Buscar

ORÇAMENTO PÚBLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORÇAMENTO PÚBLICO
Em quais situações a LOA pode ser alterada?
Resposta: Planejamento mal formulado, variação de preço dos bens e serviços, fatos imprevisíveis e urgentes (calamidade pública, comoção interna, guerra), ineficiência na administração tributária (arrecadação de receitas e recuperação de créditos), inflação desordenada ou estagnação econômica, subestimação ou superestimação das receitas, não inclusão de programas de trabalho ou de algumas despesas na LOA, dentre outros. Nessas situações o Executivo dever enviar um projeto de modificação da LOA, solicitando créditos adicionais (autorizações para a realização de despesa que não foram incluídas na LOA ou que foram incluídas, porém, de forma insuficiente) e indicando de onde virão os recursos para atender as novas solicitações. 
O orçamento público pode assumir que tipos? 
Resposta: No que se refere aos processo de elaboração, aprovação, execução e controle, os orçamentos podem assumir três diferentes tipos: Legislativo, Executivo ou Misto. - Legislativo: utilizado em países parlamentaristas, no qual a elaboração, a votação e a aprovação são de competência do poder Legislativo, cabendo ao poder Executivo a sua execução. - Executivo: utilizado em países onde impera o poder absoluto, no qual a elaboração, a aprovação, a execução e o controle são da competência do poder Executivo. - Misto: utilizado nos países cujas funções legislativas são exercidas pelo Congresso ou Parlamento, sendo sancionado pelo chefe do poder Executivo. Sua elaboração e execução são de competência do poder Executivo, cabendo ao poder Legislativo sua votação e seu controle.
Qual a diferença entre o Princípio da Publicidade e o Princípio da Transparência?
Resposta:O princípio da publicidade refere-se apenas à obrigação de divulgar as informações e a transparência refere-se à divulgação de forma clara e inteligível, em linguagem simples que possa ser entendida pelo "cidadão mediano".
No que consiste o Princípio Orçamentário do Equilíbrio?
Resposta:O princípio orçamentário do equilíbrio preconiza que o montante da despesa autorizada em cada exercício financeiro não poderá ser superior ao total das receitas estimadas para o mesmo período. Com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), a questão do equilíbrio orçamentário adquiriu maior importância, a partir da premissa básica de que deve haver equilíbrio das contas públicas
Por que os processos de discussão e aprovação do orçamento ocorrem apenas no âmbito do Poder Legislativo? 
Resposta: Quanto aos aspectos relacionados com a elaboração, discussão, aprovação, execução e controle, o Brasil adota o orçamento do tipo misto, no qual o Poder Executivo prepara a Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), que é enviado para discussão e aprovação por aparte do Poder Legislativo. Uma vez aprovado, o projeto se transforma na Lei Orçamentária Anual (LOA) que é executada pelo Poder Executivo. O controle da execução orçamentária é realizado pelo Poder Legislativo com auxílio dos Tribunais de Contas. A discussão, a aprovação e o controle do PLOA ocorrem no âmbito do Legislativo porque este Poder é que representa o povo (Câmara) e o Estado (Senado), o que confere legitimidade à lei orçamentária, como ademais a qualquer lei
Qual o conceito legal de Orçamento?
Resposta:Orçamento é um instrumento dinâmico que fixa a despesa e estima a receita para um exercício financeiro.
Quais são os tipos orçamentários?
Resposta:O tipo de orçamento adotado por um país está vinculado ao regime político e à forma de governo. No Brasil, já foram adotados os três tipos de orçamento. Legislativo Adotado em países parlamentaristas. A elaboração, votação e aprovação são de competência do Poder Legislativo; a execução é de competência do Poder Executivo. (No Brasil, Constituição Federal de 1891); Executivo Utilizado em países onde impera o poder absoluto. A elaboração, aprovação, execução e controle são de competência do Poder Executivo. (No Brasil, Constituição Federal de 1937); Misto Empregado em países com funções legislativas exercidas pelo Congresso ou Parlamento, que, por meio de votação, aprova o orçamento e exerce o controle sobre sua execução. A sanção, elaboração e execução são de competência do Poder Executivo. Esse é o tipo utilizado atualmente no país. (No Brasil, Constituição Federal de 1988).
Quais são as espécies de orçamento?
Resposta:As espécies de orçamento são: orçamento clássico ou tradicional, orçamento de desempenho ou por realizações, orçamento base zero ou por estratégia, orçamento-programa e orçamento Participativo.
Quais são as esferas orçamentárias?
Resposta: O Orçamento é subdividido em três esferas: -Orçamento Fiscal - F (código 10): referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. -Orçamento da Seguridade Social - S (código 20): abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público. O § 2o do art. 195 da CF estabelece que a proposta de Orçamento da Seguridade Social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na LDO, assegurada a cada área a gestão de seus recursos. -Orçamento de Investimento das Empresas Estatais - I (código 30): orçamento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
Quais são as funções orçamentárias de intervenção na economia?
Resposta: -Função alocativa - A função de alocação consiste basicamente em destinar recursos para produção de bens ou serviços necessários à população e que não são supridos pelo mercado, geralmente em decorrência de duas situações: desequilíbrios e excesso de risco -Função distributiva - O sistema capitalista tende a gerar concentração de riquezas uma vez que o ¿sucesso¿ na aplicação do capital por uma pessoa, um grupo ou um setor econômico atrai mais capital. -Função estabilizadora - Esta função tem por objetivo evitar a perda das conquistas decorrentes da aplicação das outras duas funções assegurando a manutenção de níveis adequados de empregos, de estabilidade de preços e dos fatores produtivos.

Outros materiais