Buscar

Filosofia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Instituição: Uninassau
Curso: EAD Pedagogia
Discente: Mª de Lourdes Pereira Silva
Disciplina: Filosofia da Educação
A importância do apoio da família na formação escolar das crianças
 É sabido que, quando bem estruturada, a família é a base da sociedade. Para tanto é imprescindível a presença dos pais para a criação de mecanismos necessários para a educação dos seus filhos, contribuindo na formação ética e moral deles, por meio de tomadas de decisões e de limites pré-estabelecidos por eles.
 Em primeiro lugar, cabe aos pais o principal papel na educação dos filhos. Isso significa que, aquele ditado popular “educação vem de casa”, torna-se válido, pois o primeiro contato das crianças com os saberes, advém do interior de sua residência. Nesse sentido, a família deve, principalmente, educá-los, por meio de exemplos, apoio emocional, levando a teatros, cinemas e livrarias, para assim terem contatos com outras culturas e despertar o intelecto deles que somados auxiliará em bons resultados no desenvolvimento escolar.
 A família é indispensável à garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos, independentemente da estrutura familiar, ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propicia a construção dos laços afetivos e a satisfação das necessidades no desenvolvimento da pessoa. Ela desempenha um papel decisivo na socialização e na educação. É na família que são absorvidos os primeiros saberes, e onde se aprofundam os vínculos humanos.
 A família não é somente o berço da cultura e a base da sociedade futura, mas é o centro da vida social. A educação bem sucedida serve de apoio à criatividade e ao comportamento produtivo escolar. A família tem sido, e será, a matriz do desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas.
 Os pais são responsáveis pela sustentação emocional dos filhos, para que estes encontrem sucesso na aprendizagem escolar, orientando-os para lidar com as frustrações em relação aos modelos de aprendizagem formal. A família é a instituição mais importante onde a criança está inserida, sendo ela responsável pelo cuidado e plena formação deste cidadão. É na família que ela encontrará apoio para se desenvolver nos aspectos cognitivo, social, entre outros.
 Toda criança aprende a partir da observação sobre o comportamento e atitudes de seus responsáveis, sendo assim a criança reproduzirá toda e qualquer atitude que vier aprender no seio familiar.

Outros materiais