Buscar

EXERCÍCIOS E AVALIAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS E AVALIAÇÕES - CONTABILIDADE INTERNACIONAL
1. Assinale a alternativa que apresenta as demonstrações contábeis sujeitas à norma internacional IAS 1:
Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Notas Explicativas.
2. O Organismo Norte-Americano que possui o similar no Brasil chamado Comissão de 
Valores Mobiliário s é o (a): Security and Exchanges Commission (SEC)
3. A harmonização dos padrões contábeis internacionais não significa a padronização das normas contábeis. Ela se caracteriza por ser um processo que procura preservar as particularidades dos países, mas de forma a permitir a reconciliação dos seus sistemas de informações contábeis, visando a melhorar a interpretação e o entendimento dos aludidos sistemas. Uma das prováveis vantagens decorrentes da harmonização dos sistemas contábeis é provocar efetiva contribuição para a redução de custos nos trabalhos de auditoria.
4. Assinale o objetivo da aplicação das normas internacionais de contabilidade para os países. Acabar o conflito de interesse entre os países Obter a harmonização contábil (Existem exercícios com as duas respostas como correta)
5. Qual o órgão internacional e independente que, atualmente, estuda os padrões contábeis mundiais, visando a estabelecer uma harmonização de procedimentos válida para os países membros? IASB - International Acco uting Standards Board.
6. A padronização harmônica das normas contábeis internacionais trouxe algumas vantagens para a sociedade. Podemos citar como vantagem da harmonização contábil:
Diminui os investimentos de gerenciamento para os sistemas contábeis locais;
7. Assinale uma única alternativa INCORRETA. Várias entidades são participantes do 
CPC, como membros efetivos ou convidados. Dentre as quais:
Superintendência de Seguros Privados e Secretaria do Tesouro Nacional.
8. Assinale uma única alternativa CORRETA. Várias entidades são participantes do CPC, como membros efetivos ou convidados. Dentre as quais:
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
9. Com referencia as Demonstrações contábeis:
Pelo menos uma vez ao ano, as demonstrações contábeis precisam ser apresentadas pelas empresas.
10. O Pronunciamento conceitual básico intitulado Estrutura Conceitual para a Elaboração de Apresentação das Demonstrações Contábeis, emitido pelo CPC, estabelece diretrizes para a preparação e apresentação das demonstrações contábeis, indica que os registros contábeis devem contemplar, prioritariamente: usuários externos
11. Existem diferenças entre os conceitos citados pela norma internacional IAS 1 e as normas nacionais. Assinale a alternativa que deixa uma destas diferenças claras:ordem do grau de liquidez das contas apresentadas
12. O Pronunciamento sobre a estrutura conceitual para a elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, estabelece as características qualitativas e quantitativas dessas mesmas demonstrações, estabelecendo as diretrizes para a preparação e apresentação das demonstrações contábeis, priorizando a substância e a realidade dos fatos e não sua forma legal, de acordo com esse pronunciamento de estrutura, elaboração e apresentação, podemos afirmar que os registros contábeis devem contemplar, prioritariamente: essência sobre a forma 
13. (IAS 2 - CPC 16) De acordo com a NBC TG 16 (R1) - Estoques, os estoques devem ser mensurados:
pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.
14. Assinale a alternativa que identifica o que de ve ser feito quando se encontra um erro registrado: devem ser corrigidos também em períodos passados, para manter efeitos comparativos
15. Em relação a IAS 2: estoques , analise as afirmativas que se seguem:
I - O custo dos estoque compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos, bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. 
II - O estoque deve ser avaliado ao custo ou pelo valor líquido realizável, dos dois o menor. 
III - Valor justo: reflete a quantia pela qual o mesmo estoque pode ser trocado entre compradores e vendedores conhecedores e dispostos a isso. 
IV - Os estoques podem ser avaliados pelos métodos custo específico, PEPS e média ponderada, sendo proibido o método UEPS. Estão CORRETAS as afirmativas: todas
16. Considerando suas atribuições primárias, a administração empresarial, durante o julgamento para desenvolver uma política contábil a ser utilizada, deve considerar a seguinte fonte :
Verificar todas as orientações ou recomendações existentes e associá-las às normas e/ou interpretações, procurando por temáticas relacionadas ou similares.
17. Mudanças nas estimativas contábeis são :
Mudanças que influenciam diretamente nos critérios ou métodos de avaliação dos valores previamente estimados, que devem estar descritos em notas explicativas, já que acarretam impactos na comparabilidade dos números apresentados.
18. Alterações em práticas contábeis são:
Modificações que, em decorrência de pronunciamentos, interpretações ou por resultar em melhor apresentação das demonstrações contábeis podem gerar ajustes nas demonstrações.
19. O pronunciamento IAS 1 estabelece regras para a apresentação das demonstrações contábeis. Assinale as organizações que estão sujeitas a esta regra: entidades lucrativas ou não, nas demonstrações individuais ou consolidadas
20. Quando, eventualmente, não houver uma norma diretamente aplicável ou uma interpretação de norma, a gestão empresarial deve tomar como referência :
O julgamento próprio para o desenvolvimento e a aplicação das políticas contábeis relevantes para os usuários das demonstrações contábeis das empresas, fazendo com que estas se tornem confiáveis quando analisadas em conjunto
21. De acordo com as normas internacionais de contabilidade, são exemplos de valores relacionados a estimativas:
valor líquido de aplicações financeiras.
22. Aponte a alternativa que especifica o primeiro e o último anos, quando se fala em início e fim da edição e publicação da norma internacional IAS SME:
2001 – 2009
23. Para as instituições financeiras, segundo as normas brasileiras, onde devem ser registrados os bens destinados ao arrendamento mercantil?
No Ativo Não Circulante, no subgrupo Imobilizado
24. O IASB (The International Accounting Standards Board), órgão independente do setor privado, com sede em Londres, que se destina ao estudo dos padrões contábeis, é formado por um Conselho de Membros, constituído por mais de 140 entidades mundiais, dentre elas as brasileiras, Instituto Brasileiro de Contadores e Conselho Federal de 
Contabilidade. Um de seus objetivos é promover a convergência entre as normas fiscais locais e as Normas Internacionais de Contabilidade, de alta qualidade.
25. De acordo com as normas internacionais de contabilidade, assinale a alternativa que apresenta o subgrupo correto que devem ser classificadas os direitos relacionados a capital de giro que devem ser recebidos em um prazo superior a 12 meses: no ativo corrente do Balanço Patrimonial
26. Assinale a alternativa que apresenta a correta definição de valor justo:
montante pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo pode ser liquidado entre partes que assim o desejarem, em uma transação em condições normais de mercado.
27. Dentre as opções abaixo, assinale a que caracteriza uma vantagem, já identificada e reconhecida da adoção da harmonização das normas internacionais de contabilidade para as empresas sediadas nos países que as adotam.
Em países que não possuem padrão próprio de sistemas contábeis, estrutura legal ou organismos profissionais atuantes, a implementação das normas internacionais torna-se mais fácil, em vista de existirem poucos ajustes a serem realizados.
28. O pronunciamento internacional IAS 8 deve ser aplicado por empresas para:
A efetiva contabilização dos efeitos de mudanças de estimativas contábeis e correção de erros.30. Marque a alternativa que representa a descrição que segue: Ativos mantidos: Para a venda no curso normal dos negócios; No processo de produção para venda; ou Na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos no processo de produção ou na prestação de serviços. Estoque

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes