Buscar

RESUMO BEABA DA ACUSTICA PAG 108 Á 141

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TURMA: MANHÃ 5° PERÍODO CONFORTO AMBIENTAL
Resumo do livro Beabá da acústica arquitetônica pág 108 á 141
A importância da acústica
O conforto acústico tem sido relegado a um plano posterior e secundário em projetos arquitetônicos, mesmo em ambientes onde o projeto acústico deveria ser primordial, como no caso de auditórios, estúdios e teatros. Justificativa: os tratamentos acústicos encarecem o projeto e não são tão essenciais. Porém, a correção de um problema acústico é dispendiosa. Ao pensar em um projeto que responda as necessidades acústicas deve-se fazer uma análise criteriosa das condições acústicas externas e internas do edifício projetado, uma vez que, dependendo do uso que será dado a edificação, esta poderá sofrer interferências de fontes ruidosas provenientes do seu entorno, ou, em determinados casos se constituir na própria fonte; de ruído.
Os problemas de acústicas ocorridos nas salas de aula, auditórios e teatros, podem ser evitados desde que haja parâmetros na concepção do projeto desde ambientes e outras etapas de um projeto.
A acústica arquitetônica não parece, mas é uma das, mas importantes etapas de um projeto arquitetônico na hora de se projetar.
O som percebido pelo ouvinte é resultante do raio sonoro direto e dos refletidos. Ao encontrar uma superfície, o som é refletido, absorvido ou transmitido em proporções que depende da dimensão, da forma e do material dessa superfície.
O som é refletido quando há dimensões maiores que o comprimento de ondas caso o contrário, o som sofre difração. A direção dos raios refletidos é influenciada pela forma da superfície. Quando a onda sonora se distribui por todo o ambiente com a mesma energia. A difusão é uma qualidade de acústica ideal para as salas. Superfícies de tetos, pisos, paredes, objetos e moveis são responsáveis pela forma como o som se difunde. Na pratica o som direto emitido pela fonte decai com a área de expansão, é o som que permanece no ambiente, como consequência de sucessíveis reflexões, é o som reverberante.
Quando a pressão é gerada em um ambiente ela cresce gradualmente ate se estabilizar, ao acessar a emissão da fonte, é necessário que decorra um espaço de tempo ate que o som se torne inaudível. O tempo de reverberação é uma das principais características para o desempenho acústico de uma sala. O tempo de reverberação no ambiente corresponde ao tempo que o som leva para sofrer uma queda de 60 dB.
Os requisitos necessários para o bom desenvolvimento acústico de uma sala ocorrem quando a uma boa inteligibilidade, ou seja, clareza do som.
Para salas destinadas a auditórios, conferências, aulas ou peças teatrais tem como fonte sonora a palavra falada. Para salas de concerto, orquestras e operas, a fonte sonora é a musica. Essas fontes diferenciam-se pela potencia, frequência e pelo nível de intensidade. 
O ouvinte apresenta diferentes exigências acústicas para a palavra falada, a inteligibilidade, ou seja, a clareza do som é indispensável, porem para a música, uma grande influencia de aspectos subjetivos é encontrada. A inteligibilidade da voz humana depende da recepção clara de sons, enquanto a musica apresenta sons que são sustentados por uma fração de tempo mais prolongada, em razão dessas limitações, o alcance da palavra falada é menor que o da musica.

Outros materiais