Buscar

Prova Estrutura e Funcionamento da Ed Básica

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA 
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 610930 - Estrutura e Funcionamento da Ed Básica
Questão 1: Considere as seguintes afirmações:
I - De forma inédita, a LDB 9394/96 criou a possibilidade de se diplomar em cursos regulares via ensino à distância (TV, Rádio e Internet, por exemplo). Esses cursos devem passar pela aprovação do Conselho Nacional de Educação, que levantará os critérios necessários.
II - Podemos afirmar que a Constituição Federal de 1988 e a LDB 9394/96 em nenhum momento abordou o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência.
III - Podemos afirmar que a Constituição Federal de 1988 e a LDB 9394/96 em nenhum momento abordou que deveria ser fixado os conteúdos mínimos para o ensino fundamental de maneira a assegurar a formação básica comum e o respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. 
IV - Podemos afirmar que a Constituição Federal de 1988 e a LDB 9394/96 abordou que o ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada as comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. 
V - Podemos afirmar que a Constituição Federal de 1988 e a LDB 9394/96 abordou que a União. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. 
São corretas as afirmações: 
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III.
C) I, II e IV.
D) II, IV e V.
E) I, IV e V.
Questão 2: Considere as seguintes afirmações:
I - É correto afirmar que de acordo com a Constituição Federal em seu Artigo 212 e da LDB 9394/96 no seu Artigo 69 que a União deverá aplicar nunca menos de dezoito por cento e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nunca menos de vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
II - É correto afirmar que de acordo com a Constituição Federal em seu Artigo 212 e da LDB 9394/96 no seu Artigo 69 que tanto a União como os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão aplicar no mínimo cinqüenta por cento da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
III - É correto afirmar que de acordo com a Constituição Federal em seu Artigo 212 e da LDB 9394/96 no seu Artigo 69 que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não têm a incumbência de aplicar nenhum montante da arrecadação de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino público, pois isto cabe exclusivamente a iniciativa privada.
IV - É correto afirmar baseado no Artigo 68 da LDB 9394/96 que são recursos públicos destinados à educação os originários de: receitas de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; receita de transferências constitucionais e outras transferências; receita do salário-educação e de outras contribuições sociais; receita de incentivos fiscais; e de outros recursos previstos em lei.
V - É correto afirmar que de acordo com o Parágrafo 3º do Artigo 212 da Constituição Federal que: a distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, nos termos do plano nacional de educação.
São corretas as afirmações: 
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III.
C) I, II e IV.
D) I, IV e V.
E) III, IV e V.
Questão 3: De acordo com José Augusto Dias, em seu texto sobre o Sistema Escolar Brasileiro, “sistema” é um conjunto de elementos, materiais ou não, que dependem reciprocamente uns dos outros, de maneira a formar um todo organizado. Segundo ele, um sistema pode ser:
A) Aberto ou semi-aberto.
B) Aberto ou fechado. 
C) Fechado ou semi-fechado. 
D) Fechado ou sub-fechado.
E) Aberto, semi-aberto ou fechado.
Questão 4: Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, porém...
A) Poderão ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas.
B) Poderão ser dirigidos somente às escolas comunitárias.
C) Poderão ser destinados à Ongs reconhecidas pelo Estado.
D) Poderão ser destinados às escolas particulares e Ongs.
E) Poderão ser destinados somente às escolas confessionais.
Questão 5: “(...) para interpretar a lei é necessário olharmos o contexto em que foi elaborada e o texto resultante. O contexto pelo fato de as condições históricas vigentes permitirem iluminar os atores em conflito e compreender os condicionamentos acerca de seu alcance. Seu texto, por representar a condensação da relação de forças entre os projetos em disputa e por informar sobre seu sentido jurídico”. (Gestão, financiamento e direito à Educação: Análise da LDB e da Constituição Federal. 2ª edição. Romualdo Portela e Theresa Adrião (org.) 2002 - Xamã VM Editora e gráfica Ltda. P. 07). 
O trecho acima pode explicitar o contexto de oito anos e o texto final da LDB. Leia as afirmações abaixo para identificar a (as) afirmação (ões) que esclarece (m) tanto o histórico da LDB quanto o seu contexto considerando-se o texto de Romualdo e Theresa Adrião.
I - O contexto de formação da lei é formado por pessoas que lutam para atender os interesses da sociedade como um todo e é visando o interesse coletivo da sociedade que se institui a harmonia entre os brasileiros e seus ideais educacionais. 
II - O contexto da lei é formado por condicionantes históricos, sociais e políticos.
III - O contexto da lei é formado por lutas, embates de pensamentos e concepções diferentes. 
IV - O contexto leal é formado por políticos neutros interessados em atender a todos os brasileiros. 
V - O contexto é formado por educadores compromissados com a escola pública, alijando toda a sociedade a seu redor.
 
São corretas as alternativas:
A) I e II.
B) II e III
C) III e IV.
D) IV e V.
E) I e V
Questão 6: O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de (no caso do ensino fundamental):
A) Ensino obrigatório e gratuito, somente para aqueles que ingressam com 6 anos de idade.
B) Ensino obrigatório, porém com restrição àqueles que possuem 18 anos de idade.
C) Ensino obrigatório, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
D) Ensino obrigatório, excluindo os residentes em zonas rurais.
E) Ensino obrigatório e gratuito, excluindo os portadores de necessidades especiais.
Questão 7: O ato do Poder Executivo pelo qual uma lei (como a LDB, por exemplo) adquire força obrigatória é:
A) A promulgação;
B) A publicação;
C) A sanção; 
D) A iniciativa.
E) O veto;
Questão 8: Considere as seguintes afirmações:
I - A LDB 9394/96 incorporou uma série de inovações pedagógicas como: criou o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior e também do rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental, médio e superior. 
II - A LDB 9394/96 em nenhum momento abordou a questão da religião por achar esse tema bastante polêmico.
III - A LDB 9394/96 determinou que para ser credenciada como universidade, a instituição deve ter no mínimo um terço de seus professores com títulos de mestre ou doutor.
IV - A LDB 9394/96 estabeleceu que universidades poderão ser descredenciadas pelo Conselho Nacional de Educação quando não apresentarem desejada qualidade. 
V - A LDB 9394/96 não abordou a questão da valorização do magistério, pois achou melhor não estabelecer critérios de ingresso e progressão, criando bases para a estruturação da carreira.
São corretas as afirmações: 
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
Questão 9: As instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas:
A) Somente públicas - mantidas e administradas pelo poder público.
B) Somente privadas - mantidas e administradas pelo estado.
C) Somente públicas - mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
D) Públicas - mantidas e administradas pelo poder público e Privadas - mantidas e administradas por pessoasfísicas ou jurídicas de direito privado.
E) Públicas e Privadas - mantidas e administradas pelos municípios.
Questão 10: De acordo com a LDB 9394/96, compete aos estados, ao distrito federal e aos municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União:
I - Organizar, manter e desenvolver órgãos e instituições oficiais do sistema federal.
II - Recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental.
III - Zelar, junto aos pais e responsáveis, pela freqüência à escola.
IV - Coordenar a política nacional de educação, exercendo função normativa em relação às demais instâncias educacionais.
São verdadeiras as afirmações:
A) I, II e III
B) II e III
C) II e IV
D) I, II e IV
E) I, II, III e IV

Outros materiais