Buscar

questionário sobre lipídios (respondido)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lipídios 
	Quais são as vantagens dos lipídeos sobre os carboidratos como substâncias de reserva? Quais as desvantagens? Vantagens = fornecem mais energia, mais ligeiros ao armazenar, insolúveis em água. Desvantagens = não são rapidamente digeridos, difíceis de transportar (em relação ao carboidrato).
	Quais as semelhanças e diferenças estruturais entre triacilgliceróis e sabão? Como o sabão pode facilitar a remoção de triacilgliceróis de uma superfície? Ambos têm ácidos graxos em sua estrutura e possuem hidrofobia (ainda que, no caso no sabão, seja apenas uma parte). Ele facilita pois possui característica anfifílica. Ou seja, liga-se às estruturas hidrofóbicas e à água. 
	Diferencie glicerofosfolipídeos, triacilgliceróis e esfingolipídeos realçando seus constituintes. Glicerofosfolípidios e esfingolipídeos são moléculas anfipáticas; triacilglicerol é hidrofóbica.
	Explique a importância dos esteróis para a estrutura das membranas das células eucarióticas. São importantes para a fluidez da membrana, afinal, membranas animais possuem colesterol, e em vegetais há outros esteróis. 
	Relacione ponto de fusão com insaturação. Insaturações tornam a cadeia mais rígida, isso dificulta o empacotamento das moléculas entre si, aumentando as distâncias intermoleculares, enfraquecendo as forças de atração e, por fim, diminuindo o ponto de fusão.
	A que se referem os termos “gorduras saturadas” e “gorduras trans” frequentemente usados em relação a aspectos nutricionais? Gorduras saturadas = sua ingestão promove efeito mais intenso sobre a colesterolemina, ocasionando o aumento da concentração sanguínea de LDL-colesterol (colesterol ruim). (São encontrados em alimentos de origem animal.)
Gorduras trans = elevação do colesterol total e da LDL-c, e ainda possui o agravante de reduzir o HDL-c (colesterol bom).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais