Buscar

DISCURSIVA DE EDUCAÇAO INFANTIL

Prévia do material em texto

DISCURSIVA DE EDUCAÇAO INFANTIL
Explique os motivos pelos quais a organização do espaço é um dos elementos da prática
pedagógica. 
A organização dos espaços é um dos elementos da pratica pedagógica porque favorece
a relaçǎo ensino aprendizagem. O professor deve estar atento a esse aspecto favorecendo interações espaciais e afetivas na relação de seu planejamento com a educação infantil, pois quanto mais a criança tiver oportunidade de explorar o espaço aberto, melhor serå seu desenvolvimento. Quando se organiza o espaço em uma sala de maternal, por exemplo, deixando um ambiente em que as crianças possam explorar certamente elas vao desenvolver a sua lateralidade e a sua organização espacial.
Qual a esfera do poder executivo... a partir da LDB9394/96
segundo essa lei, Compete ao sistema municipal de ensino a institucionalização da educaçäo infantil em seus respectivos territórios, para que as creches e escolas se enquadrem no prazo Maximo de 3 anos, nas normas estabelecidas por ela isto é, contemplando no primeiro nivel da educação básica providenciando sua autorização e exigindo de seus professores a habilitação legal em curso normal médio ou de nível superior
Descreva um dos objetivos principais das ações de cuidados e educação segundo o IRCNED
 O ORCNEI aponta a autonomia como um dos objetivos principais das ações de cuidados e educação, os bebes dependem de cuidado no inicio da sua vida, a medida que crescem precisam ser incentivados a participar das atividades de seu cotidiano , o que favorece a construção de sua independência ou seja no momento da higiene pessoal e da alimentaçǎo ensinar os pequenos a serem independentes,
o professor somente auxilia nesses momentos, e não faz por eles.
Explique qual o papel desse documento IRCNED para Ed infantil? 
o RCNEl é um documento que visa orientar e ajudar no desenvolvimento da pratica pedagógica dos professores da educação infantil, ele oferece oportunidades para que os componentes das propostas pedagógicas sejam elaboradas de forma que venham contribuir para o desenvolvimento do aluno como um todo.com isso ela oportuniza e garante melhoras para que a criança da Ed. infantil nǎo só obtenha um simples cuidado em sala mais sim construa seu conhecimento como aIgo permanente. O RC NEI foi organizado para servir em embasamento no trabalho pedagógico da Ed.infantil, sempre observando a individualidade de cada criança e a diversidade cultural do pais.
Apresente argumentos que justifiquem os motivos pelos quais as crianças aprendem por meio de
experiências com objetos e situações?
 Por meio de experiências com objetos e situações as crianças percebem marcos significativos para a aprendizagem, pois essas possibilitam á criança que tome consciência de normas de conduta para socializacão. Essas experiências proporcionam as crianças um conhecimento de mundo que lhes permite atribuir significados as caracteristicas dos objetos, cor, forma, textura, e as relações que podem ser feitas entre eles e situaçoes que envolvem movimento, observação e pensamento.
Descreva quais devem ser os aspectos a serem trabalhados na proposta pedagógica da Ed.infantil?
a proposta pedagógica é a base indispensável que orienta as praticas de cuidado e educação das
instituições de Ed infantil e a relaçǎo com suas famílias, deve ser concebida, desenvolvida e avaliada pela equipe de docente respeitando os princípios éticos politicos e estéticos deferidos nas DCNEI e as normas do respectivo sistema em articulaçǎo com a comunidade institucional e locaI. tal proposta em suas praticas de educação e cuidado deve integrar aspectos fisícos, cognitivas, sociais e culturais das criancas, respeitar a expressäo e as competências infantis garantindo a identidade a autonomia e a cidadania da criança em desenvolvimento.
Apresente a características geral dos estudos de lean Piaget e sua contribuição para a compreensão do desenvolvimento cognitivo das criança? 
Piaget concebeu a forma logica do funcionamento mental da criança que é diferente da lógica do desenvolvimento do adulto, sua teoria esta fundamentada na elaboração do desenvolvimento cognitivo, pois o seu desenvolvimento ocorre na noção por meio de equilibração, pois o desenvolvimento do individuo ocorre no sentido de desequilbrios e equilibracões, o desenvolvimento cognitivo esta compreendido a partir das etapas sensório motora e pré operatório

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes