Buscar

RESUMO- IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO
Imposto de Importação (II) e Imposto de Exportação (IE)
-Conceito
O Imposto de Importação, também conhecido como Tarifa Aduaneira, grava a inserção do produto estrangeiro em território nacional.
O imposto de Exportação grava a saída do território nacional para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.
- Sujeitos
Os impostos de importação/exportação são impostos federais, de competência restritiva da União, conforme art. 153, I, II da Constituição Federal. Portanto, tem como sujeito ativo, a própria União.
Os legitimados passivos estão previstos no art. 22 e 27 do Código Tributário Nacional, elencados:
Importador/exportador, ou quem a lei a ele equiparar;
Arrematante de produtos apreendidos ou abandonados;
Destinatário de remessa postal internacional indicado pelo respectivo remetente (importação);
Adquirente de mercadoria em entrepostos aduaneiros (importação).
No imposto de exportação o legitimado passivo será o exportador- qualquer pessoa que promova a saída de produto nacional ou nacionalizado do território nacional. 
OBS: responde solidariamente o transportador.
-Função
Pode ser considerada fiscal e extrafiscal, contudo, possui caráter predominantemente extrafiscal, ao visar proteger a indústria nacional, como verdadeira arma de política econômica e fiscal.
-Pressupostos Constitucionais
a) Mitigação ao princípio da legalidade: a alteração das alíquotas do imposto de importação/exportação é facultada ao Poder Executivo, atendendo às condições e os limites estabelecidos em lei;
b) Exceção ao princípio da anterioridade;
c) Exceção ao princípio da anterioridade nonagesimal;
-Fato Gerador
Para a importação é a entrada real ou ficta do produto estrangeiro no território nacional à luz do momento do início do despacho aduaneiro, assim entendido o momento de apresentação ou registro da Declaração de Importação (DI) ou documento que lhe faça substituir, perante autoridade aduaneira para a liberação da mercadoria estrangeira entrepostada ou depositada.
OBS: conforme já decidiu o STF, a alíquota aplicável é aquela contemporânea da efetiva introdução do produto estrangeiro no território nacional. 
Salvo disposição de lei em contrário, quando o valor tributário esteja expresso em moeda estrangeira, no lançamento far-se-á sua conversão em moeda nacional ao câmbio do dia da ocorrência do fato gerador da obrigação.
Ressalte-se que a incidência do imposto ocorrerá de permanência definitiva do bem no território, não englobando as mercadorias estrangeiras que ingressam temporariamente, a fim de que cumpram finalidades esporádicas (por exemplo, feiras, exposições etc). 
Na exportação, o fato gerador é a saída do território nacional para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados, mas o momento em que se materializa é o da expedição da guia de exportação ou documento equivalente.
-Aspecto Espacial
Em todo território nacional.
Zona primária: portos, aeroportos e fronteiras;
Zona secundária: os lugares que não são primários.
-Base de Cálculo e Alíquota (mesmas características)
 Quando ad valorem: preço normal que o produto, ou seu similar, alcançaria, ao tempo da importação/exportação, em uma venda em condições de livre concorrência, para entrega no porto ou no lugar de entrada/saída de produto no país;
Quando específica: expressa a unidade de medida indicada na Tarifa Aduaneira do Brasil (TAB). É aquela que prevê importância fixas, aplicáveis em relação aos modos de apresentação do produto importado/exportado. Por exemplo, um imposto de tantos reais por tonelada, ou por comprimento- art. 20, I do CTN.
Mista: combinação das duas formas acima, Por exemplo: 10% sobre R$5.000,00 e R$5,00 por Kg.
OBS: a base de cálculo utilizada quando o produto é apreendido ou abandonado será o preço do produto arrematado em hasta pública.
-Lançamento
Por homologação
-Regimes Especiais
Ocorrem quando a administração fazendária desonera o sujeito passivo de pagar imposto de importação/exportação por questão de política fiscal do país para desenvolver uma determinada atividade econômica. São exemplos:
 
Drawback: trata-se de um regime aduaneiro especial instituído em 1966, que consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produtos para exportação;
Exportação temporária: ocorre quando os produtos ingressam ou saem do território nacional por um determinado período e que posteriormente retornarão ao seu país de origem;
Zonas Francas: áreas delimitadas onde ingressam mercadorias nacionais ou estrangeiras beneficiadas com incentivos fiscais e com tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes. A Zona Franca de Manaus foi concebida com a finalidade de criar, no interior da Amazônia, um centro industrial, comercial e agropecuário, dotado de condições econômicas que permitissem seu desenvolvimento;
Repetro: regime aduaneiro especial de importação/exportação de bens destinados às atividades de pesquisa e de lavra de jazida de petróleo e gás natural.

Outros materiais