Buscar

Atividade Contextualizada Saude Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
SAÚDE COLETIVA
Prezado (a) aluno (a),
Chegamos ao final da nossa disciplina. Espero que todos os conhecimentos aqui trabalhados tenham sido de grande relevância para o seu crescimento acadêmico e profissional.
Ao longo dos nossos estudos falamos sobre o Programa Saúde da Família trabalha dentro de normas e parâmetros. Diante do que foi estudado, explique o processo de territorialização do PSF.
O setor da Saúde tem sido fragilizado pela falta de eficiência e eficácia na gestão das políticas sociais e econômicas em garantir os direitos fundamentais assegurados pela Constituição, naquilo que é a necessidade e o anseio da população.
O Programa Saúde na Família surgiu com vistas a melhorar este aspecto da prestação de serviços de saúde junto à toda uma sociedade que gera uma demanda gigantesca em serviços de planejamento, prevenção e educação da saúde.
Sendo assim, o Programa Saúde na Família é uma estratégia política e um compromisso de tentar aproximar os profissionais de saúde da população em geral, gerando assim a promoção, proteção e recuperação da saúde, tornou-se imprescindível territorializar a prestação deste serviço. Ou seja, cada território deve ter uma Unidade de Saúde da Família que não ficará delimitado em 3 a 4,5 mil pessoas; devendo cada agente de saúde responsabilizar-se pelo atendimento a 750 pacientes, no máximo. Portanto, tomando como jornada de trabalho as 8 horas por dia e a média de atendimento de cerca de uma hora para cada paciente, cada Agente comunitário atenderia 8 pacientes ao dia, o que daria em média 180 pacientes ao mês; interfere-se, portanto, que uma USF deverá ter mais de um Agente comunitário; assim, é possível dispor de 6 a 12 Agentes por USF. 	
Mas, como diz em cartilha lançada pelo Ministério da Saúde (p.13), uma equipe de Atendimento da PSF compõe-se basicamente de “por um médico de família ou generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde”, cooperando para o bem-estar social e regendo suas atividades sob os princípios do Sistema Único de Saúde.
REFERÊNCIA:
BRASIL. SAÚDE DA FAMÍLIA: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília. Ministério da Saúde, 1997. Página 13.

Outros materiais

Outros materiais