Buscar

aula 2 Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I 
Título	
SEMANA 2
Descrição	
A Constituição de 1988 desenhou em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princípios próprios do modelo liberal clássico de forma conjugada com outros, típicos do modelo socialista. Esse pluralismo principiológico se faz sentir ao longo de todo o texto constitucional, especialmente no art. 170, CRFB, que adota a livre iniciativa como princípio da ordem econômica, sem desprezar, no entanto, o papel do Estado na regulação do mercado. Considerando tal constatação, responda:
Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88?
Resposta:
 O pluralismo principiológico ao conciliar diferentes posições políticas e visões de mundo permite à acomodação dos anseios e reivindicações de diferentes grupos sociais favorecendo maior adesão ao texto constitucional e estabelecendo condições mais favoráveis para sua permanência no longo prazo evitando excessivas mudanças conjunturais.
Diante de tal característica, como a doutrina classificaria a CRFB/88?
Resposta:
Nesta perspectiva diante do pluralismo principiológico evidenciado no enunciado a Constituição de 1988 se caracteriza como uma Constituição compromissória para abacar diferentes concepções ideológicas em seu texto.
Desenvolvimento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes