Buscar

COMPETÊNCIA 114CF

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A título ilustrativo, convém destacar o teor do Artigo em comento, senão vejamos:
Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: 
(Redação da EC 45/2004)
I – as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; (EC 45/2004)
Diante da análise das correntes doutrinárias, verifica-se que ainda existem divergências quanto à hermenêutica do inciso I do art. 114 da CFRB/88.
Fato é que de um lado, temos doutrinadores, podendo citar o autor Eduardo Gabriel Saad que, defendem uma interpretação restritiva em relação à competência material da justiça trabalhista, sustentando ser passível a tramitação na esfera justrabalhista, apenas as relações de emprego, ou seja, àquelas contidas na CLT. 
Noutra vertente, há doutrinadores que se posicionam de maneira menos delimitada em relação à competência da justiça do trabalho, Bezerra Leite e Sérgio Pinto Martins, por exemplo, defendem a necessidade de se considerar o princípio da unicidade constitucional, contudo, para sua aplicação é exigível a edição de lei contendo previsão expressa. Sendo observado por Bezerra Leite que a justiça do trabalho também é competente para dirimir conflitos derivados da relação de trabalho, sem que haja texto legal que determine a justiça competente, situações tidas como exceções. Ocorre nas hipóteses de trabalho eventual, assim como relação de trabalho autônomo prestado por profissional liberal, desde que o tomador de serviço não venha a ser consumidor. 
Em linha oposta, o doutrinador Amauri Mascaro Nascimento sustenta a ideia de elasticidade da justiça do trabalho após a edição da EC 45 no que tange à competência para julgar os conflitos que envolvam a relação de trabalho, defende que todas as relações de trabalho sejam amparadas pela esfera trabalhista, sem que haja a necessidade de lei específica que preveja expressamente.
Ademais, o Supremo Tribunal Federal se pronunciou quanto a competência da justiça trabalhista para processar e julgar conflitos decorrentes da relação entre o Poder Público e seus servidores estatutários, in verbis:
INCONSTITUCIONALIDADE. Ação direta. Competência. Justiça do Trabalho. Incompetência reconhecida. Causas entre o Poder Público e seus servidores estatutários. Ações que não se reputam oriundas da relação de trabalho. Conceito estrito desta relação. Feitos de competência da Justiça Comum. Interpretação do art. 114, inc. I, da CF, introduzido pela EC 45/2004. Precedentes. Liminar deferida para excluir outra interpretação. O disposto no art. 114, I, da Constituição da República, não abrange as causas instauradas entre o Poder Público e servidor que lhe seja vinculado por relação jurídico-estatutária

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais