Buscar

APOL 5 GESTÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 5 -Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
 1- Existem três tipos de auditorias para avaliação do sistema de gestão ambiental. A de primeira parte (interna), a de segunda parte (externa) e a de terceira parte (externa). Observe os comentários:
1. Auditoria de primeira parte ocorre quando a própria organização realiza uma auditoria sobre a contribuição de seu sistema de e seus procedimentos em relação ao seu desempenho ambiental.
2. Auditoria de primeira parte é realizada pela organização cliente sobre uma empresa fornecedora para verificar os impactos ambientais.
3. Auditoria de primeira parte é realizada por organizações independentes na empresa que busca certificação SGA ISO 14001.
4. Auditoria de primeira parte busca melhorar a eficiência da organização em termos de desempenho ambiental.
Qual das alternativas a seguir apresenta auditoria de primeira parte?
R: Somente as alternativas 1 e 4.
 2- A Auditoria Ambiental é processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar de forma objetiva evidências que determinem a conformidade do Sistema de Gestão Ambiental. Para a obtenção das evidências o auditor usa os seguintes meios:
1. Entrevistas com empregados
2. Observação das práticas de trabalho
3. Exames dos processos de produção
4. Controle dos equipamentos e revisão da documentação
Assinale a alternativa correta:
R: Somente as alternativas 1 e 4 estão corretas
 3- Uma grande empresa brasileira está se preparando para entrar com seus produtos no mercado europeu, sendo esse um mercado bastante exigente quanto os aspectos ambientais de empresas e produtos. Qual tipo de auditoria deverá ser realizada para demonstrar que a empresa brasileira possui um sistema de gestão ambiental implementado?
R: Auditoria de Sistema de Gestão
 4- Revisada em 2015, a ISO 14001, que estabelece os requisitos para um padrão de Gestão Ambiental, é uma ferramenta de negócios capital para organizações que buscam um melhor desempenho ambiental durante o ciclo de vida de seus produtos. Tendo em vista tal revisão, as organizações que eram certificadas ISO 14001:2008 e pretendem manter sua certificação devem passar por recertificação até, no máximo, 2018. Para tanto é necessário se submeter a uma auditoria. Observe as afirmações sobre os tipos de auditoria  para a empresa que busca a recertificação em ISO 14001:2015
I. A empresa passará por auditoria de primeira parte, pois é possível realizar a recertificação em ISO 14001 com funcionário interno à empresa.
II. A empresa passará por auditoria de segunda parte, pois somente as empresas cliente podem recertificar em ISO 14001 suas empresas fornecedoras.
III. A empresa passará por auditoria de terceira parte, pois a recertificação em ISO 14001 é feita por organizações independentes da auditada.
Assinale a opção correta:
R: Somente a afirmação III é correta
 5- Cada vez mais nos debates sobre a reforma ou a modernização do licenciamento ambiental o tema da dispensa tem vindo à tona. Trata-se, em linhas gerais, da isenção do licenciamento ou da licença ambiental para determinadas atividades ou segmentos econômicos, o que pode ocorrer via ato normativo abrangendo situações gerais ou via decisão administrativa do órgão ambiental no caso específico. Muitas vezes essas iniciativas surgem a pretexto de estimular determinados segmentos econômicos, sob a alegação de desburocratização ou de incentivo aos pequenos empreendedores, como no caso da agricultura familiar ou das práticas de extrativismo, por exemplo. Por outro lado, existe o intuito de isentar certas obras públicas, ou de interesse público, sob a justificativa de promoção do bem comum, uma vez que as mesmas ficariam mais rápidas e mais baratas ao serem isentas de avaliação de impacto ambiental. A dispensa se tornou uma prática corriqueira em vários órgãos ambientais estaduais e municipais, que buscaram regulamentá-la de formas e por razões diferentes. Não há, no momento, uma regulamentação geral sobre o assunto disposta em lei, em decreto ou mesmo em resolução do Conama. Adaptado de http://www.conjur.com.br/2017-abr-29/ambiente-juridico-dispensa-licenciamento-ambiental-exige-decisao-fundamentada para fins acadêmicos. Tendo em vista este cenário, assinale a opção correta:
R: A isenção do licenciamento pode ser contrária a Política Nacional do Meio Ambiente, pois um dos direcionamentos desta política é a proteção dos ecossistemas, que poderá não acontecer com as isenções.

Outros materiais