Buscar

PROVA 2 SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE - 06/09/2017

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO II (Avaliação objetiva - individual sem consulta)
Sociedade e Meio Ambiente – 06/09/2017
Prova: 5993218
1-Antes da criação da Organização Internacional do trabalho (OIT), em 1917, foi promulgada a constituição Mexicana, considerada até hoje a Carta Magna mais liberal e moderna da America Latina. Além disso, foi pioneira no que tange à reforma agrária, garantindo direitos aos trabalhadores. Sobre este importante acontecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Em caráter anticlerical e liberal, a Constituição do México anuncia os deveres dos trabalhadores.
( V )Dentre os avanços, destacam-se o ensino laico e a expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e ejidos.
( F )Equiparava as relações entre capital e trabalho, criando, por exemplo, a jornada diária de 12 horas.
( V ) O casamento civil passou a ser obrigatório, e o único válido para os trabalhadores.
2-A oitava Constituição brasileira, promulgada em 1988, representa a redemocratização do Estado, depois de 21 anos de ditadura militar. Com seus 245 artigos e 70 disposições transitórias, é um documento detalhado, tendo como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Ela também comporta algumas normas destinadas a proteger minorias e grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, mulheres, deficientes físicos, entre outros. Com base no teor específico das leis criadas para protegerem esses grupos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O racismo como crime inafiançável e imprescritível.
( V ) A criação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
( V ) A proibição da exigência de comprovação de teste de gravidez nos exames admissionais.
( F ) A criação do Estatuto do Idoso, que abrange pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.
( V ) A prevenção e a coibição da violência contra a mulher (Lei Maria da Penha).
3-A dignidade humana é uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais. Presente na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), consiste num valor previsto na Constituição Federal de 1988, que em seu art. 1º, III, reconhece o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana como princípio fundamental da República Federativa do Brasil. Com base na Constituição Federal de 1988, e sobre a dignidade, analise as sentenças a seguir:
I-A dignidade humana está fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais. CORRETA
II-A condição de dignidade permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual. ERRADA
III-Como um valor em si mesma, a dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para que todos os cidadãos tenham uma vida digna. CORRETA
4-Obedecendo a uma ordem cronológica de acontecimentos históricos, a classificação dos Direitos Humanos deu-se em gerações, sendo uma convenção que se tem adotado para ressignificar as lutas e as revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o cenário atual. Com relação às gerações dos Direitos Humanos, classifique V ou F:
( V ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração – liberdade tem como característica ser individualista, limitando o poder do Estado e defendendo o indivíduo diante do poder do soberano.
( F ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração – fraternidade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo.
( V ) Os Direitos Humanos de Segunda Geração – igualdade, tem como carcaterísticas ser individual/estatal, em que o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo.
( V ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração – fraternidade, tem como características ser coletivo, com direitos de solidariedade, tais como paz, desenvolvimento, patrimônio, autodeterminação dos povos, comunicação e meio ambiente.
( F ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração – liberdade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo.
5-Depois da Independência, o Brasil ganhou uma Constituição a qual tem como intuito organizar o Estado e limitar o poder. No entanto,observou-se que o fato de o Brasil ter uma Constituição não significou que existia um regime constitucional. Para isso, ele deveria legitimar a manifestação e a vontade do povo. Com relação aos direitos que foram garantidos pela Constituição de 1824, analise as sentenças a seguir:
I-A Constituição não manteve a escravidão. ERRADA
II-A Constituição trouxe a liberdade de imprensa. CORRETA
III-A Constituição trouxe a abolição de açoites e demais torturas cruéis. CORRETA
6-A Declaração Universal dos Direitos do Homem surgiu da necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária; portanto, vários acontecimentos e documentos foram propostos em decorrência dessa necessidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o documento que surgiu posteriormente à realização da Declaração Universal dos Diretos Humanos de 1948:
( X ) Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
( ) Revolução Russa.
( ) Carta Magna.
( ) Revolução Mexicana.
7-Na Declaração Universal dos Direitos do Homem – DUDH -, o quesito educação, componente ao 26º artigo, merece ser tratado como prioridade, pois dele vai depender o acesso a muitos outros direitos humanos. Assim sendo, a educação, como direito humano, disputa cm outros prejuízos historicamente acumulados no Brasil, uma vez que a crise da educação brasileira vem de longa data, culminando com a expulsão dos padres jesuítas em 1759. Tendo como referência a Declaração Universal dos Direitos do Homem em seu artigo 26º, analise as sentenças a seguir:
I-Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior está baseada no mérito. CORRETA
II-A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. CORRETA
III-Os pais delegam ao Estado a escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos. ERRADA
8-A Lei nº 11.340, de 2006, mais conhecida como a Lei da Maria da Penha, foi criada na tentativa de coibir a violência contra a mulher. Assim como esta, muitas outras leis foram promulgadas com o objetivo de proteger as minorias e os grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, deficientes físicos, entre outros. Estas leis foram criadas com base em um documento muito importante. Que documento é esse?
( ) Carta Constitucional de 1824.
( ) Constituição de 1967.
( ) Reforma Constitucional de 1926.
( X ) Constituição de 1988.
9-A Constituição mexicana teve um caráter pioneiro, ao ser a primeira Constituição a tratar da reforma agrária. Foi promulgada em 1917 e é considerada uma das mais modernas e liberais Cartas Magnas da América Latina, pois proclamou, com pioneirismo, os direitos do trabalhador, precedendo até mesmo a criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Com relação aos avanços obtidos por esse documento, classifique V ou F:
( F ) A livre comunicação dos pensamentos e opiniões, pois todo o cidadão pode falar, escrever e imprimir livremente.
( V ) A expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e dos ejidos.
( V ) A fixação das relações entre capital e trabalho, como a jornada de 8 horas, regulamentação do trabalho do menor e da mulher, salários iguais para tarefasiguais.
( F ) A liberdade para expor sãs opiniões, mesmo religiosas, contanto que suas manifestações não perturbem a ordem pública estabelecida em lei.
( V ) O direito de greve, organização sindical, justiça do trabalho para arbitrar os conflitos entre capital e o trabalho.
 
10-A Declaração Universal dos Direitos Humanos teve origem após a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1948, após várias lutas históricas, momento em que a soberania absoluta perde espaço para o direito internacional (MACIEL,2012). Foi a indignação da sociedade com relação às atrocidades da guerra provocadas por Hitler e Mussolini que gerou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em 1948, devido à necessidade de se banir a intolerância étnica e racial da humanidade. Sobre este importante marco histórico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A dignidade da pessoa humana é um aspecto fundamental da Declaração.
( F ) A igualdade, a liberdade e a fraternidade são preceitos pouco importantes para a Declaração.
( V ) Os Direitos Humanos são classificados em gerações, obedecendo à ordem cronológica dos acontecimentos históricos.
( V ) Os Direitos difusos e coletivos são classificados como Direitos de Terceira Geração.
FONTE: MACIEL, Marluse Castro. Direitos humanos e cidadania. Indaial: Uniasselvi, 2012.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes