Buscar

Resumo Filosofia AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Filosofia AV1
O pensamento filosófico surge da insatisfação com as explicações do real que existia no pensamento mítico grego. O pensamento mítico grego está ligado ao sobrenatural, exatamente aquilo que não se pode explicar, devido a ausência de conhecimento. Os filósofos, em contrapartida, queriam dar uma explicação lógica, racional e sistemática da realidade.
Filosofia queria dar uma explicação lógica, racional e sistemática da realidade. Se contrapondo aos mitos gregos, que davam explicações fantasiosas para os acontecimentos do mundo.
Pré-Socráticos 
O período da filosofia que antecede Sócrates, também conhecido como.
Características gerais da filosofia dos Pré-Socráticos:
Phísys: Busca explicação do mundo natural, mundo em movimento e transformação.
Arché: Busca da origem das coisas.
Tales de Mileto: Água
Anaxímandro de Mileto: Apeiron (um principio abstrato significando algo de ilimitado e indefinido).
Anaximendes de Mileto: Ar
Heráclito de Éfeso: Fogo
Demócrito: Átomo
Logos: Significa discurso. Discurso racional, argumentativo, em que as explicações são justificadas e sujeitas à crítica e a discussão.
Kósmos: Totalidade de todas as coisas existindo em ordem.
Caráter Crítico: As teorias não eram apresentadas como verdades absolutas e definitivas (dogma), e como passíveis de serem discutidas. A única exigência era que as novas propostas pudesses ser justificadas, explicadas e fundamentadas pelos autores.
Escola de Mileto: Tales de Mileto, Anaxímandro de Mileto e Anaximendes de Mileto.
Tales de Mileto: O 1º filósofo grego, explicou a realidade natural a partir dela mesma, sem recorrer ao sobrenatural. Formulou a doutrina da água como sendo elemento primordial, princípio explicativo de todo o processo natural. Tales de Mileto incentivou o caráter crítico, pedindo que seus discípulos desenvolvessem outros pontos de vista.
Anaxímandro de Mileto: Principal discípulo e sucessor de Tales propôs o apeiron (ilimitado ou indeterminado), buscando uma explicação mais abstrata ou genérica das coisas.
Anaxímendes de Mileto: Provavelmente sucessor de Anaximandro, adotou o ar como arché. O ar incorpóreo que se encontra em toda parte, pode ser visto como uma tentativa de explicação abstrata da realidade.
Escola Atomista: Leucipo e Demócrito > Tudo que existe no cosmo é feito de átomos. E que os átomos eram indivisíveis.
Heráclito de Éfeso: Considerado, juntamente com os atomistas, o maior representante do Mobilismo (concepção segundo a realidade natural se caracteriza pelo movimento, todas as coisas estando em fluxo). Concebeu o fogo como o princípio eterno que causa a mudança.
Tudo é movimento, isto é, tudo flui, nada permanece o mesmo. “Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio.”
Escola Pitagórica
"O número é tudo", isto é o "número era a substância de todas as coisas". Os números eram a base de todos os fenômenos físicos. Ex: constelação no céu podia ser caracterizada não só pela sua forma geométrica como também pelo número de estrelas.
Parmênides e a Escola Eleata
Eleatismo - doutrina, geralmente, associada aos nomes de Parmênides e Zenão, que defende que o que é verdadeiramente é uno, eterno e em repouso. O movimento e a multiplicidade são da ordem das aparências. 
Parmênides
Parmênides representa, face a Heráclito, o outro pólo do pensamento humano. Para ele, é a mudança e o movimento que são ilusões. O devir não passa de uma aparência. São nossos sentidos que nos levam a crer no fluxo incessante dos fenômenos. O que é real é o Ser único, imóvel, imutável, eterno e oculto sob o véu das aparências múltiplas. 
 	"O Ser é, o não-ser não é", quer dizer: o ser eterno. substância permanente das coisas. 
por conseguinte, imutável e imóvel, é o único que existe.
Zenão
Um dos mais famosos filósofos pré-socráticos. Zenão de Eléia defendia a filosofia monista e era contra a noção de movimento. Zenão inventou os paradoxos (para = contra; doxa = opinião), que permitiam a ele refutar as teses apresentadas como meras opiniões, vias do não ser, características das confusões causadas pela percepção humana.

Outros materiais