Buscar

AVALIAÇÃO 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O planejamento financeiro é uma área fundamental na empresa para orientar os investimentos, enquanto que o controle financeiro auxilia no monitoramento do alcance dos resultados planejados. Sobre o planejamento empresarial é incorreto afirmar que:
Escolha uma:
a. O planejamento, em seu nível estratégico, é de longo prazo, visando se antecipar a fatores externos e internos à empresa, geralmente relacionados com as linhas de produtos ou mercados.
b. A partir do planejamento financeiro de curto prazo, pode-se estabelecer o planejamento de resultado, pois se pode projetar sua demonstração, o balanço patrimonial e o orçamento de caixa, bem como desenvolver o plano de financiamento em longo prazo e o plano de investimento de capital.
c. O planejamento, em seu nível operacional, tem a finalidade de maximizar os recursos da empresa aplicados em operações de determinado período.
d. Não se podem aplicar todos os níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional) para a área de finanças.
e. O planejamento, em seu nível tático, tem a finalidade de otimizar parte do que foi planejado estrategicamente.
Feedback
A resposta correta é: Não se podem aplicar todos os níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional) para a área de finanças..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Fazendo uso do orçamento empresarial uma empresa pode usando informações oriundas de outras atividades na empresa prever fundamentado em informações pretéritas, ou seja, informações passadas, quais as estimativas de crescimento e desenvolvimento para o seu futuro. Essa informação pretérita vem contida.
Escolha uma:
a. Relatórios contábeis.
b. Ferramenta de planejamento.
c. Orçamento empresarial.
d. Planejamento contábil.
e. Planejamento financeiro.
Feedback
A resposta correta é: Relatórios contábeis..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Fluxo de Caixa é uma das ferramentas gerenciais indispensáveis para a gestão financeira de qualquer negócio, independente do setor de atuação ou tamanho da empresa. Com base na NBCSP 16.6, 2008 há um modelo consolidado que apresenta elementos que geram fluxos de recursos na gestão pública. Um dos elementos é o fluxo de caixa do investimento que pode ser melhor compreendido com a explicação que segue.
Escolha uma:
a. Ingressos evidenciamos valores totais relacionadas às receitas oriundas da alienação de bens e do recebimento de valores emprestados a outros órgãos e entes da federação. Os desembolsos registram as saídas totais de caixa, referentes às despesas de concessão de empréstimos, aquisição de bens de capital.
b. Os ingressos demonstramos valores totais das receitas e despesas oriundas das operações de crédito (venda de título público, empréstimos e financiamentos). Os desembolsos registram as saídas totais de caixa, relacionadas com as despesas de amortização de dívidas.
c. Ingressos registram os valores totais das operações relacionadas às receitas originárias e derivadas e às transferências, ou seja, é o registro das entradas. Os desembolsos registram as saídas totais de caixa, relacionadas somente com as despesas de pessoal.
d. Os ingressos demonstramos valores totais das receitas oriundas das operações de débito. Os desembolsos registram as saídas totais de caixa, relacionadas com as despesas de amortização de dívidas.
e. Os ingressos evidenciamos valores parciais relacionadas às receitas oriundas da alienação de bens e do pagamento de valores emprestados a outros órgãos e entes da federação. Os desembolsos registram as saídas totais de caixa, referentes somente a aquisição de bens de capital.
Feedback
A resposta correta é: Ingressos evidenciamos valores totais relacionadas às receitas oriundas da alienação de bens e do recebimento de valores emprestados a outros órgãos e entes da federação. Os desembolsos registram as saídas totais de caixa, referentes às despesas de concessão de empréstimos, aquisição de bens de capital..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A execução orçamentária pública possui elementos que podem ser aplicadas nas esferas municipal, estadual e federal, tendo grande importância quando se leva em conta a necessidade dos poderes públicos obedecerem às legislações vigentes. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo sobre os estágios da receita pública e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. A previsão da receita pública é amparada pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
II. Quando do pagamento de impostos por parte do contribuinte, há arrecadação.
III. O estágio do recolhimento se dá com a transferência do dinheiro para a conta do Poder Público.
IV. A previsão do será arrecadado no ano seguinte baseia-se nas médias aritméticas das receitas anteriores. 
Escolha uma ou mais:
a. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Fundamentado no estudo feito acerca dos estágios da receita pública que é o montante de valores recebidos pelo tesouro e que é incorporado ao patrimônio do estado temos a previsão, lançamento, arrecadação, recolhimento, das definições abaixo qual assertiva trás em sequência as definições corretas.
