o recrutador:
	 
	Deve privilegiar seu processo de formação profissional contínua e estar consciente das relações de transferências que ocorrem entre o recrutador e o candidato durante a entrevista de seleção;
	 10a Questão (Cód.: 10274)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A realidade da área de apoio à gestão de pessoas, na atualidade, revela o(a):
		
	 
	fortalecimento das atividades de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.
		
	1a Questão (Ref.: 200723399728)
	
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	O laboratório de biotecnologia KrioTK apresentou resultados muito abaixo do esperado na última pesquisa de satisfação dos clientes. Diante disso, encarregou o responsável pelo Departamento de Recursos Humanos, Dr. Onofre, de desenvolver um programa de treinamento, visando à melhoria do atendimento aos cliente. Com base na situação descrita, considere os seguintes objetivos de um programa de Treinamento e Desenvolvimento: I. proporcionar ao funcionário oportunidades para o contínuo desenvolvimento em seu cargo atual; II. utilizar instrumental adequado que permita a medição do desempenho do funcionário durante um dado período de tempo; III. mudar a atitude dos funcionários para criar um relacionamento interpessoal mais satisfatório e para aumentar o seu nível de envolvimento; IV. identificar os funcionários que necessitam de reciclagem e selecionar os empregados com condição de receberem promoção ou serem transferidos. 
		
	
	II e III. 
	
	2a Questão (Ref.: 200723397233)
	
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	Algumas empresas, especialmente na área de Tecnologia, costumam selecionar os candidatos mais inteligentes. Bill Gates, por exemplo, acredita que ¿você pode ensinar qualquer coisa a uma pessoa inteligente¿. Outras empresas pensam diferente: selecionam os mais alegres, dispostos, cooperativos. Acreditam que a atitude e inteligência emocional é o que mais conta, pois se consegue ensinar coisas técnicas, mas ensinar atitudes é muito mais difícil. Discutindo tecnicamente estas duas estratégias de contratação, pode-se afirmar que, EXCETO:
		
	
	selecionar prioritariamente por Quoeficiente de Inteligência (Q.I.) sempre será um erro
	
	3a Questão (Ref.: 200723397242)
	
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	A competitividade e a globalização têm obrigado as empresas a gerenciarem sob uma perspectiva contingencial do comportamento humano, na qual:
		
	
	não existe uma “única melhor maneira” de administrar o comportamento humano, porque as circunstâncias variam.
	 1a Questão (Ref.: 201307241078)
	
	
	Estereótipo é um dos fatores que influenciam na percepção e no julgamento do selecionador no processo de avaliação dos candidatos. Assinale a única afirmativa correta sobre o conceito de estereótipo. 
		
	
	São rótulos que atribuímos às pessoas e que geralmente representam uma distorção da percepção;
		
	 2a Questão (Ref.: 201307176529)
	
	A Psicologia nas Organizações tem contribuído para o desempenho do profissional na função de gestor nas empresas, habilitando-o em áreas específicas das mesmas. Os benefícios resultantes disto são muitos entre os quais podemos destacar: (ESCOLHA UMA ALTERNATIVA) 
		
	
	A criação de estímulos que viabilizam bom clima organizacional assim como o espírito de cooperação entre os colaboradores; 
	 3a Questão (Ref.: 201307185462)
	
	
	A avaliação de desempenho nas organizações, quando não apoiada em instrumentos adequados, está sujeita a diversos tipos de erros. Dentre eles, pode-se destacar o erro de halo, que ocorre quando o avaliador... - (Adaptada do BNDES, 2012). Assinale a única alternativa correta neste caso:
		
	
	Deixa-se influenciar pelo conhecimento de um traço ou comportamento do avaliado, contaminando toda a avaliação.
	 1a Questão (Ref.: 201307237335)
	
	
	Robbins (2005) defende determinados programas como meios viáveis de aprendizado no ambiente corporativo, acrescentando, ainda, que estes, além de aperfeiçoar, promovem melhoras da condição de estima dos colaboradores e mantêm aprendizados adquiridos nas resoluções de problemas. Aponte a Única opção correta os programas aos quais se refere: 
		
	
	de Treinamento.
		
	 2a Questão (Ref.: 201307248976)
	
	
	Em relação a aprendizagem nas organizações de trabalho, observamos que Chiavenato (2000) afirma que o treinamento pode promover quatro tipos de mudanças e/ou aprendizagens. Assinale a seguir, qual alternativa NÃO demonstra nenhum desses tipos.
	
	Aquisição de material crítico
		
	 3a Questão (Ref.: 201307176615)
	
	
	Os processos derivados das associações grupais são frequentemente estudados por psicólogos. O funcionamento satisfatório de um grupo, considerando o desempenho de papel de cada um de seus membros, requer a formação de____________ que precisam ser seguidas como aspecto regulatório de conduta. Nas opções a seguir, escolha a palavra que melhor completa a frase. 
		
	
	Normas 
	 1a Questão (Ref.: 201307250634)
	
	
	Os grupos são estruturas sociais de participação rotineira para todos nós. Robbins (2001) os classifica como formais e informais conforme os papéis que temos a desempenhar nos mesmos e o tipo de "contrato" estabelecido. Conforme a estrutura podem ser classificados, ainda como: de comando, de tarefa, de interesse e de amizade. Está correto afirmar que o tipo "grupo de comando":
		
	
	É o que envolve chefias e subordinados;
		
	 2a Questão (Ref.: 201307232038)
	
	
	A motivação no ambiente de trabalho pode ser desenvolvida por lacunas, ou seja, o homem se move de modo a completar o que lhe falta. A este tipo de motivação denomina-se:
		
	
	Motivação por deficiências
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201307253966)
	
	
	A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Maslow define um conjunto de cinco necessidades. Qual dessas não é considerada uma necessidade para Maslow:
		
