Buscar

Crescimento Interior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ulbra l Empreendedorismo l Gestão da Qualidade l Prof. Lairson Ribeiro Vicente
Luciana Siqueira
Crescimento Interior
No artigo proposto vimos que presidentes-executivos falam de crescimento, e os mercados assim exigem, mas obter o crescimento é difícil. Uma solução possível é criar novos negócios, o que pode ser chamado de empreendedorismo corporativo.
 Sendo assim os modelos básicos de empreendedorismo corporativo são 4. Empreendedorismo corporativo como forma de inovar, o conceito como processo pelo qual a equipes de trabalho, em uma empresa estabelecida, concebem, encorajam, lançam e administram um novo negócio, diferente do da empresa-mãe, mas que aproveita os ativos, o posicionamento do mercado, as capacidades e outros recursos dela. Assim vimos duas dimensões sob controle direto da gerência e que diferenciam a forma de enfocar o empreendimento corporativo;
*A prioridade organizacional
*A autoridade que aloca os recursos, orçamento destinado ao empreendedorismo.
 As duas dimensões geram uma matriz com quatro modelos dominantes: oportunista, facilitador, defensor e produtor.Cada modelo tem uma maneira diferente de estimular o empreendedorismo corporativo.
*Oportunista - Esse modelo diz aos funcionários basicamente o seguinte:Faça tudo que deseja fazer, porque a empresa não tem nenhum sistema formal relacionado a empreendedorismo corporativo. Esse é o modelo em que novos serviços e produtos,são concebidos por pessoas bem sucedidas, não por sistemas.
*O facilitador- Esse modelo diz que qualquer funcionário da empresa pode criar um novo serviço ou produto, com esse modelo, a empresa transmite explicitamente aos funcionários os procedimentos para solicitar capital de desenvolvimento e os critérios que serão usados para determinar qual projeto receberá financiamento. A Google é uma das empresas que tiveram grande sucesso com esse modelo.
*Defensor - Nesse modelo a empresa aloca recursos organizacionais de variados tipos para criação de novos empreendimentos e provê um orçamento modesto ao grupo central. As companhias adotam esse modelo e atuam como especialistas em inovação ,facilitando,em suas unidades de negócios, o empreendedorismo corporativo. É o caso da empresa DUPONT.
*Produtor- O modelo produtor aponta para proteger os projetos emergentes das batalhas territoriais, impulsionar a colaboração entre unidades, desenvolver negócios potencialmente avassaladores, e criar alternativas para que os executivos possam continuar suas carreiras profissionais fora de suas unidades de negócios. A empresa que adotou esse modelo foi a CARGILL, empresa mundial de produtos e serviços agrícolas.
 Vimos que cada um dos modelos descritos exige diferentes processos,habilidades e estilos de liderança.
 Qualquer que seja o modelo escolhido, um conjunto de triunfos rápidos ajudará a aproveitar as lições iniciais e ganhar credibilidade e impulso.

Outros materiais