Buscar

Trem da vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A partir da orientação recebida, com a pequena introdução do filme "O trem da vida":
Em 1941, um vilarejo na Europa Ocidental recebe o alerta de que os nazistas estão chegando para deportar todos os judeus. Quem dá a notícia é Schlomo, o bobo da aldeia, que é o único capaz de sugerir uma saída: os próprios habitantes irão forjar um trem nazista, interpretando eles mesmo os alemães, os maquinistas e os deportados. Antes da chegada dos verdadeiros nazistas, o trem parte com destino à Terra Prometida. Tudo vai conforme planejado, exceto pelo fato de que as encenações começam a ficar cada vez mais realistas. Os "nazistas" se tornam mais autoritários; os "deportados" começam a tramar uma rebelião contra seus falsos algozes, e outros se declaram "comunistas", querendo lutar contra os fascistas, os burgueses e os imperialistas. Vencedor de inúmeros prêmios em todo o mundo, O Trem da Vida é um dos melhores filmes dos últimos tempos sobre o Holocausto.
Viu-se a necessidade de esclarecer, a partir da orientação recebida, que "competência"se refere à faculdade ou conhecimento especial atribuído a alguém ou a uma instituição para apreciar e julgar certas questões (CHIAVENATO, 2010), mas é com a definição de Zarifian (2001) que se simpatiza melhor, considerando a tarefa orientada, pois se concorda com o autor que a competência procura ir além do conceito de qualificação — ela é a capacidade de a pessoa assumir iniciativas, ir além das atividades prescritas, ser capaz de compreender e dominar novas situações no trabalho, ser responsável e reconhecido por isso.
Por conseguinte, vê-se que, em termos de conhecimento, atitudes e habilidades, pode-se dizer o seguinte: Rabi Schlomo (o "louco") se revela criativo, articulador e visionário ao investir numa solução ousada para o povo escapar dos nazistas, na condição de deportados em um trem alemão falso, para que possam ultrapassar os obstáculos alemães, assim como em várias passagens do filme a exemplo da passagem em que Scholmosugere fazer uma farda superior a do oficial que captura o alfaiate, obtendo a liberdade dele e mantimentos para a viagem;Israel (primo de Rabi) é culto, disciplinado e metódico nos seus afazeres, tem conhecimento da língua alemã, portanto, desempenha importante papel em ensinar alemão aos demais que participarão da farsa; Yankélé (o contador) é hábil matemático, disciplinado, racional e controlador desde o momento em que passa a conter gastos e ideias que esbanjem recursos; Mordéchai (o comandante do trem) é um líder democrático, consegue conceber meios para realizar as tarefas; Schtroul (o maquinista) adquire habilidades técnicas facilmente, é um subordinado disciplinado; Grossman (o campeão de xadrez) é estrategista, introspectivo
Trata-se de uma ficção que aborda elementos da Administração, especialmente relacionados à gestão, a exemplo da divisão especializada do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, espírito de equipe, subordinação dos interesses individuais perante aos gerais.
Para o caso da gestão por competências, pode-se descrever o momento em que se discute quem interpretará o líder nazista, para tanto, eles evocam as principais características que essa pessoa deve ter: conhecimento, habilidades e atitudes de iniciativa e capacidade decisória, cujo escolhido já deve exercitar isso frente aos membros da comunidade.
A gestão por competências também está atrelada à teoria do desenvolvimento organizacional, portanto, o "Louco" é um personagem que consegue se sobressair em muitas passagens do filme, pois atua decididamente sobre a resolução de problemas, assim como Mordéchai em relação ao desenvolvimento de equipes e orientação sistêmica, mas quase todos os personagens conseguem trabalhar o foco da organização como um todo.
Ainda, pode-se dizer que há o domínio da área de atuação (conhecimentos específicos: idioma alemão, mecânica e orientação da locomotiva, leitura cartográfica, administração de recursos diversos), também como se destaca a visão geral (estrutura da organização, papéis e responsabilidades), assim como da proposta desenvolvida da farsa em relação às abordagens e aos obstáculos e o que se necessita em cada passagem dessa viagem para superá-los.
A visão de futuro é uma constante: esperança se reveza com estratégias de ação e abordagens diferenciadas, pois a pequena população é subserviente aos que encabeçam essa grande aventura regida pela ficção, humanidade, técnica e administração, além de outros conhecimentos.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas.3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: Por uma nova lógica. Traduzido por Maria Helena C.V. Trylinski. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

Outros materiais