Buscar

FUNDAMENTOS DE MARKETING4a

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE MARKETING 
	201703071948
	 
	Ref.: 201703253162
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As razões para o sucesso dos tablets vão além do preço mais acessível e da portabilidade. O tablet é o símbolo de uma mudança na forma como as pessoas consomem tecnologia. Os usuários enviam e-mails e interagem nas redes sociais - as mesmas tarefas que motivam parte considerável dos usuários a ligar seu PC. Agora, eles fazem isso em uma tela fina e leve, que pode ser levada para qualquer lugar. A Gartner divulgou uma pesquisa afirmando que, em 2014, os computadores pessoais (PCs) deixarão de ser o centro de nossa vida digital. FERRARI, B. É o fim do reino dos PCs?
Revista Exame: São Paulo, ano 46, n. 11, p. 175, 13/06/2012 (adaptado).
Considerando o uso dos tablets no dia a dia das pessoas, no campo pessoal e profissional, avalie as afirmações abaixo.
I. O comportamento de compra do consumidor de tablet é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, sendo os fatores culturais os que exercem a maior e mais intensa influência.
II. Devido à tendência de generalização do uso do tablet, os profissionais de Marketing podem desconsiderar a ocupação e as circunstâncias econômicas do consumidor ao analisar os fatores pessoais que influenciam a compra desse aparelho.
III. O aumento do consumo do tablet indica que os indivíduos estão mais preocupados com a qualidade dos serviços online do que com os aparelhos, dada a mudança no estilo de vida dos consumidores e as influências dos seus grupos de referência.
É correto o que se afirma em
		
	
	II, apenas.
	 
	I e III, apenas.
	
	I, II e III
	
	III, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	 
	Ref.: 201703253153
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O reconhecimento do problema, a busca de informações, a avaliação e seleção das alternativas, a decisão de compra e o comportamento pós-compra são etapas que refletem a (o):
		
	
	estratégia de Marketing baseada em motivos múltiplos
	
	teoria da cultura do consumo
	
	consumerismo
	 
	hierarquia das necessidades apresentadas por Maslow
	 
	processo de decisão de compra do consumidor
	
	 
	Ref.: 201703665624
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quando os consumidores percebem que têm uma necessidade, o impulso apra atendê-la é chamado de ...................................
		
	
	necessidade
	
	atitude
	
	desejo
	
	NDA
	 
	motivação
	
	 
	Ref.: 201703114534
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	João da Silva é um empresário do ramo de bebidas no Brasil. A empresa administrada por João vende, entre outros, os produtos Young e Skolla. Young é uma marca de refrigerante de limão de baixa caloria e Skolla é uma cerveja encorpada e de boa qualidade. João está considerando introduzir a linha Skolla no Oriente Médio, em países como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, nações islâmicas. Com base no estudo sobre ambiente de negócios e sobre Análise, segundo Richers, é viável a introdução da linha Skolla nos dois países?
		
	 
	Não, pois o custo de transporte até o Oriente Médio, associado a impostos e a toda logística de distribuição interna tornariam o produto muito caro para toda população.
	
	Sim, pois a modernização destes países tem aberto novas oportunidades a produtos ocidentais, de forma a vencer a velha barreira cultural entre islamismo e cristianismo.
	
	Sim, pois as capitais destes países, as cidades de Abu Dhabi e Riad estão em franco desenvolvimento. Abu Dhabi recebe o mundial de clubes da Fifa e a Fórmula 1, por exemplo, enquanto Riad possui belos hotéis e recebe milhares de turistas anualmente.
	 
	Não, pois nos países islâmicos citados, o consumo de álcool é proibido, sendo o ambiente político e cultural desfavorável a implantação de Skolla.
	
	Sim, pois o continente asiático experimenta grande boom de crescimento, sendo os países árabes citados importantes mercados consumidores.
	
	 
	Ref.: 201703148076
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(FURNAS - 2005) Beto comprou um cortador de grama que, com duas semanas de uso, apresentou um defeito na lâmina de corte, não mais servindo para cortar grama. A solução do problema, com respeito ao conceito de marketing, é:
		
	
	Beto precisou fazer três contatos com a empresa para registrar sua reclamação. Foi informado que um técnico faria o conserto em 24 horas. Dois dias depois, o técnico consertou o aparelho;
	
	Beto conseguiu, ligando 0800, entrar em contato com a empresa. Sua ligação passou por três funcionários que, tendo prometido a efetuação do conserto, não o cumpriram no prazo.
	 
	Beto, discando 0800, foi rapidamente atendido. A visita de um técnico foi agendada para o outro dia e a peça com defeito foi trocada sem qualquer custo adicional;
	
	Beto ligou para um número de telefone, tal como a empresa o orientou. Sua reclamação foi registrada em uma secretária eletrônica. O aparelho foi consertado em três dias;
	
	Beto conseguiu, após muitas tentativas, entrar em contato com a empresa. A solução dada pela empresa foi encaminhá-lo a uma assistência técnica indicada no manual;
	
	 
	Ref.: 201703323605
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Empresa Target fez uma Pesquisa de Marketing para identificar oportunidades para abrir um novo negócio. A segmentação de Marketing no mercado levou em conta alguns critérios tais como ocupação profissional, renda e o ritmo de compra dos seus Clientes-alvo. Qual segmentação foi utilizada?
		
	 
	Segmentação socioeconômica
	
	Segmentação humanistária
	
	Segmentação psicodemográfica
	
	Segmentação comportamental
	
	Segmentação geográfica
	
	 
	Ref.: 201703091592
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma das formas de aferir e mensurar a população brasileira é a realização do censo populacional. Entre outras coisas, são avaliadas nesta pesquisa as variáveis demográficas da população. Isto quer dizer que entre as variáveis abaixo, NÃO são verificados neste segmento dados de:
		
	 
	estilo de vida.
	
	tamanho das famílias.
	
	raça.
	
	idade.
	
	sexo.
	
	 
	Ref.: 201703323722
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na teoria do comportamento do consumidor, o modelo de Hawkins tem como referência a ideia de que tudo que consumimos está alinhado com nossa autoimagem e nosso estilo de vida. Esses aspectos se constroem por meio das influências internas e externas que recebemos em nosso dia a dia. Para compreender o consumidor de acordo com essas premissas, o modelo de Hawkins propõe uma análise em quatro dimensões. Assinale a alternativa que as indica corretamente.
		
	
	Olhar interno, olhar externo, eu real, eu ideal.
	 
	Necessidade, desejo, demanda, valor.
	 
	Eu particular, eu social, autoimagem real, autoimagem ideal.
	
	Imagem explícita, imagem disfarçada, eu particular, eu social.
	
	Percepção, memória, aprendizagem, cognição.

Outros materiais

Outros materiais