Buscar

Estudo de caso (ANEXO 1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso 1
1- Redução de despesas,	coordenar atividades de compra, armazenamento, distribuição e controle. No caso dos hospitais particulares, que precisam manter a competitividade, reduzem seus custos. Já os hospitais públicos que possui menor orçamento, precisam gerenciar os materiais e não haja desperdícios. 
2-”Dessa forma, “a administração de materiais (AM) consiste em ter os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo...” (CHIAVENATO, 1991).”
3- Materiais permanentes são os mobiliários, equipamentos, instrumentos. Tem vida útil igual ou maior a dois anos, constituem o patrimônio da instituição.
4- Materiais de consumo, são aqueles que após o uso não podem ser estocados novamente. EX: Luvas, seringas e agulhas.
5- “classificações para os materiais: segundo o uso a que se destinam (oxigenoterapia, cateterismo e outros), porte (pequeno, médio e grande), custo, matéria-prima (plásticos, silicone, metais, cerâmica, vidro, tecido e outros), função do controle (material fixo, móvel ou circulante) e função da guarda (perecível, inflamável, frágil, pesado, tóxico, irradiante) (BARA, 1997; CASTILHO; LEITE 1991)”
6- “Prever significa “conhecer com antecipação; antever” (PESTANA, 1994)””. Assim no contexto armazenagem de materiais, é você fazer um levantamento materiais utilizados na instituição (consumo médio mesal) que geralmente é de três meses, mais a margem de segurança, assim define uma cota mensal. 
7- “A provisão diz respeito a reposição de materiais na unidade de enfermagem. Para desempenhar essa função o enfermeiro deve realizar a rotina de requisição de materiais, que pode sofrer pequenas alterações de acordo com a instituição, mas de modo geral, segue os seguintes passos: descrição do material em ordem alfabética com especificação do tipo, dimensão e quantidade; verificação do estoque existente; solicitação semanal, quinzenal ou mensal em impresso próprio, em duas vias ou mais; envio à Chefia do SE – quando necessário; encaminhamento da requisição ao almoxarifado de acordo com as normas do serviço, recebimento do material do almoxarifado sendo que nesse momento deve-se conferir e guardar e por fim controlar os gastos (FONSECA, 1995).”
8- “Sistema de reposição por tempo: em épocas predeterminadas as cotas são repostas integralmente. É a forma mais utilizada na enfermagem, porém propicia a formação de grandes estoques na unidade.”
9- Sistema de reposição por quantidade: quando o estoque chega a um nível mínimo, denominado de estoque de reposição, é feita a reposição do material tendo por base a cota predeterminada, independente de um prazo estipulado. Esse sistema, se bem utilizado, pode revelar-se bastante vantajoso, 6 mas pode ocasionar falta de material caso não seja observado, constantemente o nível mínimo de estoque.
10- “Sistema de reposição por quantidade e tempo: é estabelecida uma cota para um determinado tempo, e em uma época predeterminada, é feita a solicitação de materiais na quantidade necessária para repor o estoque. Esse sistema colabora para o não-esquecimento da emissão de solicitação de material e evita o aumento de estoque, sua realização depende de que se disponha de estudo frequente da previsão de materiais.”
11- Sistema de reposição imediata por quantidade: os materiais são encaminhados diariamente ou com uma frequência ainda maior, para a unidade, de acordo com o consumo. Um inconveniente nesta forma de reposição é quando ocorre o esquecimento do débito de material, ficando a unidade desfalcada.
12- Os procedimentos para guardar o material, deve respeitar o mesmo e existir alguns questionamentos para melhor locação deles. Qual espaço necessário para estocar os materiais? Qual frequência de utilização? Qual tipo de instalação é mais adequada ? Quais as dificuldades para armazenar este material, devido a imcompatibilidade dele com outros?.
13- O controle de materiais não limita-se somente na quantidade, mas também na qualidade. Com este controle efetivo, fornece dados importantes para a previsão, qualidade e durabilidade deste material.
14- “ O controle dos materiais pode ser feito de diversas maneiras através do método ABC (classifica os materiais segundo custo para a instituição); sistema de duas gavetas; sistema de troca/reposição; uso de cadernos com o número 7 de patrimônio e quantidade; fichas técnicas e atualmente o uso do computador (CASTILHO; LEITE 1991).”
15- Inventário tem-se dados corretos e precisos sobre o patrimônio do hospital, o que é necessário para que se possa realizar planejamentos objetivos e para evitar gastos e desperdícios desnecessários.
16- Os inventários podem ser gerais – realizados no final do exercício fiscal da empresa, através da contagem de todos os itens do estoque, não possibilitando reconciliações ou ajustes, nem a análise das causas das diferenças.
 Rotativos - realizados através de uma programação mensal para determinados itens a cada mês, sem necessidade de paralisação do serviço, possibilitando a análise das causas e diferenças e, portanto, um melhor controle.
17- Manutenção preventiva que é realizada periodicamente nos equipamentos com o objetivo de se detectar e evitar que o mesmo venha a apresentar defeitos ou mau funcionamento.
18- Manutenção reparadora que é realizada após o aparelho ter apresentado algum problema tendo como objetivo restaurar, corrigindo o defeito apresentado pelo mesm.
19- Modalidades de Licitação:
Convite - É para no mínimo três interessados que trabalhem com o material requisitado, podendo ser cadastrados ou não, escolhidos pela instituição. Indicada para a compra de valores baixos, estabelecidos pela Lei. 
Tomada de preços É realizada somente entre interessados previamente cadastrados na instituição. Indicada para aquisições de valores médios, estabelecidos pela Lei. 
Concorrência – É uma modalidade entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possui requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital, para aquisição de valores altos. 
Concurso – utilizado entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico. 
Leilão – utilizada entre quaisquer interessados para venda de bens móveis inservíveis para a administração ou produtos legalmente apreendidos ou penhorados. 
20- O pregão que “é uma modalidade de licitação mais recente, instituída pela Lei 10.520, de 17 julho de 2000. A opção por essa modalidade, independente do valor estimado da contratação e da disputa pelo fornecimento de bens e serviços comuns, é feita por meio de propostas e lances sucessivos em sessão pública.
1- Estoque de segurança serve para que não falte produtos. Um desses motivos pode ser o aquecimento de vendas, ou seja vender mais do que a previsão, assim acabando com o estoque ou por atraso de um fornecedor na entrega.
2- Ponto de reposição, é criar uma margem de quando é necessário repor o estoque. Eu tenho 10 de um produto estocado, quando o mesmo atingir a quantidade de 3 tenho que solicitar a reposição. Saber quando solicitar é o ponto de reposição.
3- O ponto de reposição está diretamente ligado ao estoque de segurança, as variáveis que podem ocorrer são as mesmas venda maior que esperada ou atraso do fornecedor. 
4- Política de estoque, define como a empresa vai trabalhar com o seu estoque, se vai existir estoque de segurança ou vai ser no sistema just time. Como os produtos vão ser estocados, com as diretrizes bem firmadas e eficientes, a empresa ganha grande desempenho.
5- Cadeia de suprimentos abrande todo o movimento e armazenagem do produto. Desde o inicio da fabricação, até o consumidor final. “O planejamento e a gestão de todas as atividades associadas à logística interna e Inter organizacional, bem como a coordenação e colaboração entre todos os parceiros da cadeia, sejam eles fornecedores, prestadores de serviço ou consumidores”
6- As deficiências da infraestrutura logística brasileira permeiam todos os setoresde transporte. Rodovias, portos e aeroportos sofrem com a falta de investimento, afetando a demanda e elevando os gastos.
Estudo de caso 2

Outros materiais