Buscar

Exercicio Dengue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Centro Univeristário UNA
Curso: Enfermagem - MANHÃ/TARDE/NOITE
Profa.: Renata Lacerda Prata Rocha
Identificação – R.E.S., DN: 08.02.52, sexo feminino, cor branca, professora, natural de São Paulo, residente em Belém há vários anos, na Rua das Violetas, 531- Bairro: Hileopólis.
História da Doença Atual - Procurou atendimento no centro de saúde do bairro Jardim América em Belo Horizonte, em 31/07/2016, relatando início dos sintomas em 28/07/2016, com febre, cefaléia, que segundo ela, “se aproxima dos olhos”, astenia, anorexia, dor lombar, dores nos membros inferiores. Percebeu há um dia a presença de “algumas manchinhas vermelhas” no corpo. Nega prurido, queixas digestivas, respiratórias ou urinárias. 
História pregressa de rubéola, confirmada por sorologia. 
Exame Físico Geral - Temperatura axilar de 38,5ºC. PA – 120 x 80 mmHg. Peso - 62,5Kg. Prova do laço: positiva.
Ausculta pulmonar e cardíaca: sem anormalidades. Abdome livre, ausência massas palpáveis.
Questões:
Que outros dados epidemiológicos seriam importantes para esse caso?
Seria necessária pesquisa de ambiente domiciliar e peridomiciliar, pesquisa de viagens em áreas endêmicas.
A anamnese está completa? Há outros fatores que podem ser pesquisados?
Não esta completa. Poderiam ter questionado sobre o histórico de imunização e ter pesquisado sobre pessoas próximas com sintomatologia.
O exame clínico está completo? Quais outras questões poderiam ser avaliadas?
Não. Deveriam ter avaliado pressão arterial em duas posições,verificar frequência do pulso,coletar sangue para a sorologia,preencher o cartão de dengue e notificar em ficha de investigação epidemiológica.
Esse caso é um caso suspeito de dengue? Por quê?
Sim é um caso suspeito.Porque a paciente apresenta quadro de sintomas característico de dengue.
Se sim, como ele seria classificado? Qual seria a classificação de atendimento para esse paciente? Por que? Quais seriam as ações de enfermagem direcionadas a ele?
Todos os pacientes do grupo B devem realizar hemograma e contagem de plaquetas e o resultado deve ser avaliado no mesmo dia. Em gestantes, considerar as particularidades descritas Enquanto o paciente aguarda o resultado de hemograma e plaquetas, deve ser hidratado por via oral, de maneira supervisionada, preferencialmente na unidade de saúde, de acordo com as recomendações do quadro 4. Em caso de intolerância à hidratação oral, deve-se hidratar por via venosa, com soro fisiológico 0,9% com volume de 25 ml/kg em 6 horas (para pacientes idosos ou cardiopatas, iniciar com 250-500 ml, verificando atentamente a tolerância cardíaca), até a chegada do resultado de exames. Administrar paracetamol e/ou dipirona se houver necessidade; Se o paciente permanecer estável durante o período em que aguarda a realização de hemograma e plaquetas, a conduta será definida a partir da chegada do resultado destes exames. Caso o paciente apresente sinais de alarme e/ou choque durante este período, conduzir como grupo C ou D. 
Qual seria o exame laboratorial para confirmar o caso de dengue a ser solicitado para essa paciente? Por quê?
 Isolamento do agente Teste rápido para detecção de antígeno viral 
ou Métodos sorológicos:anticorpos da classe IgM, em única amostra de soro, ou o aumento do título de anticorpos IgG (conversão sorológica) em amostras pareadas.
Há outros exames laboratoriais a serem solicitados? Quais? Justifique essa conduta?
Hematócrito e plaquetometria são os mais importantes para o acompanhamento dos pacientes com manifestações hemorrágicas.
Hemoconcentração indica provável alteração de permeabilidade capilar (extravasamento plasmático), associado à gravidade. Queda de hematócrito pode sugerir hemorragias. A redução na contagem de plaquetas, principalmente quando associada à elevação concomitante do hematócrito, pode também indicar risco aumentado de evolução desfavorável.
Como seria a classificação clínica desse paciente? Por que?
Dengue sem sinal de alarme.
Frente a um caso suspeito de dengue, qual seria a conduta do enfermeiro em relação à comunidade na qual o paciente está inserido?
Orientar a população quanto à doença, sinais e sintomas e ações de prevenção e promoção da saúde,realizar visitas domiciliares realizar notificação de caso suspeito, acompanhar o caso e confirmá-lo realizar investigação do caso.
Identificação: J.J.M., feminino, 34 anos, do lar, parda, residente no município de Belo Horizonte, bairro de Nova Estação, procurou a UBS em 20/08/2016. História da doença atual: refere que há seis dias teve início de febre (38ºC), cefaléia, intensa mialgia, artralgia, dor retro-ocular, náuseas, prostração. Fez uso de dipirona com melhora discreta dos sintomas. Refere recrusdescência da febre e dos outros sintomas há um dia. Exame físico: Geral: Prostrada, anictérica, eupnéica, sem adenomegalias. PA 130x90 mmHg, temperatura axilar 38,5ºC, FC: 116 bpm. Pele: sem lesões. Segmento cefálico: sem alterações. Tórax: pulmões livres, ausculta cardíaca normal. Abdome: normotenso, indolor, sem visceromegalias, ruídos hidroaéreos presentes e normais. Neurológico: sem alterações.
Questões:
Esse caso poderia ser suspeito de Dengue? Justifique sua resposta.
Sim,pois ela apresenta mais de um sinal de suspeita.
Há alguma informação adicional na histórica clínica que você considera relevante e que não foi obtida? Liste essas informações e sua relação com outras possíveis doenças.
Se a paciente esteve em áreas endêmicas,se o cartão de vacinas estava em dia,se esta grávida
O médico suspeitou de dengue e solicitou isolamento viral e sorologia para dengue, os quais foram coletados no mesmo dia do atendimento. Solicitou ainda hemograma completo. Com base na conduta diagnóstica, do médico, informe qual seria o exame diagnóstico mais adequado a ser solicitado na fase em que o paciente se encontra. Justifique sua resposta.
Sorologia para dengue deve ser solicitada para todos os casos suspeitos e a amostra deve ser coletada a partir 6º dia dos inícios dos sintomas.
Descreva as possíveis interpretações de resultados para os casos abaixo: A) IgM positiva sem dosagem de IgG ; B) IgM positiva e IgG negativa; C) IgM Negativa e IgG positiva
Possivelmente, o que o médico gostaria de investigar solicitando hemograma completo? Qual a relação dessas alterações na Dengue?
O hemograma tem como finalidade principal avaliar o hematócrito, para identificação de hemoconcentração. Hemoconcentração indica provável alteração de permeabilidade capilar (extravasamento plasmático), associado à
gravidade, além de definir a necessidade de hidratação e resposta a terapia de reposição instituída. Queda de hematócrito pode sugerir hemorragias. A redução na contagem de plaquetas, principalmente quando associada à elevação concomitante do hematócrito, pode também indicar risco aumentado de evolução desfavorável
Porém, antes do médico solicitar tais exames ele deveria ter realizado um procedimento no exame físico. Qual seria ele e com qual objetivo esse procedimento seria realizado? 
A prova do laço deve ser realizada em pacientes com suspeita clínica de dengue do grupo A. A prova deverá ser repetida no acompanhamento clínico do paciente apenas se previamente negativa. A prova do laço positiva pode reforçar a hipótese de dengue e aponta para uma necessidade de maior atenção ao paciente. Entretanto, é importante ressaltar que a prova
do laço não confirma e nem exclui o diagnóstico de dengue, sendo útil apenas para classificar clinicamente o positivo (se positiva, paciente é classificado como grupo B).
Após solicitação de exames, o médico tomou a seguinte conduta terapêutica: prescreveu dipirona. Há alguma outra conduta adicional que você considera relevante e que não foi tomada? Liste todas elas, justificando sua tomada de decisão.
Hidratação oral na própria unidade
Após passar pela consulta médica, a enfermeira realizou a prova do laço na paciente da seguinte maneira: com a paciente em pé, insuflouo manguito do esfigmomanômetro até 150 mmHg por cinco minutos. A seguir, desinsuflou o manguito e, num quadrado de 2cm por 2cm, contou 25 petéquias. A prova foi considerada positiva e a enfermeira afirmou que a paciente estava com FHD.Qual sua avaliação para tais condutas?
Errada,pois aferiram a PA com a paciente em pé sendo que o correto seria com a paciente sentada ou deitada e,deveria ter pegado um quadrado 2,5cm.E prova do laço não é sinal de certeza para diagnostico de certeza para dengue.Para isso deve-se aguarda sorologia.

Outros materiais