Buscar

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO (Apostila)

Prévia do material em texto

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
Cuida das relações coletivas de trabalho, são eles: direito de greve, organização sindical, convenção coletiva, representação dos trabalhadores na empresa.
Conceito: É a parte do direito do trabalho que trata da organização sindical, dos conflitos coletivos e suas soluções e da representação dos trabalhadores.
Sindicato: É uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista.
Composição do sindicato: compõe-se de três órgãos: Assembleia geral, Conselho fiscal e diretoria.
Federações: São entidades sindicais de grau superior de âmbito estadual, que representam a maioria absoluta de um grupo de atividades.
Confederações: São entidades sindicais de grau superior de âmbito nacional, constituídas no mínimo de três federações e com sede em Brasília.
As receitas dos sindicatos são: 
Contribuição sindical: corresponde a um dia de trabalho dos empegados e é calculada sobre o capital da empresa. Esta contribuição é compulsória, logo tem natureza tributária.
Contribuição confederativa: a contribuição é afixada em assembleia geral e será descontada em folha, para custo do sistema confederativo.
Contribuição assistencial: referente ao pagamento realizado através dos membros pertencente à categoria profissional ao sindicato da respectiva categoria.
Mensalidade sindical: paga apenas pelos associados ao sindicato. 
CONVENÇÃO COLETIVA, ACORDO COLETIVO E DISSÍDIO
Convenção coletiva é o acordo de caráter normativo, entre um ou mais sindicatos de empregados e de empregadores, de modo a definir as condições de trabalho que serão observadas em relação a todos os trabalhadores dessas empresas (art.611 CLT).
Acordo coletivo é o pacto entre uma ou mais empresas com o sindicato da categoria profissional, em que são estabelecidas condições de trabalho, aplicáveis a essas empresas (§ 1º art.611 CLT). 
OBS.:A convenção coletiva e o acordo coletivo devem ser feitos por escrito com prazo máximo de validade por dois anos (§ 3º art.614 CLT) e entram em vigor três dias após a data do depósito na Delegacia Regional do Trabalho.
Dissídios coletivos são ações propostas à Justiça do Trabalho por pessoas jurídicas (Sindicatos, Federações ou Confederações de trabalhadores ou de empregadores) para solucionar questões que não puderam ser solucionadas pela negociação direta entre trabalhadores e empregadores.

Outros materiais