Buscar

RESUMO PROVA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO PROVA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA AV1
Explique a importância de estudar a história da psicologia e fale um pouco das correntes da época:
O estudo da história da psicologia é importante para compreender o processo evolutivo, até chegar à psicologia científica. A psicologia existe há muito tempo e era aplicada sem embasamento científico, mas sempre com a preocupação de entender e auxiliar o ser humano nos dilemas psicológicos. As principais correntes na história da psicologia popular moderna eram:
Frenologia: Consistia na análise da cabeça do paciente, onde protuberâncias ou reentrâncias poderiam fornecer informações sobre personalidade, caráter, habilidades e inteligência do individuo. Invenção de Josef Gall.
Fisiognomonia: Era a análise da fisionomia do paciente, os traços fisionômicos indicavam o caráter, intelecto e habilidades dos indivíduos. Nariz, olhos e queixo eram os principais indicadores de humos, simpatia e moralidade.
Mesmerismo: Criado por Franz Anton Mesmer, defendia a crença de que passando imãs pelo corpo dos pacientes, reajustaria os fluídos corporais e avaliaria sintomas físicos e psicológicos.
Espiritualismo: A ajuda aos pacientes era possível a partir da mediunidade, onde se poderia conversar com os mortos e auxiliar na cura de variados problemas psicológicos.
Cura pela Mente: Acreditava que muitas doenças poderiam ser curadas pelo poder da mente e de pensamentos positivos, defendia ainda, que os médicos mais atrapalhavam na cura do que ajudavam, pois colocavam pensamentos ruins na cabeça dos pacientes. Invenção de Phineas Quimby.
Explique o processo de formação da psicologia científica e fale um pouco dela como ciência:
Fora a psicologia popular, obtida sem nenhum embasamento científico e seguida nas correntes populares, existia também uma psicologia acadêmica, trabalhada dentro das universidades. A filosofia Mental foi uma disciplina acadêmica que contribuiu para evolução da psicologia científica, teve origem através dos trabalhos do empirismo britânico de John Locke e realismo escocês de Thomas Reid. O foco da filosofia mental estava na sensação e percepção, geralmente mencionadas como propriedades do intelecto e englobava também as emoções (chamada as vezes de sensibilidade) e vontade. 
Outro grande marco para a evolução da psicologia científica fora os avanços e descobertas da neurofisiologia, fisiologia sensorial e psicofísica. Descobriu-se que certas áreas do cérebro estavam ligadas a comportamentos específicos, que os nervos possuem funções específicas e que conduziam suas mensagens a uma velocidade mensurável. A anatomia e muito sobre a fisiologia dos cinco sentidos era conhecido. O insight de Fechner – de que é possível medir com precisão, as relações entre o mundo físico e mundo psicológico – foi um divisor de águas e convenceu os futuros psicólogos que a psicologia científica era viável.
Wundt é considerado o fundador da psicologia científica porque ele uniu a fisiologia com a filosofia e tornou sua prole independente.
Pode-se considerar que a psicologia científica começa com a abertura do laboratório de pesquisa de Wundt, onde aplicava a psicologia experimental (Voluntarismo) e passava seu conhecimento adiante. A partir de então começam abrir escolas e laboratórios na América do Norte, sendo as principais: O Estruturalismo e o Funcionalismo.
TRABALHO DE WUNDT
Wundt tinha duas psicologias: O voluntarismo e a Psicologia Cultural.
No voluntarismo, o objeto de estudo de Wundt era a consciência – a soma total dos fatos ocorridos.
Influenciado por Fechner, ele reconhecia que a consciência tinha dois fatores: O conteúdo da experiência (no presente para observador) e o que o observador faz com este conteúdo – a Apreensão, interpretação da pessoa que vivencia a experiência.
Consciência > Experiência Imediata (tal qual é vivenciada pelo sujeito e não mediada por alguma coisa).
Para Wundt a mente era uma entidade ativa que organizava, analisava e alterava os elementos psíquicos e as composições da consciência, criando experiências, sentimentos e ideias que não eram evidentes em qualquer estudo que focalizasse apenas componentes. Esse sistema psicológico era o Voluntarismo, para indicar a natureza voluntária, determinada e ativa da mente.
O método de pesquisa de Wundt para estudar a consciência e a experiência imediata era a Introspecção ou Auto-Observação experimental.
Introspecção: Treinamento dos participantes > Variável independente (manipulada pelo pesquisador) > Variável Dependente (resposta obtida pelo pesquisador) > Medição (análise dos dados).
Após Wundt, as primeiras escolas de psicologia foram: O Estruturalismo e O Funcionalismo.
O Estruturalismo de Tichner (Ciência Pura) – Ele começou fazendo diferenciação entre Mente e Consciência. Onde a Mente era a soma total dos processos mentais que ocorre durante toda a vida do individuo e a Consciência era a soma total dos processos mentais que ocorrem no presente.
O objeto de estudo de Tichner era a consciência, portanto o estruturalismo tratava de: Identificar a estrutura da consciência. Descobrir como estes elementos se agrupam e se organizam. Determinar a causa desta organização específica.
O método de investigação de Tichner era a Introspecção, que consistia na observação. Tinha dois componentes, a atenção ao fenômeno e anotação do fenômeno.
O Funcionalismo (Ciência Aplicada) – Foi construída sobre o estudo das diferenças individuais e o papel na adaptação do individuo. Tratava de entender como a consciência capacitava o individuo de interagir e adaptar-se ao meio ambiente.
Teve como principais influenciadores: Charles Dawin (seleção natural) e Galton (Eugenia).

Outros materiais