Buscar

Relato de experiência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALUNAS:
EVELYN DE OLIVEIRA CAMARGO RU: 1721061
CHAYENE BRAINE DE FRANÇA RU: 1737998
PAP RIO BRANCO DO SUL- PR
A TECNOLOGIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
 Com base em nossa experiência escolar e os meios tecnológicos da época, relatamos como foi nossa trajetória acadêmica desde o ensino fundamental até hoje, quando vivenciamos a experiência de fazer uma graduação à distância. Destacando o papel da tecnologia na EaD (Educação à Distância), sendo o fator principal e de grande importância para o bom desenvolvimento de aprendizagem dos alunos que optam por esta modalidade. Vemos a importância da tecnologia em nosso meio, que cada vez mais, vem evoluindo e mostrando as inúmeras possibilidades de adquirir e agregar conhecimentos através dela. 
 Durante todo nosso processo escolar, desde o ensino fundamental até o médio, podemos vivenciar alguns meios tecnológicos como: a música que tocava no som da escola, quando havia danças de festa junina ou apresentações, filmes, slides, vídeos que o professor incluía em sua aula e também o mimeografo que era muito usado na impressão de atividades ou de alguns trabalhos que o professor nos passava. Mesmo havendo essas tecnologias, ainda era uma época cuja, a tecnologia não estava absolutamente introduzida em nossas vidas como está hoje, pois não tínhamos a noção da grandeza que ela se tornaria atualmente.
 Durante o ensino médio houve a inclusão da informática na escola, as aulas eram ministradas por professores que tinham certo conhecimento na área, não necessitando de um professor formado para poder nos auxiliar. Eram poucos computadores e nem todos funcionavam corretamente, mas mesmo assim, foi de grande valia para nós. Nesse período ingressamos em um curso particular de informática, foi quando essa tecnologia passou a nos favorecer ainda mais e assim obtínhamos um desempenho melhor em trabalhos escolares, pois era possível fazer pesquisas mais satisfatórias. Logo após, fizemos um curso de administração à distância, onde havia aulas online, mais uma vez podíamos utilizar a tecnologia para o nosso aprendizado.
 Atualmente a mídia incentiva muitas pessoas a escolher a EaD e foi através dela que optamos por essa modalidade de ensino, ingressando na faculdade a distância, para poder não somente ter um curso superior, mas sim obter conhecimentos, crescendo profissionalmente e pessoalmente. Este ensino nos proporciona flexibilidade de horários de forma que possamos conciliar com nossa vida pessoal e profissional. A educação a distância também tem sido uma grande aliada na formação de professores, desta forma democratizando o ensino superior no Brasil.
 Escolhemos este método de ensino devido à disponibilidade de tempo podendo escolher a hora da realização das atividades e estudo, podendo adaptar os estudos com nossa rotina diária. Temos liberdade de estudar quando e onde for mais propício.
 Uma indispensável ferramenta usada para que possamos estudar na EaD é ter acesso à internet, utilizando o celular ou computador, facilitando assim os estudos e conseqüentemente melhorando nosso aprendizado. Outra vantagem a se destacar é quanto ao acesso ao material, este por sua vez fica disponível no site da instituição, 24 horas, podendo ser acessado sempre que necessário, ao aluno sendo necessário apenas inserir sua senha de acesso.
 Um fator importante também é o professor, ele continua sendo peça fundamental no aprendizado, pois se os materiais e as aulas disponíveis no site por si só não esclareçam nossas dúvidas, temos a opção de entrar em contato com o professor sempre que necessário em diversas plataformas diferentes, como o e-mail por exemplo. Ele irá acompanhar o desenvolvimento e constantemente emitirá um feedback em relação aos trabalhos e exercícios enviados.
 Hoje a internet está muito mais acessível porque além do uso em computadores, a maioria dos aparelhos celulares possibilita esse acesso. Pelo celular podemos estudar onde estivermos. Atualmente esse modelo de ensino vem crescendo em larga escala e a cada dia sendo mais aceito pelas pessoas.
 O aluno EaD deve ter consciência que para ter um bom aproveitamento dos estudos é preciso ter disciplina e organização. Esse passo é extremamente importante para ter um bom desempenho e ter compromisso é imprescindível, pois estudar à distância exige muito esforço do aluno. Além disso, financeiramente a EaD nos proporciona um custo mais acessível do que o ensino regular.
 Nesse curto período que estamos cursando na EaD, já podemos ver como é possível ter um bom aproveitamento das matérias nessa primeira fase. O sistema de ensino é claro e muito explicativo, possui tutores online que nos auxiliam no que precisarmos. Podemos debater os temas abordados com tutores e demais alunos pelo site, assim podemos dividir idéias e opiniões.
 Esperamos que a Educação a Distância continue sendo satisfatória, nos proporcionando oportunidades de adquirir conhecimentos que agreguem nossa formação profissional e que possamos realmente aprender, nos tornando assim profissionais de qualidade, aptas a exercer nossa profissão futura. Sendo a satisfação pessoal de extrema importância para se construir um bom profissional. 
 Portanto, vemos que sem a tecnologia, a EaD não caminharia por esses avanços alcançados hoje, é uma modalidade educativa que caminha para a democratização do saber e amplia oportunidades de acesso ao conhecimento. Mostra-nos que para que a EaD funcione a tecnologia deve estar sempre ligada a ela, favorecendo o crescimento das oportunidades, e que cada vez mais as pessoas possam ingressar em um ensino superior, incluindo a educação em nosso meio e aumentando as oportunidades de crescimento de todos.
 
Referências
 Disponível em: <http://www.ead.com.br/ead/principais-motivos-para-escolher-ensino-a-distancia.html> acesso em: 06 de março 2017 
Disponível em: <http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-distancia-comodismo-para-sociedade-reflexo-na-educacao.htm> acesso em: 06 de março 2017
Disponível em: <http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,saiba-quais-sao-as-caracteristicas-necessarias-para-quem-quer-fazer-ead,1058837> acesso em: 07 de março 2017

Outros materiais

Outros materiais