Buscar

Conceitos de Educação Ambiental

Prévia do material em texto

Conceitos de Educação Ambiental
1-Analise as afirmações abaixo.
 I – Na Conferência de Tbilisi (1977), a Educação Ambiental - EA foi definida como “uma dimensão dada ao conteúdo e à prática da educação, orientada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente, através de enfoques multidisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade”.
II – Os que convivem com a Educação Ambiental - EA se depararam com uma surpreendente diversidade sob o guarda-chuva dessa denominação. Atualmente, podemos encontrar uma gama imensa de conceitos, práticas e metodológicas que, por sua vez, ora se subdividem, ora se antagonizam, ora se mesclam.
III – A Educação Ambiental – EA em nenhum momento foi organizada de forma global, ficando sempre sob exclusividade dos governos locais
(A)Somente as afirmações I e II estão corretas.
2-Analise as afirmações abaixo.
I – Não fácil a tarefa analisar, qualificar e adjetivar a educação ambiental. Suas práticas têm sido categorizadas de muitas maneiras: Educação Ambiental popular, crítica, política, comunitária, formal, não formal, para o desenvolvimento sustentável, para a sustentabilidade, conservacionista, socioambiental, ao ar livre, entre tantas outras.
II – A Educação Ambiental – EA é de exclusiva responsabilidade da família, pois é que passa os fundamentos básicos de ética e cultura.
III – A Educação Ambiental – EA deve ser ministrada apenas nas escolas particulares, pois o custo desta disciplina é muito alto para as escolas Públicas.
(C)Somente a afirmação I está correta.
3-Analise as afirmações abaixo.
 I – O Conservacionismo com significativa presença nos países mais desenvolvidos, ganha grande impulso com a divulgação dos impactos sobre a natureza causados pelos atuais modelos de desenvolvimento. Sua penetração no Brasil se dá a partir da atuação de entidades conservacionistas como a UIPA e a FBCN, e da primeira tradução para o português de um livro (Tanner, 1978) sobre educação ambiental.
II – O Conservacionismo não é uma corrente que deve ser ponderada, no estudo da Educação Ambiental no Brasil.
III – O Conservacionismo é mantido no país especialmente por ONGs de origem internacional que se dedicam à proteção, conservação e preservação de espécies, ecossistemas e do Planeta como um todo; à conservação da biodiversidade; às questões do aquecimento global e o efeito estufa; ao enfrentamento da questão da rápida deterioração dos recursos hídricos; ao diagnóstico e análise dos grandes fenômenos de degradação da natureza, incluindo a espécie humana como parte da natureza; ao estudo e formulação de banco de dados que sirvam de base para a conservação e utilização dos recursos naturais.
(B)Somente as afirmações I e III estão corretas.
4-Analise as afirmações abaixo.
I – O Sociambientalismo está relacionado, a apenas atividades organizacionais, não se adequando ao contexto escola.
II – O Socioambientalismo tem suas raízes mais profundas fincadas nos movimentos de resistência aos regimes autoritários na América Latina. No Brasil, esses ideais foram constitutivos da educação popular que rompe com a visão tecnicista, difusora e repassadora de conhecimentos.
III – Paulo Freire teve papel preponderante na defesa deste tipo de educação, o Socioambientalismo, e inspirou centenas de educadores brasileiros e em todo mundo que romperam com a visão tecnicista e reprodutora de conhecimentos para construir uma educação emancipatória, transformadora, libertária.
(C)Somente as afirmações II e III estão corretas.
5-Analise as afirmações abaixo.
 I – O Socioambientalismo é uma importante vertente da EA se inspira nos ideais democráticos e emancipatórios da Educação Popular e lhe acrescenta a dimensão ambiental buscando compreender as relações sociedade e natureza para intervir nos conflitos socioambientais.
II – Entre as principais expressões do Socioambientalismo estão o histórico seringalista Chico Mendes e sua discípula Marina Silva, hoje Ministra do Meio Ambiente. Seus pressupostos apontam para o fomento de uma cultura de procedimentos democráticos; de estímulo a processos participativos e horizontalizados; de formação e aprimoramento de organizações, de diálogo na diversidade; de auto-gestão política; de inclusão social e de uma organização social mais justa e equitativa.
III – O socioambitalismo só se adequa para os países ricos, ditos do primeiro mundo.
(A)Somente as afirmações I e II estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes