Buscar

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA - Avaliando Aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201402023257)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os reflexos e as reações primitivas são os alicerces do desenvolvimento motor global. Sobre reações e reflexos primitivos assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.
		
	 
	A persistência da marcha automática é um sinal de normalidade e não atrapalha o desenvolvimento motor da criança.
	 
	O reflexo de sucção permanece até o primeiro mês de vida e prepara a criança para a sucção voluntária.
	 
	A reação labiríntica de retificação (RLR) é também chamada de reação de defesa, ocorrendo quando o bebê libera as vias respiratórias da superfície para não se sufocar na posição prona.
	 
	A astasia significa que o bebê não sustenta nenhum peso corporal nos membros inferiores quando colocado de pé.
	 
	Os reflexos e as reações surgem para serem a base da motricidade humana e ao mesmo tempo, é necessário que ocorra a sua inibição, para permitir a entrada do controle cortical.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402076406)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Com relação ao controle motor e aos fatores que influenciam a natureza do movimento humano, Assinale V para alternativa VERDADEIRA e F para FALSA.
		
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
	 
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	 
	Os sistemas que controlam a percepção tem seu papel na determinação das nossas ações. Estes sistemas incluem receptores sensoriais periféricos que enviam aferências para diferentes regiões do encéfalo. As regiões do encéfalo correspondem a níveis de processamento mais elevados, onde as informações sensoriais são integradas.
	 
	Não são somente os fatores relacionados ao indivíduo que influenciam a natureza do controle do movimento, mas também fatores ligados à da tarefa e ao ambiente.
	 
	Dentre os fatores ligados à tarefa que influenciam o controle do movimento, podemos citar as tarefas de estabilidade ou estáticas, que incluem, por exemplo, atividades como andar e correr.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401569732)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A teoria que expandiu conhecimento sobre o Sistema Nervoso Central e que deixou de considerá-lo um sistema sensório-motor que reage aos estímulos do ambiente e o enxergou como um sistema de percepção/ação capaz de explorar ativamente o meio, a fim de satisfazer seus próprios objetivos é:
		
	
	Teoria Hierárquica
	
	Teoria dos Sistemas
	
	Teoria da Ação Dinâmica
	
	Teoria da Programação Motora
	 
	Teoria Ecológica
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402186407)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1. Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com desenvolvimento motor normal
		
	
	d. Apresenta maior movimentação dos membros superiores em relação aos inferiores quando em prono.
	 
	e. Reflexo de sucção presente, para que seja possível a realização da mamada
	
	c. Os quadris permanecem fletidos, levemente abduzidos e rodados internamente.
	
	b. Quando em prono a descarga de peso é feita primariamente na extremidade superior.
	
	a. Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401531824)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A.O.P. criança termo está no terceiro trimestre de vida extra-uterina. Em supino rola rapidamente para prono. Em prono, realiza movimento de pivô em círculos sob o estômago. Sentada, se mantém somente apoiando ambos os membros superiores e, portanto, não manipula objetos. De acordo com o desenvolvimento neuropsicomotor normal, podemos afirmar que esta criança:
		
	
	Está adequada na posição supino, mas está atrasada nas posições prono e sentada.
	
	Está adequada nas posições supino e sentada, mas atrasada na posição prono.
	
	Está completamente adequada para sua idade.
	
	Está atrasada em todas as posturas para sua idade.
	 
	Está adequada nas posições supino e prono, mas atrasada na posição sentado.

Outros materiais