Buscar

536540 Homem e Sociedade (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA 
Código da Prova: 16268529457
Curso: História (Licenciatura)
Série ou Período: 1º Bimestre - 1º Semestre
Tipo: Disciplina
Aluno: 1601553 - Marco Antônio Rio Branco Martins Neto
I - Questões objetivas – valendo 10,00 pontos 
Gerada em: 06/07/2016 18:57:12
Modo de prova: Exame;
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 536540 - Homem e Sociedade
Questão 1: Assinale a alternativa correta no que diga respeito à relação entre natureza e cultura.
	
A)Natureza e cultura são imiscíveis, permanentemente separadas.
B)Os processos naturais, ecológicos e aqueles culturais, têm uma distância inconciliável, posto que tratem de questões muito próprias.
C)Os objetos artificiais são os que o ser humano cria, ao passo que os naturais são aqueles que dele prescindem.
D)A fala serve de exemplo de síntese entre natureza e cultura, pois caracteriza o encontro de habilidades físicas (naturais) do Homo sapiens-sapiens com o aprendizado cultural.
E)Cultura e natureza são caminhos importantes do conhecimento humano que, para maior eficiência desse aprendizado, devem ser estudados separadamente.
Questão 2: Assinale a alternativa que melhor define o que é endoculturação.
A)Processo por meio do qual se apreende a cultura. 
B)Processo por meio do qual se apreendem os instintos.
C)Processo por meio do qual se apreendem a cultura e os instintos.
D)Processo idêntico à socialização, a mesma coisa.
E)Processo que permite o tratamento, basicamente, econômico da sociedade.
Questão 3: Um dos pioneiros da Antropologia a desenvolver o conceito de cultura foi o americano Franz Boas, que afirma que cada cultura tem uma particularidade histórica. Sobre a importância do desenvolvimento do conceito de cultura dentro da proposta desse autor, indique a alternativa correta:
A)Para Boas e a antropologia, só podemos identificar a produção de cultura a partir da produção de documentos escritos.
B)Os povos desenvolvem a cultura a partir do meio em que vivem e podem ser vistos como povos de cultura exatamente iguais.
C)Para a antropologia, é a partir das experiências vividas pelos povos, em seus locais e em sua história, que cada povo desenvolve a sua cultura.
D)Todos os povos, independente do local em que vivem, desenvolvem a cultura de uma mesma forma.
E)Tanto Franz Boas como Edward Tylor pensam de forma idêntica sobre cultura: as culturas são diferentes e podemos compará-las em seu grau de desenvolvimento: selvagem, bárbara e civilizada.
Questão 4: Assinale as características que distinguem o ser humano de outros animais:
A) O instinto e as ações.
B) O comportamento e a aprendizagem.
C) A formação biológica e a cultura.
D) A cultura e a aprendizagem.
E) Os instintos e a formação.
Questão 5: Sobre os mitos, como elaborações culturais, pode-se afirmar que:
A)são falsos, por isso não podem ser checados cientificamente.
B)são falsos, pois só têm a função de entretenimento.
C)podem ser verdadeiros, mas não podem ser entendidos pela ciência.
D)são importantes no processo de endoculturação e responsáveis por alguns valores que os seres humanos possuem dentro de si, fundamentais à doação de significados dos fenômenos, em geral.
E)são superstições sem valor acadêmico.
Questão 6: Sabemos que ao longo da história, quando as diferentes sociedades são colocadas em contato, acabam de alguma forma se influenciando culturalmente, ou seja, “trocam” ou adotam hábitos umas das outras. Com a chamada “globalização”, um dos efeitos sobre esse fenômeno é o que segue:
A)As diferentes culturas do mundo não possuem mais nenhuma tradição ou originalidade, pois o efeito mais marcante da globalização foi o de homogeneizar as culturas, tornando-as todas idênticas.
B)As diferentes culturas do mundo se fecharam para as possíveis influências externas, pois a globalização é um fenômeno econômico que impõe barreiras alfandegárias como forma de garantir o crescimento do mercado.
C)Existe uma influência cultural maior dos países mais ricos sobre os mais dependentes economicamente, entretanto em nenhuma época histórica anterior houve maior aceitação que agora, de influências mútuas.