Escolha uma:
a. Consiste na identificação do sujeito passivo, do objeto e do montante. Ocorre no momento em que o contribuinte vai até a rede bancária e faz o pagamento do Imposto de Renda, da guia do IPTU ou da Previdência Social. Ocorre com a transferência do dinheiro para a conta do Poder Público, que ao receber, fará a sua classificação e apropriação, conjunto de atividades conhecido como o recolhimento. É feita com amparo legal no artigo 12 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
b. É feita com amparo legal no artigo 12 da Lei de processo administrativo Fiscal. Consiste na identificação do sujeito passivo, do objeto e do montante. Ocorre no momento em que o contribuinte vai até a rede bancária e faz o pagamento do Imposto de Renda, da guia do IPTU ou da Previdência Social. Ocorre com a transferência do dinheiro para a conta do Poder Público, que ao receber, fará a sua classificação e apropriação, conjunto de atividades conhecido como o recolhimento.
c. Ocorre com a transferência do dinheiro para a conta do Poder Público, que ao receber, fará a sua classificação e apropriação, conjunto de atividades conhecido como o recolhimento. É feita com amparo legal no artigo 12 da Lei de Responsabilidade Fiscal, consiste na identificação do sujeito passivo, do objeto e do montante. (Ocorre no momento em que o contribuinte vai até a rede bancária e faz o pagamento do Imposto de Renda, da guia do IPTU ou da Previdência Social.
d. Consiste na identificação do sujeito passivo, do objeto e do montante. É feita com amparo legal no artigo 12 da Lei de Responsabilidade Fiscal. (Ocorre no momento em que o contribuinte vai até a rede bancária e faz o pagamento do Imposto de Renda, da guia do IPTU ou da Previdência Social. Ocorre com a transferência do dinheiro para a conta do Poder Público, que ao receber, fará a sua classificação e apropriação, conjunto de atividades conhecido como o recolhimento.
e. É feita com amparo legal no artigo 12 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Consiste na identificação do sujeito passivo, do objeto e do montante. Ocorre no momento em que o contribuinte vai até a rede bancária e faz o pagamento do Imposto de Renda, da guia do IPTU ou da Previdência Social. Ocorre com a transferência do dinheiro para a conta do Poder Público, que ao receber, fará a sua classificação e apropriação, conjunto de atividades conhecido como o recolhimento.
Feedback
A resposta correta é: É feita com amparo legal no artigo 12 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Consiste na identificação do sujeito passivo, do objeto e do montante. Ocorre no momento em
que o contribuinte vai até a rede bancária e faz o pagamento do Imposto de Renda, da guia do IPTU ou da Previdência Social. Ocorre com a transferência do dinheiro para a conta do Poder Público, que ao receber, fará a sua classificação e apropriação, conjunto de atividades conhecido como o recolhimento..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Da leitura feita compreendemos que, no que se refere aos estágios da receita, aquela que representa o resultado do confronto da média aritmética das receitas pretéritas auferidas, junto com a previsão da receita para o exercício em foco, onde são consideradas as conjunturas que envolvem leis, variação de preços e crescimento econômico é a letra.
Escolha uma:
a. Arrecadação e recolhimento.
b. Lançamento.
c. Recolhimento.
d. Previsão e lançamento.
e. Previsão.
Feedback
A resposta correta é: Previsão..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que lançamento fiscal é um procedimento administrativo, que decorre de atividade vinculada da autoridade, que tem a responsabilidade de verificar a ocorrência do fato gerador, calcular o valor devido e identificar o sujeito passivo. Ele pode ser feito de três formas, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Por homologação, de oficio e por vinculação.
b. Por declaração, por homologação e por processo administrativo fiscal.
c. De ofício, por declaração e por homologação.
d. Por oficio, por declaração e por eleição.
e. Por intimação, por notificação e por declaração.
Feedback
A resposta correta é: De ofício, por declaração e por homologação..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os estágios da despesa são os atos e ações adotados pelas autoridades competentes. Assim com base no que foi estudado relacione as citações abaixo com as formas de estagio relacionados. (Um)É o ato emanado de autoridade competente, que cria para o Estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição (art. 58 da Lei 4.320/64). (Dois) Consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.(Três) O pagamento consiste na entrega de numerário ao credor do Estado, extinguindo, dessa forma, o débito ou obrigação.
Escolha uma:
a. Liquidação, empenho, pagamento.
b. Empenho, liquidação e declaração.
c. Empenho, liquidação e pagamento.
d. Pagamento, liquidação e empenho.
e. Declaração, liquidação e pagamento.
Feedback
A resposta correta é: Empenho, liquidação e pagamento..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com base no estudo do material disponibilizado sabemos que a disponibilidade financeira é o resultado positivo obtido no confronto de entradas de moeda e da saída de moeda. Assim qual das assertivas abaixo trás um exemplo de disponibilidade financeira.
Escolha uma:
a. Duplicatas a receber.
b. Estoque de mercadoria.
c. Valores em caixa.
d. Adiantamento a funcionários.
e. Veículos.
Feedback
A resposta correta é: Valores em caixa..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A disponibilidade reflete a capacidade de a empresa fazer frente às despesas imediatas assim disponibilidade e liquidez se relacionam, no entanto, não é sinônimo em verdade o grau de liquidez de um bem é que pode dar mais tranquilidade para a empresa em caso de precisar de recursos para cobrir despesas não provisionadas. Assim sendo qual dos títulos abaixo reflete disponibilidade imediata.
Escolha uma:
a. Consorcio.
b. Duplicata a receber.
c. Estoque.
d. Saldo credor banco.
e. Saldo devedor banco.
Feedback
A resposta correta é: Saldo devedor banco..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais