Buscar

resumo aprendizagem e desenvolvimento motor 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1°RESUMO APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR 
DESENVOLVIMENTO MOTOR: É a mudança do comportamento motor ao longo do ciclo da vida, provocada pela interação entre as exigências da tarefa motora, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente.
 CRESCIMENTO: Aumento do tamanho das estruturas. EX: altura do sujeito, comprimento dos braços e pernas
 DESENVOLVIMENTO: Alterações do funcionamento do sistema, mais especificamente com as mudanças que acontecem EX: o inicio do engatinhar, o andar.
 MATURAÇÃO: Melhora na operação dos sistemas. EX: o processo de maturação sexual na puberdade.
 Outras definições de desenvolvimento:
1- APRENDIZAGEM: Mudança interna no individuo inferida a partir de uma melhora relativamente permanente na performance que resulta da prática ou experiência 
2 -PERFORMACE: Comportamento observável na realização de uma habilidade 
3- HABILIDADE MOTORA: Uma aptidão que requer a coordenação de movimentos e ou dos membros com um intuito de atingir um objetivo
 4-CAPACIDADE MOTORA: Um traço geral do indivíduo, que sustenta a realização de uma variedade de habilidades motoras
 5- ADAPTAÇÃO: Processo de mudança no qual há um ajuste, normalmente do comportamento do sujeito no ambiente onde está inserido. 
CONTROLE: Diz respeito ao papel do sistema neuromuscular na produção dos movimentos, aspecto vital do comportamento. Os primeiros estudos sobre o desenvolvimento motor começaram com a descrição do comportamento de bebês, que foi chamada de biografia dos bebes. As Analises comtemplavam atividades de alimentação, manipulação, perceptivas, emocionais etc.
 PERÍODO MATURACIONAL: Período de acompanhamento longitudinal e descrições de indivíduos (bebês), apontavam características no comportamento dos bebes e concluíram que estas refletiam regularidades na maturação cerebral. Fizeram relatos de sequência de comportamentos intitulado de sequência universal.
 PERÍODO NORMATIVO DESCRITIVO: Com foco de pesquisas voltada para área escolar, professores de Educação Física tinham a intenção além de melhorar o desempenho, principalmente esportivo, tinham a intenção de utilizar o comportamento motor para melhorar os processos cognitivos. 
PERÍODO ORIENTADO AO PROCESSO: O foco novamente retorna aos processos que permeiam o desenvolvimento, onde primeiramente apresentavam descrições da performance motora em crianças e agora a preocupação era descrição da performance motora como explicação de suas causas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes