Buscar

TRABALHO ESCRITO ABNT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
DESLIGAMENTO
TECNICO EM INFORMÁTICA
Brasília 
2004
ESCOLA TÉCNICA DE CEILÂNDIA-ETC
DESLIGAMENTO
 
Brasília - DF
2004
�
Técnico em Informática 
Turma P
Português Técnico/Redação Oficial
Relações Humanas no trabalho/ Comportamento Organizacional
Inglês Técnico
DESLIGAMENTO DE EMPRESAS
Brasília
2004
ESCOLA TÉCNICA DE CEILÂNDIA - ETC
TEMA
DESLIGAMENTO
Trabalho de Desligamento apresentado pelo aluno(s), à Escola Técnica de Ceilândia – ETC, como um dos requisitos para a obtenção de nota no Projeto APREENDER.
Brasília - DF
2004
�
DESLIGAMENTO
Projeto de Desligamento apresentado à Escola Técnica de Ceilândia - DF como requisito para a obtenção do título de Técnico em Informática, sob a orientação dos Professores: aprovado em ____ de _____________ de 20____.
BANCA EXAMINADORA
 MEMBRO: ________________________________________
 MEMBRO: ________________________________________
 
 MEMBRO: ________________________________________
 MEMBRO: ________________________________________
 MEMBRO: ________________________________________
DESLIGAMENTO. nº de folhas (17 f.). Técnico em Informatica – Escola Técnica de Ceilândia - DF. Orientadores. Brasília, 2004.
3 - RESUMO
Palavras-chave: Natureza ; Objetivos ; Condução ; Tipos de Desligamentos ; Motivos 
.
Este trabalho apresenta um levantamento dos tipos e motivos de desligamentos dos trabalhadores. Os tipos de desligamento foram descritos pela condução e a natureza de uma entrevista onde cita seus principais métodos por parte do entrevistador, citando a melhor forma de conduzir uma entrevista, mostrando objetivos básicos como o suporte a pessoa desligada, os motivos do desligamento declarado pelo funcionário e pela liderança. Além disso, mostra a importância de estabelecer um feedback entre funcionário e empresa e também os vários tipos de Desligamento por parte da empresa perante a Lei. Enfim, as causas desligamento são complexas e Este estudo, no entanto, buscou apoiar a gestão de pessoas no sentido de identificar estas causas para poder trabalhar cada uma delas, seja de forma individual ou em conjunto, quando necessário. 
 �
 SHUTDOWN. Number Leaves (17 f.) Técnico em Informatica – Escola Técnica de Ceilândia - DF. teachers: Brasília, 2004.
ABSTRACT
Key words: Nature; Goals; Conduction; Types of shutdown; Motive.
This work presents one survey of types and Workers shutdowns of reasons. The shutdown types were described of conduction and nature of an interview where cites its main methods for the interviewer, citing best way to conduct an interview, showing basic objectives as support a disconnected person, the reasons of shutdown declared by employee and by leadership. In Addition, the importance of establishing shows a hum feedback between employee and company and also various types in shutdown of the company before the law. Anyway, as shutdown causes are complex and this study does not, however, sought support Personnel management to identify these causes paragraph power work each one , so individual set whether or in when necessary.
�
SUMÁRIO
63 - RESUMO	�
94 - Objetivo Geral	�
9	INTRODUÇÃO	�
95- Objetivos Específicos	�
106 - Referenciais teóricos	�
10	Natureza de uma entrevista de desligamento	�
102.1 Suporte:	�
102.2 Investigação:	�
102.2 Imagens da empresa:	�
11	Objetivos de uma entrevista de desligamento	�
12	Condução de uma entrevista de desligamento	�
13	Tipos de desligamento	�
135.1 EMPREGADOR	�
135.2 EMPREGADO	�
145.3 APOSENTADORIA	�
155.4 MORTE	�
16	SENTIMENTOS E / OU COMPORTAMENTOS GERADOS COM O DESLIGAMENTO	�
177 - Relevância Social ou Científica	�
188 - Cronograma	�
199 - Considerações Finais	�
2010. Referências	�
�
4 - Objetivo Geral
INTRODUÇÃO
Apresentar as várias maneiras de acontecer um desligamento dentro da empresa, onde poderá acontecer tanto do lado do empregador como a do empregado, mostrando também que para se obter uma boa gestão são necessárias seguir alguns requisitos básicos.
No qual trabalhará a natureza o objetivo os fundamentos e os tipos de Desligamento. 
5- Objetivos Específicos
- Conceituar desligamento
- Citar os meios de desligamento
- Identificar as causas do desligamento
- Explanar sobre os sentimentos e ou comportamentos gerados com o desligamento. 
6 - Referenciais teóricos
Natureza de uma entrevista de desligamento
Uma entrevista de desligamento não procura defeitos, problemas e/ou culpados. Procura oportunidades de melhoria para ambos os lados tanto para a empresa quanto para o funcionário. Uma entrevista de desligamento, basicamente, tem três objetivos a serem atingidos:
2.1 Suporte: 
Oferecer suporte para a pessoa que está sendo desligada é uma questão de ética e responsabilidade social da empresa.
A indicação de sites de cadastro gratuito de currículo, já é uma boa ajuda para muitas pessoas que não sabem por onde começar a procurar novas oportunidades.
Ainda como suporte está a carta de recomendação, que é uma ferramenta importantíssima quando a pessoa sairá a busca de um novo emprego.
2.2 Investigação:
Saber o motivo de desligamento dos colaboradores possibilita que a empresa faça mudanças visando retenção de talentos.
O ideal é a empresa ter um questionário com perguntas padrão para que possamos gerar um relatório de tempos em tempos.
as principais temáticas a serem abordadas, eis aqui algumas como exemplo: Liderança, Treinamento e Desenvolvimento, Ambiente de trabalho, Remuneração e Benefícios, Atividades executadas
2.2 Imagens da empresa:
No momento da entrevista de desligamento, estamos representando a empresa e seus objetivos, tendo que cumprir tanto o papel de fornecer suporte à pessoa desligada quanto o papel de trazer mais resultados para a empresa.
Objetivos de uma entrevista de desligamento
Em qualquer das duas situações abaixo, uma entrevista tem dois objetivos básicos:
Quando o funcionário é demitido: 
Identificar, tanto quanto possível, de maneira natural, as causas que motivaram a demissão são elas competências insatisfatórias procurando sempre saber quais foram, razões pessoais e razões estruturais.
Quando o funcionário é demissionário:
Identificar, tanto quanto possível, de maneira natural, as causas que motivaram o pedido de demissão sendo ele o ambiente de trabalho procurando saber se estar insatisfatório para os funcionários, salário se estar sendo pago no dia certo e se estar adequado para o cargo que ocupa, falta de perspectivas profissionais e de desenvolvimento e todos os motivos que abale psicologicamente ou fisicamente uma pessoa.
Nos dois objetivos ambos tem a mesmo ideal que é receber um feedback ferramenta essencial para o desenvolvimento da empresa do ex-colaborador, além de conhecer a imagem que ele tem da organização e que disseminará pelo mercado, ou seja obter contribuições para ações que o ex-funcionário considera úteis e necessárias para a empresa/área e que não teve oportunidade anterior de manifestar.
 
Condução de uma entrevista de desligamento
Os principais métodos são:
a) Por ser opcional para o funcionário, a entrevista deve ser conduzida com discrição e tato, sem pressões ou insistências por parte do entrevistador.
b) O entrevistador jamais deve assumir uma postura defensiva em relação à empresa ou aos gestores do ex-funcionário. Seu papel consiste fundamentalmente em ouvir
e fazer perguntas inteligentes. Deve falar o mínimo possível.
c) O entrevistador não pode esquecer que, na maioria das vezes, o ex-funcionário está sob forte impacto emocional diante da demissão. Por isso, suas respostas, reações e provocações não devem ser consideradas literalmente. Será mais importante entender o que for dito nas “entrelinhas”
d) Muitas vezes o ex-funcionário “fala” com o corpo ou pelas “entrelinhas”. Na maior parte das vezes, esses “depoimentos” são mais úteis, espontâneos e, portanto, mais importantes que os efetivamente falados ou escritos.
e) Se o entrevistador perceber uma contradição entre a manifestação verbal e a não verbal, deve apontá-la, com sutileza, e solicitar um esclarecimento.
f) O entrevistador não deve permitir que a entrevista descambe para a “fofoca”. Informações e contribuição são muito bem-vindas. Fofocas, não.
g) Uma única entrevista não é consistente para o RH tirar conclusões a respeito da empresa ou de um determinado gestor. É fundamental aguardar uma amostragem representativa – a respeito da empresa ou de determinado gestor – antes do RH propor ou levantar questões corretivas/preventivas.
�
Tipos de desligamento
5.1 EMPREGADOR
Demitido sem justa causa com aviso indenizado
Se for desligado com aviso prévio indenizado – até 10 dias da data do desligamento Exemplo: demissão dia 08/02/2013 – pagamento dia 18/02/2013. Observe que a contagem ocorre a partir do dia seguinte ao desligamento, independente se sábado, domingo ou feriado.
Demitido sem justa causa com aviso trabalhado 
Acontece quando a empresa manda você embora e pede que você trabalhe por mais um mês. Nesse caso, você tem direito a uma redução de jornada no aviso prévio, que pode ser de duas horas diárias ou de sete dias no final deste mês.
Demitido por justa causa
A empresa manda você embora por um erro grave. Situações como indisciplina e desonestidade, por exemplo, são justificativas aceitas por lei para esse tipo de demissão com justa causa.
Demitido abandono de emprego
O abandono de emprego constitui falta grave, o que enseja a rescisão por justa causa do contrato de trabalho. 
A legislação trabalhista não dispõe a respeito do prazo de ausência injustificada para caracterização do abandono de emprego.
A jurisprudência trabalhista fixa a regra geral, de falta de mais de 30 dias ou período inferior se houver circunstâncias evidenciadoras.
Término - Contrato de Trabalho - No prazo
Termino de contrato estabelecido entre o funcionário e o patrão. 
Término - Contrato de Trabalho - Antecipado
Salientamos que no contrato de experiência, o empregado não faz jus ao aviso prévio, entretanto, caberá indenização correspondente a 50% dos dias restantes até o término previsto, conforme o art. 479 da CLT. 
5.2 EMPREGADO
Pedido - Demissão com/sem desconto do aviso
Em outras palavras, ao pedir demissão e dispensar o cumprimento do aviso prévio, o empregado abre a possibilidade do desconto de um salário mensal da sua rescisão contratual.
Pedido - Demissão com aviso trabalhado
Este pedido de demissão deve ser utilizado quando o empregado desejar cumprir os 30 dias de aviso prévio. No pedido de demissão o empregado não tem o direito a redução da jornada de trabalho nesse período, ou seja, trabalhará com jornada normal até o final dos 30 dias.
Pedido - Demissão por justa causa
Também conhecida como rescisão indireta, esse tipo de demissão ocorre quando há falta grave da parte do empregador na relação de trabalho. É chamada na legislação trabalhista como justo motivo para rompimento do vínculo empregatício por parte do empregado.
5.3 APOSENTADORIA
Aposentadoria com ou sem continuidade de vinculo
A continuidade do vínculo empregatício, após a aposentadoria espontânea, importa no pagamento de todas as indenizações decorrentes da dispensa imotivada, especialmente a multa de 40% do FGTS do período posterior à percepção do benefício previdenciário.
Aposentadoria por invalidez-Acidente de trabalho
A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados incapacitados para trabalhar ou realizar qualquer atividade que garanta o seu sustento.
Aposentadoria por invalidez-Doença Profissional
Será concedida quando decorrer de acidente em serviço (desde que o mesmo se torne inválido), moléstia profissional ou doenças graves, contagiosas ou incuráveis, especificadas em lei.
Aposentadoria por invalidez-Compulsória
Aposentadoria obrigatória do servidor que completar setenta anos de idade; 
O servidor não deve aguardar em serviço a publicação do ato de aposentadoria.
