Buscar

Metabolismo da Bilirrubina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5) Explique o metabolismo da bilirrubina.
Quando as hemácias completam em média 120 dias, elas ficam muito frágeis para existirem no sistema circulatório, com isso sofrem o processo de hemocaterese que acontece no baço. Com isso a hemoglobina é liberada e vai ser fagocitada por macrófagos teciduais. A hemoglobina primeiro é separada em globina e heme, sendo que o grupo heme vai fornecer o substrato denominado de cadeia reta de quatro núcleos pirrólicos que servira para a formação da bilirrubina. A partir desse substrato é formado biliverdina, mas esta é rapidamente reduzida a bilirrubina não conjugada, que é liberada pelos macrófagos no plasma. 
A bilirrubina não conjugada imediatamente se liga à albumina plasmática e com isso vai ser transportada por todo o sangue e fluidos intersticiais. Com o passar das horas a bilirrubina não conjugada é absorvida pelos hepatócitos. Já no fígado ela é liberada da albumina plasmática e será conjuga ao ácido glicurônico, formando a bilirrubina conjugada. Essa é excretada dos hepatócitos, para os canalículos biliares e daí, para os intestinos. 
Ao chegar no intestino, a bilirrubina conjugada é convertida por ação de bactérias na substancia urobilinogênio. Uma parte do urobilinogênio é reabsorvida pela circulação entero-hepática e pode ser excretada pelos rins ou pode voltar à bile. Já a outra parte é excretada nas fezes. 
Se for eliminado na urina será transformada em urobilina. E para ser excretada nas fezes é modificada em estercobilina.
Obs.: A icterícia ocorre devido à grande quantidade de bilirrubina nos líquidos extracelulares. As causas mais comuns são: Destruição aumentada de hemácias, com rápida liberação de bilirrubina no sangue ou Obstrução de ductos biliares ou lesão das células hepáticas impedindo que a bilirrubina seja eliminada no trato gastrointestinal.
 Referência: Guyton – Tratado de fisiologia médica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes