Buscar

FICHAMENTO - ENTENDENDO E VIVENDO NOSSA VIDA ATRAVÉS DE HISTORIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FTC – CAMPUS COMÉRCIO
CURSO – PSICOLOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTAGIÁRIA – MARISA SANTOS
SUPERVISORA – LYERGE CARVALHO
FICHAMENTO: Cap. 1 – Entendendo e vivendo nossas vidas através de histórias.
O texto aborda o contexto sobre terapia narrativa como conversas de “reautoria” ou “rehistória”. Ressalta que histórias são importantes dentro do método narrativo de trabalho.
Para a terapia narrativa, as histórias consistem de: eventos interligados em sequência, através do tempo, de acordo com um enredo.
Somos seres humanos que fazemos interpretações. Tornamos significativas as nossas experiências de eventos.
Em sequência particular, criamos histórias interligadas com eventos a respeito de nossas vidas, num período de tempo, do encontro de uma maneira explicável ou dar-lhes sentido. Formas essas de significados, que forma o enredo da história.
Todos nós damos significados às nossas experiências, conforme vivemos nossas vidas.
Uma narrativa é como um fio que tece os eventos, formando uma história.
A maneira como desenvolvemos essas histórias são determinadas pela interligação aos eventos em sequência e pelos significados que atribuímos a eles.
Ao colocar em conjunto um número de eventos que acontecem na nossa vida, agrupando-os com outros eventos, em uma determinada sequência e interpretá-los, formando um enredo específico, eles acabam sendo privilegiados em detrimento de outros. Quanto mais eventos são selecionados e juntados ao enredo dominante, mais riqueza e consistência a história ganha.
Contudo, no recontar de histórias, há sempre eventos que não são selecionados, baseados na combinação ou não com os temas dominantes, permanecem escondidos ou são menos significativos. As histórias nunca são produzidas isoladas do mundo.
Os efeitos das histórias dominantes, não só afeta o presente, como implica em futuras ações. Todos os significados que se dá aos eventos não são neutros em todos os efeitos da nossa vida. Todas as histórias são constitutivas da vida e dão forma às nossas vidas.
Nossas vidas são várias histórias acontecendo ao mesmo tempo, e diferentes histórias podem ser contadas sobre os mesmos eventos. Pois nenhuma história está livre de ambiguidade ou contradição e nenhuma história pode encapsular ou conduzir todas as contingências da vida.
Existem muitos tipos de histórias diferentes pelas quais nós passamos em nossas vidas e nossas relações; o ato de viver exige que estejamos engajados na mediação entre as histórias dominantes e as histórias alternativas de nossas vidas.. Estamos sempre negociando e interpretando nossas experiências.
Os modos pelos quais nós entendemos nossas vidas são influenciados pelas amplas histórias de cultura em que vivemos. Algumas histórias que nós temos sobre nossas vidas terão efeitos positivos e algumas terão efeitos negativos sobre a vida no passado, no presente e no futuro. Os significados dados a esses eventos, que ocorrem em uma sequência através dos tempos, não ocorrem no vácuo, há sempre um contexto no qual as histórias de nossas vidas são formadas. Esse contexto contribui para as interpretações e os significados que damos aos eventos. O contexto de gênero, classe, raça, cultura e preferência sexual são fortes contribuintes dos enredos de nossas histórias. Dessa maneira, as crenças, as ideias e as práticas da cultura na qual vivemos têm uma contribuição importante nos significados que fazemos de nossas vidas.

Outros materiais