	
	Coerção
		 1a Questão (Ref.: 201307237342)
	
	
	Para Roberto Shinyashiki, diretor do Instituto Gente alguns pontos precisam ser revistos e trabalhados para que sejamos vencedores. Entreestes pontos estão, velocidade,polivalência, visão e auto-realização.Na velocidade, o autor do livro "A Revolução dos Campões ", indica a capacidade da pessoa de responder rapidamente aos desafios da vida moderna. Na polivalência assinala o fim dos especialistas e do início da era dos multi-especialistas."Pessoas que se envolvem em tudo e conhecem um pouco de tudo", comenta. Na visão , o consultor diz da importância de ter um pé no futuro, mas ficar consciente do que está acontecendo no hoje e se está havendo uma construção positiva do amanhã.Já em auto-realização, o consultor indica a importância de construir-se diaramente este objetivo. "Quanto tempo as pessoas perdem vendo novela quando poderiam estar produzindo e absorvendo algo de concreto para sua aprendizagem e crescimento pessoal?, questiona. Diante das colocações acima, podemos afirmar que: 
	
	a auto-realização e a auto-estima são cruciais para o desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201307237449)
	
	
	Sabemos que as pessoas se reúnem em grupos por questões como: Necessidade de segurança; Status; Autoestima; Necessidade de afiliação; Poder; e Alcance de metas. A inclusão em um grupo específico pode atender a uma necessidade ou a uma conjugação de várias. Assim sendo, Robbins (2002) classifica os grupos em: 1) ______ (grupo de trabalho definido pela estrutura da organização) ou 2) _____(surgem por necessidade de contato social). Assinale a única alternativa que contém as palavras que complementam o texto:
		
	
	1)formais ou 2)informais.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201307048688)
	
	
	"Um grupo é uma reunião de pessoas que interagem umas com as outras trabalhando em um propósito comum, e percebendo que são um grupo" (Dubrin, 2003, p. 234). A afirmativa que melhor explica a citação é:
		
	
	d) Trabalhar em grupo de maneira produtiva e eficaz tem sido o grande diferencial que pode levar a organização a posições de maior destaque.
	4a Questão (Ref.: 200723398037)
	
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	A realidade da área de apoio à gestão de pessoas, na atualidade, revela o(a): 
	
	fortalecimento das atividades de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento. 
	
	5a Questão (Ref.: 200723399510)
	
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	Sobre as transformações a respeito do enfoque do comportamento humano nas organizações, assinale a correta: 
		
	
	Até a Escola de Relações Humanas apenas o desempenho físico era considerado, ignorando-se os aspectos sociais e emocionais no trabalho
	
	6a Questão (Ref.: 200723398559)
	
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	O estudo do comportamento organizacional envolve a: 
I- Previsão, explicação, compreensão e a modificação do comportamento humano no contexto das empresas; 
II- O estudo de pessoas que trabalham em equipes e em grupos nas organizações. 
III- A estrutura macro-organizacional, que toma por base as teorias de estrutura, status e Relações Institucionais, Ciência Política, Antropologia e Economia e diz respeito à compreensão do comportamento das organizações por inteiro. 
IV- O estudo do comportamento organizacional tem uma base psicológica e envolve como principais vertentes a psicologia experimental, a psicologia clínca e a psicologia institucional. 
Considere as frases descritas acima, indicando C para certo e E para errado, a alternativa correta é: 
		
	
	C, C, C, E
	8a Questão (Ref.: 200723397229)
	
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	(PROVÃO, adapt.) Segundo o quadro de habilidades gerenciais de Katz, uma situação na qual o diretor se envolve mais em atividades técnicas ou conceituais do que o esperado no seu nível gerencial, caracteriza:
	
	o exercício limitado das funções do administrador.
	
	9a Questão (Ref.: 200723350746)
	
	
	"O objetivo da ação da Psicologia Organizacional implica oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização" (Camargo, 2009, p. 18).
A partir da citação acima, dê três exemplos de ações da Psicologia nas organizações e sua aplicabilidade.
	
Compare com a sua resposta: 
A Psicologia Organizacional visa o bem estar dos colaboradores dentro das organizações de trabalho. Sua aplicabilidade: Processos de treinamento; Eficácia de liderança e tomada de decisão; Avaliação de desempenho; Planejamento do trabalho; Programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho; Desenvolvimento do trabalho em grupo; Programas de mudança comportamental; Administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores; Melhoria do processo de comunicação; Pesquisas de cultura e ambiente organizacional.
	
	10a Questão (Ref.: 200723350749)
	
	
	Umas redefinições do modo de encarar o trabalho e um aumento das atividades justificaram a mudança do termo Psicologia Industrial para Psicologia Organizacional.
1) A Psicologia da Indústria e a Psicologia Organizacional não se substituem, se complementam. Qual é a diferença básica entre elas? É possível encontrarmos hoje resquícios da Psicologia da Indústria? Em quais aspectos? 
		
	
	Compare com a sua resposta: 
O aluno em sua resposta deverá indicar que:
A Psicologia Industrial foi a primeira nomenclatura utilizada para o estudo da psicologia dentro das organizações. Ela era fortemente influenciada por uma visão taylorista de alta produtividade, tendo como pressupostos a seleção, o treinamento, a avaliação de desempenho, ou seja, adequar o indivíduo ao cargo para ele atingir o máximo da produtividade.
Já a Psicologia Organizacional foi influenciada pelo movimento das relações humanas no trabalho e amplia o foco de estudo, pois valoriza o bem estar dos colaboradores dentro das organizações.
A Psicologia Organizacional ainda realiza trabalhos de seleção, treinamento. A produtividade ainda é uma preocupação em função do capitalismo.

Continue navegando