Buscar

estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Vygotsky trabalha com o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que é onde há espaço para mediação e desenvolvimento. Tal zona representa o intervalo em que o aluno pode se desenvolver, diante daquela atividade, sendo esta não tão difícil a ponto de ele não conseguir resolvê-la, nem tão fácil a ponto de não fornecer oportunidade de crescimento.
Em uma turma é comum haver alunos que estejam em níveis dessemelhantes. Nestas situações, é fundamental que o professor deixe de lado a proposta generalista de ensino, embora não deva perder de vista que há objetivos que são comuns. Deve-se pensar em atividades que correspondam ao nível de cada aluno e, sempre que possível, organizá-los em grupos mistos, permitindo que a interação e o compartilhamento de conhecimento permita que todos se desenvolvam da melhor forma.
2- O discente deverá fundamentar a escolha da ação do professor com relação aos seus dois alunos com os conceitos de interação social e ZDP. 
Para Vygotsky o desenvolvimento do indivíduo se dá pela interação com o outro com o mundo. E é preciso conhecer o que o aluno já é capaz de realizar zona de desenvolvimento real e atuar naquilo que faz com auxílio zona de desenvolvimento proximal. É preciso que os dois alunos destacados no estudo de caso interajam com os demais alunos e tenham as suas especificidades consideradas. Portanto, a decisão mais acertada de acordo com a teoria de Vygotsky é trabalhar com o mesmo planejamento mas com atividades diferenciadas.O discente deverá fundamentar a escolha da ação do professor com relação aos seus dois alunos com os conceitos de interação social e ZDP. 
Para Vygotsky, a integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator determinante no processo de aprendizado. E a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã. Aquilo que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha. Assim, a decisão mais acertada, de acordo com a teoria de Vygotsky, é trabalhar com o mesmo planejamento, mas com atividades diferenciadas. O professor deve escolher manter o mesmo planejamento para toda turma, entretanto deve introduzir atividades diferenciadas, para auxiliar os dois alunos no seu processo de desenvolvimento social, moral e intelectual. Através disso, os alunos não sentiriam excluídos em relação ao resto da turma, pois o mesmo planejamento estaria sendo aplicado aos dois. Se levarmos em consideração a teoria de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky, iremos observar que os dois alunos citados na problematização iriam através dessa teoria primeiramente absorver o que a turma estivesse produzindo com o professor e somente depois iriam ter a base necessária para desenvolver essa habilidades. Torna-se necessária a ajuda do professor para estimular os dois alunos em relação a classe, assim o que hoje os mesmos ouviram futuramente se concretizariam.
3- A interação social é um recurso que o teórico apresenta como indispensável para que aconteça a aprendizagem. É de extrema importância que o professor propicie na sala de aula um espaço interativo para que a troca entre os educandos possa ser estabelecida. 
O conceito de desenvolvimento proximal caracteriza-se pela educação da aprendizagem, isto é, muitas vezes uma criança não vai estar preparada para a realização de uma tarefa, porém um adulto vai ajudar esta criança em seu desempenho e mais tarde (quando o aluno estiver maduro para a realização) conseguirá fazer sozinho a proposta. 
Estimular os alunos é também tarefa do professor, além da família, através da estimulação o aluno irá amadurecendo para poder desenvolver suas potencialidades. 
Ex: Um aluno entra para a escola sem sabe ler, para o professor motivar este ser humano é necessário um ambiente alfabetizador, onde o discente seja levado a reconhecer letras, textos e todas as formas de escrita e de leitura. Mais adiante, através da estimulação e da maturação cognitiva, o aluno estará apto a conseguir a apropriação do código escrito.
4- O professor deve fazer o mesmo planejamento para todos, porém com atividades diferenciadas, de prefertencia atividades em grupo, para que os alunos interajam  entre si.
Vigotsky " A zona de desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã" ele defende que o aluno necessita trocar experiências com os demais. Segundo ele, o professor é o mediador decisivo e deve realizar atividades em grupo para que os alunos venham a aperfeiçoar suas habilidades.

Outros materiais