É obrigado a afastar-se no dia imediato àquele em que completou a idade limite de setenta anos;
Os proventos somente serão integrais se, ao completar setenta anos, o servidor contar com tempo de contribuição para aposentadoria integral.
Aposentadoria por invalidez-Especial
O Benefício é concedido a quem tenha trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Para ter direito à aposentadoria especial, o trabalhador deverá comprovar, além do tempo de trabalho, efetiva exposição aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais pelo período exigido para a concessão do benefício (15, 20 ou 25 anos).
5.4 MORTE
Desligado por falecimento
O falecimento do empregado constitui um dos meios de extinção do contrato individual de trabalho, extinguindo automaticamente o contrato.
Para determinação do cálculo das verbas rescisórias considera-se esta rescisão do contrato de trabalho como um pedido de demissão, sem aviso prévio.
Os valores não recebidos em vida pelo empregado serão pagos em quotas iguais aos dependentes habilitados perante a Previdência Social ou, na sua falta, aos sucessores previstos na lei civil, indicados em alvará judicial, independentemente de inventário ou arrolamento.
Falecimento - Acidente de trabalho a serviço
A lei 8.213 de 24 de julho de 1991, em seu artigo 19 conceitua acidente de trabalho como aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Falecimento - Acidente de trabalho de trajeto
É o acidente ocorrido no exercício da atividade profissional a serviço da empresa ou no deslocamento residência / trabalho / residência, e que provoque lesão corporal ou perturbação funcional que cause a perda ou redução (permanente ou temporária) da capacidade para o trabalho ou, em último caso, a morte A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, mesmo que não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. Em caso de morte, a comunicação deverá ser imediata.
Falecimento - Doença profissional 
Os incisos do artigo 20 da Lei nº 8.213/91 trata das doenças profissionais e/ou ocupacionais, que por expressa determinação legal, são equiparadas a acidentes de trabalho. 
São elas: doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício de determinada atividade constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social e doença do trabalho é aquela doença derivada das condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.
�
SENTIMENTOS E / OU COMPORTAMENTOS GERADOS COM O DESLIGAMENTO
O desligamento é um processo delicado não apenas para quem deixa a empresa, como também para quem anuncia a saída do talento, afinal mexe diretamente com a vida e os sentimentos das pessoas. Para que sai, o sentimento gerado pode ser de injustiça, de revolta, de dúvidas
sobre o que fez para merecer tamanho descrédito da organização, a maneira como a liderança informa a demissão impacta diretamente na reputação da própria organização e até no estabelecimento de uma relação saudável entre a empresa e os profissionais que permanecem. 
"É recomendável que o líder se planeje para a conversa, respeitando algumas regras básicas como, por exemplo, demissão não é reunião de feedback, é de extrema relevância que o profissional responsável por informar esse tipo de decisão, passe por um treinamento de demissores. Dessa forma, o líder terá conhecimento necessário para a demissão, utilizar os recursos adequados de como se comunicar a decisão do desligamento, bem como se posicionar frente a este delicado momento vivenciado por todas as empresas.
A demissão envolve sentimentos de fracasso e insucesso, é difícil de ser comunicada e muito difícil de ser recebida. Além disso, tem consequências que abalam ou ameaçam a estrutura básica humana da segurança e sobrevivência das pessoas. Portanto na hora de comunicar a demissão, quem vai comunicar a decisão não se deve tentar ajudar com elogios reconfortantes ou perspectivas otimistas, é preciso ser direto, franco e objetivo. Uma das principais ajudas concretas no mercado é oferecer ao profissional uma ajuda especializada, independente de transição de carreira. Um profissional especializado e sem vínculos com a organização, por exemplo, poderá ajudar o desligado a dar os primeiros passos.
�
7 - Relevância Social ou Científica 
A Relevância Social deste projeto visa a formação intelectual das pessoas e a possibilidade de adquirir conhecimentos específicos, para a elaboração e condução de um entrevista de desligamento, mostrando que existem vários motivos de uma possível exclusão de efetivo de uma empresa. Para se ter uma boa gestão na área de demissionária é necessário estabelecer alguns métodos essenciais, de que haja sempre uma boa comunicação sem que aconteça nenhum tipo de ruído na hora do dialogo, recebendo então um feedback necessário para a empresa, colocando em pauta as falhas e defeitos, dando-lhes uma nova perspectiva, tanto do lado empregado como a do empregador.
�
8 - Cronograma
 
