Buscar

Gd de gabaergicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Descrever o processo de síntese, armazenamento, liberação e inativação da 5-HT, citando os fatores envolvidos (enzimas, transportadores, etc).
A 5-HT assemelha-se à adrenalina em sua síntese, armazenamento e liberação. Seu precursor é o triptofano, um aminoácido derivado da proteína dietética, que não é produzido pelo nossoorganismo e cujo nível plasmático varia consideravelmente de acordo com a ingestão de alimentos (carnes, grãos, laticínios) e o momento do dia. Uma dieta pobre em triptofano leva à redução da serotonina.
O triptofano é ativamente captado pelos neurônios, convertido pela triptofano hidroxilase em 5-hidroxi-triptofano e, a seguir, descarboxilado por uma aminoácido descarboxilase inespecífica em 5-HT. Acredita-se que a disponibilidade de triptofano (principalmente) e a atividade da triptofano hidroxilase constituem os principais processos que regulam a síntese de 5-HT.
Após a sua liberação, a 5-HT é, em grande parte, recuperada por captação neuronal, sendo este mecanismo inibido por muitas das mesmas drogas que inibem a captação de catecolaminas, como os antidepressivos tricíclicos, por exemplo. Os inibidores específicos da recaptação da serotonina constituem um importante grupo de agentes antidepressivos. A 5-HT é degradada quase totalmente pela MAO, que a converte em 5-hidroxiindol acetaldeído, cuja maior parte é desidrogenada para formar o ácido 5-hidroxiindolacético, que é excretado na urina. Essa excreção urinária fornece uma medida de renovação da 5-HT. Além disso, os transportadores proteicos (co-transportadores de sódio) relacionados à finalização da ação da serotonina são alvo da ação de fármacos (como a fluoxetina, por exemplo – inibidor seletivo da recaptura de serotonina).
2. Descrever o papel funcional dos subtipos de receptores 5-HT1A; 5-HT1B; 5-HT1D situados no lado pré- sináptico de uma sinapse serotoninérgica.
  Todos consistem em receptores acoplados à proteína G (receptores tipo 2), com exceção do 5-HT3, que é um canal de cátion regulado por ligante (receptor tipo 1). Todos são expressos no SNC, porém a maioria dos dados funcionais cita os três membros mais importantes do grupo: os receptores 5-HT1, 5-HT2 e 5-HT3.
5-HT1: Predominantemente inibitórios nos seus efeitos (autorreguladores).
            5-HT1A: expressos como autorreceptores pelos neurônios de 5-HT, com efeito auto-inibitório. Estão amplamente distribuídos no córtex e na amígdala, e acredita-se que constituam o principal alvo de drogas utilizadas no tratamento da ansiedade e depressão. Também está relacionado com efeitos comportamentais (sono, alimentação, termorregulação, ansiedade).
            5-HT1B e 5-HTD são encontrados principalmente como receptores inibitórios pré-sinápticos nos gânglios da base.
Os receptores 5-HT1 de subtipo 5-HT1A e 5-HT1D são actualmente os mais importantes terapeuticamente. Os primeiros são especialmente importantes no sistema nervoso central e interferem na ansiedade, humor e no comportamento. Os segundos têm um interesse particular porque são os principais receptores vasoconstritores da 5-HT no território carotídeo. Parte da transdução do sinal faz-se por inibição da adenilciclase.
3. Considerando que a 5-HT pode estar envolvida com mecanismos de ansiedade, o que seria mais útil na terapêutica ansiolítica: um agonista ou um antagonista 5-HT1A
Agonista 5-Ht1A. É um agonista de um ou mais receptores de serotonina. Eles ativam os receptores de serotonina de maneira similar à da serotonina (5-hidroxitriptamina, 5-HT), um neurotransmissor e hormônio e o ligando endógeno dos receptores de serotonina Inibidores seletivos da recaptação da serotoninaOs inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) aumentam a transmissão serotoninérgica e a atividade neuronal pós-sináptica. Inibidores seletivos da recaptação de 5-HT e NA - O mecanismo de ação dos SNRIs (inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina) envolve um bloqueio da recaptação de 5-HT e noradrenalina de maneira dependente da concentração. A venlafaxina e a duloxetina são drogas que podem ser usadas em pacientes nos quais os ISRSs não são eficazes.
4. Descrever o papel funcional do subtipo de receptor 5-HT3
Os receptores 5-HT3 são canais iónicos. Encontrados principalmente na área postrema (região do bulbo envolvida com o vômito) e em outras partes do tronco cerebral, estendendo-se até o corpo dorsal da medula espinhal. São também amplamente encontrados, de forma mais dispersa, em certas partes do córtex e SNP. Estão relacionados com excitação neuronal (autônoma, neurônios nociceptivos) e êmese (vômito), além de efeitos comportamentais como a ansiedade. Como é receptor do tipo 1, a serotonina atuando nele tem efeito excitatório e rápido. A estimulação dos receptores 5-HT3 provoca abertura do seu canal e a passagem de correntes catiónicas que excitam neurónios desencadeadores de vómito. 
5. Considerando que a 5-HT está envolvida com mecanismos de emese, o que seria mais útil na terapêutica antiemética: um agonista ou um antagonista 5-HT3?
Antagonista 5- HT3. Os antagonistas 5-HT3, como o ondansetron, são medicamentos potencialmente ansiolíticos, com poucos efeitos adversos e consideravelmente seguros, porém mais estudos são necessários para a determinação de sua real eficácia no tratamento de transtornos de ansiedade. Sua alta seletividade, a alta potência e a aparente baixa toxicidade fazem deles uma alternativa muito útil na clínica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes