A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
avaliaçao uninter

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Cálculo: Conceitos
Leia o fragmento de texto e analise o gráfico a seguir:
O termo gráfico em matemática, geralmente é usado quando estamos descrevendo uma figura por meio de uma condição que é satisfeita pelos pontos da figura e por nenhum outro ponto. Uma das representações gráficas mais comuns e importantes em matemática é o gráfico de uma função. Podemos representar graficamente uma função usando vários tipos de gráficos: gráficos de barras, correspondência ou relação entre conjuntos, gráfico cartesiano.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap61.html>. Acesso em: 05jun. 2017.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro base Tópicos de Matemática Aplicada, sobre funções, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A função que define o gráfico é do tipo f(x)=ax+b,com a≠0 e b≠0
	 .
	
	B
	A função que define o gráfico é do tipo f(x)=x
	.
	
	C
	A função que define o gráfico é do tipo f(x)=ax2+bx+c, com a≠0, b≠0 e c≠0.
	
	
	D
	A função que define o gráfico é do tipo f(x)=ax,
  com a>1.
	
	
	E
	A função que define o gráfico é do tipo f(x)=ax2 com a≠0.
 Uma função polinomial do segundo grau é dada, de forma geral, pela lei de formação 
Fundamentando-se nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo sobre funções do 2º. grau e assinale v para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 I.(  ) Toda função do 2º. grau possui duas raízes reais distintas, que são os pontos onde o gráfico que representa a função corta o eixo das abscissas (eixo x).
II.( ) A representação gráfica de uma função 2º. grau é dada por uma curva, a qual intercepta o eixo das ordenadas (eixo y) no ponto de coordenada (O, C).
III.( ) Toda representação gráfica de uma equação do 2º. Grau, possui simultaneamente, um ponto de máximo e um ponto de mínimo.
 
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F, F, V
	
	B
	V, F, V
	
	C
	V, V, F
	
	D
	F, V, F
	
	E
	F, F, F
Leia o excerto a seguir:
O fato de um número negativo não ter raiz quadrada parece ter sido sempre conhecido pelos matemáticos que se depararam com a questão. Contrariamente ao bom senso, não foram as equações do segundo grau que motivaram a aceitação de tal campo numérico, mas sim as de terceiro grau. As equações de segundo grau eram vistas como a formulação matemática de um problema concreto ou geométrico e se, no processo de resolução surgia uma raiz quadrada de um número negativo, isso era interpretado como prova de que tal problema não tinha solução.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <https://www.ime.usp.br/~oliveira/ComplexosCap1.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2017.
Considerando o excerto de texto dado e os conteúdos do livro-base Tópicos de Matemática Aplicada,   resolva as duas equações do segundo grau propostas e, a seguir, analise as afirmativas sobre a solução das mesmas.
x2+9=0
x2−3x=0
I. As duas equações possuem raízes reais.
II. Apenas uma das equações pode ser resolvida no conjunto dos números reais.
III. Nenhuma das duas equações tem solução no conjunto dos números reais.
IV. Para obter a solução de uma das equações é preciso recorrer ao conjunto dos números complexos.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I
	
	B
	III
	
	C
	IV
	
	D
	II e IV
	
	E
	I, II e III
Leio o fragmento de texto a seguir:
Entre dois números inteiros nem sempre existe outro número inteiro. Entre dois racionais sempre existe outro racional. Por exemplo, entre os racionais 0,521 e 0,7543, podemos encontrar infinitos racionais; entre eles 0,62585. Mas isso não significa que os racionais preenchem toda a reta. Os números racionais são insuficientes para medir todos os segmentos de reta. Por exemplo, a medida da hipotenusa, de um triângulo retângulo, de catetos medindo uma unidade, é um número não racional. Embora as quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão por um número diferente de zero) sejam sempre definidas em Q, uma equação como x2=2 não pode ser resolvida em Q.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://mtm.ufsc.br/~bosing/15_2/Conjuntos.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2017.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Tópicos de Matemática Aplicada, sobre equações e conjuntos numéricos, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A equação x2=−2
	 não pode ser resolvida em Q, pois não existe racional que satisfaça a igualdade, ou seja, nenhum número racional elevado ao quadrado resulta em menos dois.
	
	B
	A equação x2=−2
	 não pode ser resolvida em Q, mas pode ser resolvida em R.
	
	C
	A equação x2=−2
  pode ser resolvida em Q, pois a raiz quadrada de  −2
	(menos dois) não é exata.
	
	D
	Para resolver situações como x2=−2
	, foi criado o conjunto dos números inteiros.
	
	E
	Para resolver situações como x2=−2
, foi criado o conjunto dos números irracionais.
Leia o excerto de texto a seguir.
Entre dois números inteiros nem sempre existe outro número inteiro. Entre dois racionais sempre existe outro racional. Por exemplo, entre os racionais 0,521 e 0,7543, podemos encontrar infinitos racionais; entre eles 0,62585. Mas isso não significa que os racionais preenchem toda a reta. Os números racionais são insuficientes para medir todos os segmentos de reta. Por exemplo a medida da hipotenusa, de um triângulo retângulo, de catetos medindo uma unidade, é um número não racional.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://mtm.ufsc.br/~bosing/15_2/Conjuntos.pdf> Acesso em 02 mar. 2016. 
Considerando o excerto de texto dado e os conteúdos do livro-base Tópicos de Matemática Aplicada, sobre conjuntos, analise as asserções a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as assertivas falsas.
I. ( ) O número real √2 pode ser escrito sob a forma pq, na qual p e q são números inteiros, q≠0.
II. ( ) Todas as raízes quadradas exatas são números racionais.
III. ( ) O conjunto dos números inteiros contém o conjunto dos números naturais.
IV. ( ) O quociente de quaisquer dois números inteiros é sempre um número inteiro.
Agora, assinale a sequência correta.
	
	A
	F, V, V, F
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	F, V, V, V
	
	D
	V, V, V, F
	
	E
	F, F, V, F
Questão 1/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Como modalidade de educação escolar, cabe à educação especial assegurar: a dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos no que se refere às atividades acadêmicas, ao trabalho e à inserção na vida social; o reconhecimento, assim como a valorização das especificidades, potencialidades e necessidades educacionais especiais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; e o desenvolvimento pleno do aluno”. 
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 116.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial sobre os materiais que compõem as salas de recursos multifuncionais tipo I e II, leia as sentenças a seguir que apresentam os recursos que elas possuem e assinale V para as afirmativas que os apresentam de modo verdadeiro e F para as sentenças que os apresentam de modo falso:
I. ( ) Fones de ouvidos e microfones; scanner; impressora a laser
II. ( ) Teclado com colmeia; acionador de pressão; dominó
III. ( ) Esquema corporal; memória de numerais; mesa redonda
IV. ( ) Soroban; reglete de mesa; software de programas musicais
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	F – V – V – V
   
	
	D
	F – V – V – F