	Datas
	Ações
	Componentes
	
	Apresentação do projeto/ Sorteio dos Grupos
	-
	
	Socialização entre os componentes do grupo
	Todos.
	16/09 a 28/09
	Pesquisa sobre o assunto
	Todos.
	16/09
	Reunião com o grupo
	Todos.
	29/09
	Reunião com professor
	Todos.
	8/09
	Divisão de tarefas
	Entre Igor, João e Lucas
	28/09
	Escrita do Projeto
	Igor.
	15/09
	Produção de slides
	João e Lucas
	13/10
	Entrega do projeto para revisão
	Igor.
	14/10
	Reescrita e correção
	Igor.
	16/10
	Treinamento de apresentação
	Todos.
	22/10
	Apresentação do Projeto e Exposição Oral
	Todos.
�
9 - Considerações Finais 
Neste trabalho foi apresentado o assunto Desligamento, onde prostrou-se desde o principio qual era a natureza e o objetivo de uma entrevista de desligamento, colocando em pauta seus fundamentos e mostrando passo a passo. Como administrar de forma correta e concisa colocando também os vários tipos de desligamento que pode acontecer em uma empresa, mostrando que existe varias maneiras de lidar com o ser humano, revelando-se, que por trás de cada ato de grande impacto emocional, deve-se ter um preparo qualificado para que ocorra de maneira mais adequada para uma comunicação direta, clara e objetiva oferecendo sempre ao profissional um apoio moral e uma ajuda especializada.
Este trabalho foi muito importante para o conhecimento do grupo, pois contribuiu para uma compressão aprofundada sobre o assunto, desenvolvendo competências de investigação e de direitos permitidos por Lei.
 
10. Referências 
Dos seguintes sites da web:
 http://www.unesc.net/portal/capa/index/243/5023
 http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/resolucao
 http://sites.unifra.br/cipa/AcidentedoTrabalho/tabid/2023/language/emUS/Default.ax
 http://www.kombo.com.br/downloads/pdf/KOMBO_desligamento.pdf
 http://www.jrmcoaching.com.br/blog/qual-o-objetivo-de-uma-entrevista-de desligamento/
http://auditecma.com.br/downloads/Tabelas_Pratricas/TabeladeCodigosdeAfastamentonaGFIP.htm
FAAST
DESLIGAMENTO
2004
�PAGE \* MERGEFORMAT�18�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais