Buscar

Atividade 1 Elaboração e analise de projeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 Elaboração e analise de projeto
Olá estudante,
Tendo em vista que a tendência do ideal é uma educação com valores democráticos, de justiça, respeito à diversidade como também valorização da cultura de origem, compromisso com a coletividade, respeito ao meio ambiente, enfim, uma educação que vise à formação de um cidadão global.
Escolha no mínimo 3 valores democráticos e descreva a importância dos mesmos na Elaboração de Projetos.
Caso o seu colega tenha escolhido valores democráticos diferentes do seu, aproveite esta oportunidade para discutir/refletir, ok?
Juntos construiremos novos conhecimentos.
 
Critérios de avaliação:
Aderência ao conteúdo
Pertinência ao tema proposto.
Clareza na exposição das ideias
Coerência e coesão -
Utilização da norma culta da língua portuguesa
Criatividade e autonomia
Originalidade do texto, elaborado com suas palavras, não sendo permitida a cópia de materiais de outra autoria. Participação e colaboração Além da sua resposta, você deve contribuir com pelo menos dois comentários dos colegas
 
Pontuação:
A pontuação será atribuída de acordo com os critérios acima e com a seguinte estrutura:
Até 1,5 pontos pela resposta principal
Até 0,5 pontos pela réplica
Até 0,5 pontos pela tréplica ou 2ª réplica.
Lembrando que o fórum vale até 2,5 pontos da nota da N1 e que os critérios são válidos para todas as suas respostas (principal, réplica e tréplica)
valorização da cultura de origem, compromisso com a coletividade, , enfim, uma educação que vise à formação de um cidadão global,
Escolhi falar sobre o “RESPEITO A DIVERSIDADE”, “VALORIZAÇÃO DA CULTURA DE ORIGEM”, E ‘’RESPEITO AO MEIO AMBIENTE”.
Antes de começar vou mencionar um trecho que li no conteúdo da disciplina e que achei importante, “A Pedagogia de Projetos se coloca como uma das expressões da concepção globalizante que permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando, para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência sociocultural. Pensar uma prática pedagógica a partir dos projetos traz mudanças significativas para o processo de ensino/aprendizagem.”
É importantíssimo incluir nos projetos os valores democráticos, destaco os seguintes:
RESPEITO À DIVERSIDADE: como seria chato se todo mundo fosse igual, pensasse e agisse igual, não seria? O ser humano possui uma das maiores riquezas no planeta, que é a diversidade, o mundo se torna mais completo com tantos indivíduos diferentes numa cidade, num país, com suas culturas, etnias e gerações diferentes.
É tão importante aplicar isso em sala de aula, vamos ajudar a formar cidadãos menos egoístas, egocêntricos, mais amoroso, mas claro que isso também deve ser aplicado junto a família no dia a dia.
VALORIZAÇÃO DA CULTURA DE ORIGEM: Vivemos num país onde o que mais existe é a mistura de raça, de crenças, de origem, etc.
Devemos sim aplicar no ensino que cada origem tem um grande valor para todos, e aplicar de forma divertida, propor uma pesquisa, uma investigação da origem de cada um.Tem que ser tomada como matéria prima no processo de construção da identidade, quando os alunos sentirem sua cultura de origem reconhecida, valorizada e presente como recurso no processo de alfabetização, eles encontram aí um espaço de afirmação de sua individualidade e se fortalecem para enfrentar as situações desafiantes da vida. Essa cultura pode ser usada de múltiplas formas, através de desenho, modelagem, dramatização, música, dança, poesia, etc.
Expressar todo esse universo da sua cultura, nas múltiplas manifestações possibilitadas pelo uso das diversas linguagens expressivas - desenho, modelagem, dramatização, música, dança, poesia, etc - é mais um elemento de nossa proposta
 Respeito ao meio ambiente: Com tantos acontecimentos catastróficos no planeta, efeito estufa, aquecimento, global, poluições, etc., Ensinar os alunos requer técnicas e atividades que despertem o lúdico, a curiosidade, criatividade e interação, tornando o aprendizado mais divertido e descontraído.
Usar filmes, desenhos é uma forma bem legal, é muito importante ensina-los que nossa vida depende muito do meio ambiente, outras formas legais aplicar o ensino é com reutilização, reciclagem e redução de produtos e serviços.

Outros materiais