Buscar

Prova GESTAO DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova: 5901959
QUESTÃO:
1. O trabalho pedagógico é o foco de todo gestor escolar, administrador, orientador, supervisor, enfim, de todos os atores pedagógicos. Para que se consiga atingir os objetivos pedagógicos de uma instituição, precisa-se pensar nos desafios e conquistas, que favorecerão o bom desempenho da escola, resultando em sucesso. Diante disso, descreva cinco conquistas que auxiliam no processo da construção do conhecimento, de uma instituição como um todo.
RESPOSTA ESPERADA: 
Algumas conquistas seriam: formação continuada e capacitação dos professores; revisão e atualização da proposta pedagógica, mediante discussão coletiva em conformidade com a realidade da escola; melhores condições de trabalho; uma gestão que favorece a participação de todos nas decisões, sendo democrática e compartilhada; profissionais cada vez mais competentes; participação e colaboração mais efetiva da comunidade escolar; maior busca pela excelência na educação, num contexto mais significado às crianças e aos professores.
QUESTÃO:
2. O gestor escolar apresenta diferentes atribuições, que fazem dele um líder, mobilizando saberes e fazeres dentro da instituição. Dentre suas competências, podemos citar a gestão de competências e a gestão de pessoas. Na gestão de competências, o gestor preocupa-se com os processos de formação de pessoas que, como sujeitos históricos e sociais, buscam construir e (re)construir conhecimentos. E na gestão de pessoas, qual será o papel do gestor frente a equipe? Cite cinco características dessa gestão.
RESPOSTA ESPERADA: 
Nesta gestão, a preocupação encontra-se: 
* no trabalho coletivo; 
* num clima de colaboração e entre-ajuda;
* num ambiente em que todos discutem, apontam sugestões de melhorias ou propõem mudanças e depois de tudo feito, avaliam juntos os resultados; 
* nas pessoas que realizam ações solidárias e sentem-se corresponsáveis pelas atividades desenvolvidas pela escola; 
*num gestor que estabelece parcerias com os diferentes segmentos, numa gestão participativa e democrática. 
* num gestor que vê e ouve todos os atores pedagógicos, dando-lhes espaço para a participação nos debates e decisões de forma autônoma e respeitosa.

Outros materiais