D)Antes da globalização, os países mais tradicionais e mais dependentes é que influenciavam de forma mais intensa os países mais ricos e modernos; agora o que acontece é o inverso.
E)A globalização é um fenômeno que possibilita o isolamento cultural dos povos mais tradicionais, e aumenta o ritmo de mudança de hábitos nos países mais ativos economicamente no chamado “mercado global”.
Questão 7: Podemos observar que o contato com uma cultura diferente de seu grupo social de origem, pode ter alguns efeitos sobre os indivíduos. Entre esses efeitos está o processo que é conhecido como ACULTURAÇÃO. Esse conceito pode ser explicado como segue:
A)É a capacidade que uma cultura desenvolve no sentido de manter intactos seus próprios valores e saberes tradicionais, mesmo quando em contato com a diversidade cultural.
B)Pode ser explicado como o processo de tornar os indivíduos membros de um grupo social; todos nós somos modelados de acordo com a expectativa do meio social em que crescemos.
C)Esse conceito descreve a atual situação decorrente da globalização, em que os países do mundo todo se influenciam mutuamente e em igual medida em seus hábitos e valores culturais.
D)É o processo de reforço das tradições de uma cultura, quando todos os indivíduos se recusam a ser influenciados por outros grupos sociais, isolando-se culturalmente.
E)É o processo de perda das tradições dentro de um grupo social, quando seus indivíduos passam a adotar sistematicamente um modelo de comportamento e valores de uma cultura alheia, de fora.
Questão 8: Os símbolos fora de contexto, como o exemplo da tatuagem tribal dos maori descrito no livro-texto, são cada vez mais abundantes. Partindo dessa constatação, assinale a alternativa correta para os dias atuais influenciados pelo processo de globalização.
A)Como os símbolos cotidianos independem do consenso em torno da interpretação, é incomum que, quando usados em um contexto diferente do original, eles sejam interpretados de igual modo às convenções da cultura que lhes deram origem.
B)Não se “adota” símbolos de outras culturas ou de outras convenções sociais, pois há a tendência de que as pessoas não adaptem os significados desse símbolo à sua própria realidade.
C)Há movimento patrocinado pela globalização para impedir essa difusão de símbolos, posto que tal alastramento prejudique a expansão das corporações para outros mercados (Estados-nação).
D)Os símbolos fora de seus contextos culturais atrapalham a propaganda e o marketing das empresas transnacionais, pois as pessoas vão perdendo suas raízes, o que as distancia do mercado global, generalizante.
E)Os símbolos, fora de sua cultura original, podem ir parar em lugares onde não há essa convenção sobre como ele deve ser interpretado, de modo que as pessoas tendem a dar o sentido mais apropriado de acordo com seu próprio contexto, linguagem e vida social.
Questão 9: A capacidade de simbolização e criação cultural pode ser associada às seguintes afirmações:
A)Simbolizar significa acreditar em coisas que não estão presentes, que não são palpáveis.
B)A simbolização e a criação da cultura nos possibilitam pensar no que não está presente, e comunicar nossa experiência aos próximos.
C)Simbolização é uma forma de garantir a evolução de nossa espécie, gerando uma prole cada vez mais adaptada a qualquer meio ambiente.
D)A criação cultural depende do criacionismo, que decorre de nossa imensa capacidade de simbolizar tudo que está à nossa volta.
E)Aprender a simbolizar nos deu uma vantagem em relação às outras espécies vivas, pois é uma herança genética.
Questão 10: Com relação à importância do Estado e dos conceitos de nação e território para a antropologia, é correto afirmar que:
A)a totalidade de umacultura necessariamente coincide com os traços nacionais.
B)o conceito de nação está vinculado basicamente à dimensão biológica.
C)o Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos econômicos, territoriais e culturais, historicamente definidos.
D)a formação de grandes blocos econômicos destrói a soberania, a autonomia política dos Estados, o que os afasta das negociações tanto comerciais quanto diplomáticas.
E)os Estados nacionais são formações separadas da cultura e não requerem território (recursos ambientais).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes