Buscar

questões das pol de sustentabilidade ambiebtal 2018

Prévia do material em texto

2-pol 1/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
O despejo irregular de óleo de fritura usado no meio ambiente pode contaminar rios, lagos e comprometer a vida nestes habitats. Há uma informação de que 1 litro de óleo pode prejudicar até 25 mil de litros de água. No próprio solo, o lançamento indevido também é prejudicial, causando a proliferação de microorganismos e danos às plantas. Jogar óleo de fritura nos ralos também provoca entupimentos nas instalações internas e nas próprias redes de coleta de esgotos. Restos de lixo, muitas vezes jogados indevidamente pela população, aglutinam-se com o óleo e formam uma barreira rígida de sujeira. Adaptado de http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=82, para fins acadêmicos.
Assinale a opção mais adequada acerca do tipo de poluição citado no caso:
	
	A
	Visual
	
	B
	Da água e do solo.
	
	C
	Sonora
	
	D
	Do ar
Questão 2/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Spark Park é o nome do sistema criado pelos americanos, que permite usar as fezes dos cachorros para a produção de energia. Os parques da cidade de Cambridge, no estado americano de Massachusetts, já estão equipados com a tecnologia, que é capaz de manter suas luzes acesas. A máquina funciona de forma simples, mas para que alcance os efeitos desejados, precisa contar com o apoio dos donos. Para produzir energia, as pessoas que levam seus cães para um passeio no parque devem colocar os excrementos do animal em uma sacola biodegradável e depositá-la em um tubo na máquina. Feito isso, é necessário girar a manivela, para que o conteúdo seja comprimido e o cocô se transforme em gás metano. Esse gás é encaminhado a outro compartimento e quando entra em combustão, gera energia. No caso dos americanos, a capacidade de produção é suficiente para manter as lâmpadas dos postes do parque acesas e outros pequenos aparelhos em funcionamento. A medida é importante por atuar como fator de conscientização, pois estimula o consumo consciente. Apesar disso, um dos pontos negativos é que capacidade energética de produção é pequena, portanto só pode ser usada em pequenos aparelhos. Adaptado de http://ciclovivo.com.br/noticia/sistema_americano_transforma_fezes_de_cachorro_em_energia, para fins didáticos.
Assinale a opção mais adequada referente à relação entre o texto e o Meio Ambiente:
	
	A
	O meio ambiente é sempre heterogêneo, o que dá origem a agrupamentos de seres vivos diferentes.
	
	B
	O meio ambiente é tudo que nos cerca.
	
	C
	O meio ambiente está sempre mudando e evoluindo. Estas mudanças são provocadas pelos seres vivos e pelas próprias atividades humanas, os quais são influenciados por essas modificações, gerando novas alterações. Esta é a essência da evolução.
	
	D
	Dentro do meio ambiente, cada espécie considerada tem um ‘endereço’ (hábitat) e desenvolve uma ‘profissão’ (nicho ecológico).
Questão 3/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
A avassaladora farra consumista desencadeada a partir da Revolução Industrial, potencializada com o avanço tecnológico dos meios de produção e universalizada pela mídia na era da globalização, está custando caro ao planeta. Há evidentes sinais de exaustão dos recursos naturais não-renováveis, já denunciados em sucessivos relatórios do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), no estudo divulgado pela organização não-governamental WWF, segundo o qual “o consumo de recursos naturais já supera em 20% ao ano a capacidade do planeta de regenerá-los”, ou ainda no relatório “Estado do Mundo 2004”, do Worldwatch Institute, quando se afirma que “o consumismo desenfreado é a maior ameaça à humanidade”. Adaptado de http://mundosustentavel.com.br/2006/12/16/consumindo-a-vida/, para fins acadêmicos.
Assinale a opção que melhor se explica a situação descrita no caso:
	
	A
	A Revolução Industrial é o resultado do aumento acelerado da população.
	
	B
	Com o surgimento da Revolução Industrial, houve intensa migração de trabalhadores dos grandes centros urbanos para o meio rural, gerando diversos problemas sociais.
	
	C
	A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, não teve nenhum tipo de participação nos impactos sociais e ambientais do mundo atual, pois é um evento muito distante no tempo.
	
	D
	A Revolução Industrial, incluindo o crescimento industrial, populacional e os hábitos da sociedade, acarretou algumas consequências negativas à vida humana e ao meio ambiente sustentável.
	
	
	
	
	
Questão 4/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Em 1991, oito pessoas e 3 800 espécies de plantas e animais foram trancados dentro de uma redoma de 12 600 metros quadrados, no Arizona, Estados Unidos. Objetivo: criar o modelo de uma colônia humana autossuficiente, capaz de sobreviver em outros planetas. Deu tudo errado... Em pleno deserto, perto de Tucson (EUA), a Biosfera 2 foi construída como uma réplica da Biosfera 1, ou seja, o planeta Terra, com cinco de seus ecossistemas em miniatura: deserto, oceano, floresta tropical, savana e pântano. Para habitá-la foi escolhida uma equipe que viveria isolada do mundo durante dois anos. Comeriam o que plantassem. Reciclariam a água, os dejetos e até o ar. Nada entraria e nada sairia. O isolamento era a base do ideal de auto sustentação que seria transplantado para Marte, se desse certo. O mundo inteiro foi informado da experiência com estardalhaço. A revista Discover comparou-a, simplesmente, à conquista da Lua. Era um grande acontecimento. Mas só na teoria. Por trás do marketing e da publicidade de um investimento de 150 milhões de dólares em experiência científica, tudo deu errado. E, para esconder os fracassos, vieram as fraudes. De saída, a concentração de gás carbônico na atmosfera fechada tornou-se tão alta que foi preciso removê-lo. Só que isso foi feito clandestinamente, sem contar para ninguém. Além disso, por baixo do pano, injetaram ar fresco na redoma. Depois, falharam as colheitas. Houve fome. Uma tripulante que saiu para tratamento médico voltou trazendo contrabando: a bolsa cheia de comida. No final dos dois anos, a tripulação deixou a redoma, magra, pálida, faminta e desacreditada. Depois do fracasso se percebeu que a Biosfera 2 não é de modo algum análoga à Terra. É um meio sintético de um monte de coisas: concreto, vidro, aço e plantas em grandes caixas. Adaptado de: http://super.abril.com.br/ideias/biosfera-2-ascensao-e-queda-de-uma-utopia-verde/ para fins acadêmicos.
Assinale a opção que melhor descreve o porquê do fracasso da Biosfera 2:
	
	A
	A biosfera caracteriza-se por ser uma estrutura muito complexa. A sua composição é resultado de fenômenos físicos associados à própria atividade biológica que ocorre na biosfera há milhares de anos. Esta complexidade dificulta sua reprodução em modelos reduzidos.
	
	B
	Na biosfera estão incluídos a superfície da Terra, rios, lagos, mares e oceanos, e parte da atmosfera e estes elementos não foram acrescentados na Biosfera 2.
	
	C
	A biosfera pode ser dividida em três regiões físicas distintas, a Litosfera - camada superficial sólida da Terra; a Hidrosfera, representada pelo ambiente líquido: rios, lagos e oceanos; e a Atmosfera, camada gasosa que circunda toda a superfície da Terra. A Biosfera 2 não continha a Hidrosfera.
	
	D
	A qualidade da biosfera sofre alterações devido a atividades humanas. Não houve alterações por conta das atividades humanas na Biosfera 2.
	
	
	
	
	
Questão 5/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
O que temos nós, os seres humanos, em comum com os porcos e com anchovas encontradas no Peru e no Chile? O fato de ocuparmos mais ou menos a mesma posição que eles na cadeia alimentar global. Esta é a conclusão de uma equipe de cientistas franceses que, pela primeira vez, avaliou o nosso ranking na grande teia mundial dos alimentos. Este ranking tem uma denominação teórica. Adaptado de https://www.publico.pt/2013/12/06/ciencia/noticia/cientistas-calcularam-ranking-dos-seres-humanos-na-cadeia-alimentar-1615179,para fins acadêmicos
Assinale a opção correta quanto à denominação teórica do ranking citado no caso:
	
	A
	Bioma
	
	B
	Biosfera
	
	C
	Nível trófico
	
	D
	Ecossistema
	
	
	
	
	
0:42:26
3-POL Questão 1/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
A exposição a um exagero de barulho pode ser um fator estressante comparável ao estresse psicológico, podendo levar a alterações no sistema nervoso autônomo e endócrino que promovem a redução de calibre de pequenas artérias, aumentando o risco de lesões vasculares, não só no coração, mas também no cérebro. Ruído em excesso mexe com o corpo e a mente mesmo que de forma inconsciente. Não é difícil imaginar que muito barulho também atrapalha o desempenho cognitivo.  Entre adultos, há evidências de piora da memória e de funções executivas durante a exposição ao barulho e mesmo um pouco depois de sua suspensão. As crianças são ainda mais vulneráveis, já que estão em franco processo de desenvolvimento cognitivo e os estudos apontam que múltiplas dimensões da cognição são afetadas por um ambiente cronicamente barulhento, como é o caso da atenção, motivação, memória e linguagem, chegando ao ponto de entenderem menos aquilo que leem. Essa alta exposição a ruídos pode levar a um comportamento mais agressivo, reduzindo a capacidade de cooperação, o que pode se refletir no trânsito como um círculo vicioso. Mais ruído, mais intolerância, mais buzina, mais intolerância, mais acidentes… Adaptado de http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2017/01/16/interna_revista_correio,565603/quais-sao-os-efeitos-da-poluicao-na-saude-do-cerebro.shtml, para fins acadêmicos. Leia as afirmações relacionadas ao texto:
I. Com o texto foi possível observar que há uma série de comprometimentos sobre a saúde de quem convive com poluição sonora, além daquelas que surgem no sistema auditivo humano.
II. Não há nenhum tipo de regulamentação sobre a poluição sonora e, por isto, as pessoas ficam doentes.
III. Tendo em vista este quadro, é importante buscar agir de forma a evitar a poluição sonora.
Agora assinale a opção correta:
	
	A
	) Somente a afirmação I é correta.
	
	B
	Somente a afirmação II é correta.
	
	C
	Somente As afirmações I e II estão corretas.
	
	D
	Somente as afirmações I e III são corretas.
Questão 2/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
A tecnologia de smart grid, redes inteligentes de energia, estão prestes a mudar radicalmente a forma como lidamos com a energia elétrica em casa, ao automatizar todo o processo de distribuição e ainda monitorar, em tempo real, todos os tipos de gastos. Nos últimos anos, surgiram medidores inteligentes, capazes de se comunicar com a concessionária remotamente, sem precisar da leitura de um técnico. Além de automatizar o envio de informações para a distribuidora, o equipamento fornece mais dados para o cliente. Com a smart grid as informações poderão ser acessadas pela tela do medidor ou por meio de portais e aplicativos para smartphones e tablets. O software permite, por exemplo, que os clientes vejam o consumo, comparem o uso e agendem uma visita técnica para resolver eventuais problemas. No entanto, ainda engatinha no Brasil a possibilidade de oferecer uma ferramenta como essa, apesar de já existir em outros países. Adaptado de http://exame.abril.com.br/tecnologia/esqueca-a-forma-como-voce-consome-energia/ para fins acadêmicos. Com base nestas informações, analise as afirmações sobre a tecnologia de smart grid:
I. As smart grid tem por foco no aumento da eficiência e no controle do fluxo de energia, posto que o próprio cliente tem domínio sobre seu consumo.
II. O uso da metodologia smart grid é uma possibilidade de reversão do quadro brasileiro, em que 16,5% de energia gerada é perdida.
III. As smart grid podem identificar problemas antes que o fornecimento de energia seja interrompido.
	
	A
	Somente a afirmação I é correta.
	
	B
	Somente a afirmação II é correta.
	
	C
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas.
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
O prefeito de Londres, Sadiq Khan, planeja cobrar uma taxa diária de 12,50 libras (cerca de 50 reais) para que os carros e as vans mais poluentes entrem no centro da cidade a partir de 2019, fazendo da capital inglesa a mais recente de várias metrópoles a reprimir veículos que consomem muito combustível. Khan, que sofre de asma, prometeu transformar Londres em uma das cidades mais ecológicas do mundo após ser eleito menos de um ano atrás, com mais ônibus elétricos e a cobrança de taxas adicionais dos carros. Uma Zona de Emissão Ultra Baixa, na qual os veículos irão precisar cumprir padrões rígidos de emissões para entrar ou pagar uma taxa, será instalada a partir de abril de 2019, ao invés de setembro de 2020, como pretendido anteriormente. “O ar de Londres é letal, e não ficarei parado sem fazer nada”, disse Khan. O prefeito também irá fazer uma consulta para expandir a zona para toda a cidade a partir de 2020, contemplando ônibus, carros e caminhões, e para adotar uma área de restrição a carros que incluiria o aeroporto de Londres, no leste, o estádio de futebol do Tottenham Hotspur, no norte, Kew Gardens no oeste e Clapham Common a partir de 2021. Várias cidades, como Paris, Stuttgart, Atenas, Bruxelas e Madri, estão tentando banir os veículos poluentes propondo proibições, multas e restrições, em parte em reação aos relatos de baixa qualidade de ar, que prejudica a saúde das pessoas. Adaptado de http://exame.abril.com.br/mundo/londres-planeja-nova-tarifa-para-circulacao-de-veiculos-poluentes/ para fins acadêmicos. Com esta política Khan está tentando evitar um tipo de poluição do ar. Assinale a opção correta quanto a este tipo de poluição:
	
	A
	Degradação do solo.
	
	B
	Natural
	
	C
	Antropogênica
	
	D
	Ruídos excessivos
Questão 4/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Em 2016 44% de toda a eletricidade comprada pelo Google foi gerada por fazendas de energia eólica e solar. “Estaremos comprando diretamente energia éolica e solar anualmente para contabilizar cada unidade de eletricidade que nossas operações consomem”, disse Urs Hölze, vice-presidente de Infraestrutura Técnica. Segundo Hölze, o custo das energias solar e eólica tem caído bastante, e os preços são muito mais estáveis que os das fontes tradicionais baseadas em carbono, como o carvão. “A ciência nos diz que enfrentar as mudanças climáticas é uma prioridade global urgente. Acreditamos que o setor privado, em parceria com lideranças políticas, deve dar passos ousados e que podemos fazê-lo de forma a gerar crescimento e oportunidades. E temos a responsabilidade de fazê-lo – aos nossos usuários e ao meio ambiente”, completou Hölze. Por isso a compra deste tipo de energia pelo Google, uma empresa que chegou a ser responsável pelo consumo de 0,01% de toda a eletricidade do planeta. Adaptado de https://tecnoblog.net/204600/google-energia-renovavel-2017/, para fins acadêmicos.
Ao utilizar de energia eólica e solar o Google está usando um determinado tipo de fonte de energia. Assinale a opção correta em relação a este tipo de energia:
	
	A
	Fonte renovável.
	
	B
	Fonte não renovável.
	
	C
	Fonte de combustível fóssil.
	
	D
	Fonte de energia braçal.
	1A
	2D
	3C
	4A
	5B
Questão 5/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
A dependência brasileira na hidroeletricidade tem data para terminar. Dentro de 25 anos, a presença das fontes eólica e solar na matriz energética nacional deve superar a das hidrelétricas. O prognóstico é do novo relatório New Energy Outlook 2016, produzido pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), que prevê uma significativa diversificação tecnológica nos próximos anos. Segundo o estudo, a energia hidrelétrica terá sua importância diminuída, representando 29% da capacidade total da matriz em 2040, ao passo que, somadas, solar e eólica responderão por 43%. Tendo porbase estas informações, assinale a opção correta:
	
	A
	A diversificação tecnológica trará, nos próximos anos, um maior uso de combustíveis fósseis.
	
	B
	Haverá uma mudança importante da Matriz Energética do Brasil nos próximos 25 anos, usando cada vez mais fontes renováveis de energia.
	
	C
	Haverá uma tendência de esgotamento dos rios no Brasil, por conta da mudança da Matriz Energética.
	
	D
	Somente com as mudanças que ocorrerão daqui a 25 anos se poderá considerar a matriz Energética do Brasil como “limpa”.
	4-POL Questão 1/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
A preocupação com o meio ambiente e o reforço de algumas leis ampliaram o mercado de consultorias especializadas. Existe uma ampla área de atuação para as consultorias ambientais. Dentre eles se encontram a construção dos Relatórios de Impacto Ambiental. Ao prestar este tipo de serviço as consultorias estão realizando:
	
	A
	Uma síntese mais simplificada, com linguagem acessível e objetivos nas explicações contendo as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da empresa
	
	B
	Uma implantação do Sistema de Gestão Ambiental na empresa, com base na ISO 14001
	
	C
	Uma análise do Impacto Ambiental dos fornecedores de matéria prima da empresa
	
	D
	Uma medição dos impactos ambientais provenientes do uso do produto da empresa por seus clientes
	1A
	2B
	3A
	4D
	5D
	
	
	
	
Questão 2/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Ao longo de um período de quase dois anos funcionários da fabricante de cosméticos Natura mapearam e esmiuçaram 962 processos da extração de matérias-primas até a produção e distribuição dos mais de 2?500 produtos da empresa. Nessa fase, o objetivo era reunir um volume significativo de informações que permitissem calcular, com o máximo de precisão, o impacto ambiental de cada uma dessas atividades. Para mensurar os efeitos no meio ambiente dos 2,5 milhões de catálogos que chegam a cada 20 dias às mãos dos milhares de vendedoras da empresa no Brasil, foi preciso obter dados como o consumo de água da gráfica em que são impressos e o volume de gases de efeito estufa e de outros poluentes atmosféricos e hídricos liberados nesse processo, entre outros indicadores. O levantamento serviu para que a Natura, pela primeira vez, aferisse o valor — em dinheiro — do impacto provocado pela sua operação durante o ano de 2013. Resultado: um dano ambiental de 132 milhões de reais. Adaptado de http://exame.abril.com.br/revista-exame/o-dano-ambiental-agora-tem-preco-definido/ para fins acadêmicos
Com base neste conhecimento, a Natura tem um instrumento de decisão em relação a:
	
	A
	Como elaborar um Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
	
	B
	Seleção de alternativas de desenvolvimento da ação proposta, permitindo, entre outros, a redução dos danos e custos de medidas de controle ambienta
	
	C
	Aumentar a tiragem dos catálogos para atingir mais pessoas que consumam seus produtos
	
	D
	Possíveis auditorias para certificação de seu sistema de gestão ambiental
	1A
	2B
	3A
	4D
	5D
Questão 3/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
A Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), seus princípios, objetivos e instrumentos. Um dos instrumentos mais importantes da PNMA é a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). A AIA é:
	
	A
	Um processo de identificação de alterações que podem ser causadas por uma determinada atividade antrópica, resultante da ação humana, sobre o meio ambiente.
	
	B
	Um processo de avaliação de matriz energética nacional.
	
	C
	Um processo de melhoria na qualidade dos produtos de uma empresa.
	
	D
	Um programa de incentivo do governo às entidades de fiscalização ambiental.
	1A
	2B
	3A
	4D
	5D
Questão 4/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
A Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), seus princípios, objetivos e instrumentos. Um dos instrumentos mais importantes da PNMA é o licenciamento ambiental. Sobre o licenciamento ambiental:
1. É um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
2. Para obter uma licença ambiental o empreendimento depende de um prévio estudo de impacto ambiental e do respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA).
3. Empresas certificadas ISO 14001 tem licenças ambientais renovadas com maior facilidade por serem consideradas ambientalmente idôneas.
É correto o que se afirma:
	
	A
	Somente em 1.
	
	B
	Somente em 2.
	
	C
	Somente em 3.
	
	D
	Em 1, 2 e 3.
	1A
	2B
	3A
	4D
	5D
Questão 5/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Apenas 30% dos municípios brasileiros realizam licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que têm impacto na natureza, e 22% estão em processo de elaboração da Agenda 21 local, ou seja, se dedicam ao planejamento do setor. Os números são do Perfil dos Municípios Brasileiros 2015 (Munic), levantamento do IBGE com dados sobre os 5.570 municípios do País. Este dado é preocupante, pois os Estudos de Impacto Ambiental. Pelo Estatuto da Cidade, o plano é obrigatório a todos os municípios com mais de 20.000 habitantes, que fazem parte de regiões metropolitanas, estão em áreas turísticas ou têm atividades com grande impacto ambiental. Adaptado de http://exame.abril.com.br/brasil/70-dos-municipios-nao-fazem-licenciamento-ambiental/ para fins acadêmicos. Este tipo de estudo é realizado:
I. Por especialistas de áreas distintas.
II. Com dados técnicos detalhados sobre análises do impacto da atividade sobre os meios ambientais (natureza, patrimônio cultural e histórico).
III. Fornecendo às autoridades públicas uma base confiável de informação sobre a área modificada.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação II é correta
	
	C
	Somente as afirmações I e II estão corretas
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas
	
	
	
	
	
5-POL Questão 1/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Cada vez mais nos debates sobre a reforma ou a modernização do licenciamento ambiental o tema da dispensa tem vindo à tona. Trata-se, em linhas gerais, da isenção do licenciamento ou da licença ambiental para determinadas atividades ou segmentos econômicos, o que pode ocorrer via ato normativo abrangendo situações gerais ou via decisão administrativa do órgão ambiental no caso específico. Muitas vezes essas iniciativas surgem a pretexto de estimular determinados segmentos econômicos, sob a alegação de desburocratização ou de incentivo aos pequenos empreendedores, como no caso da agricultura familiar ou das práticas de extrativismo, por exemplo. Por outro lado, existe o intuito de isentar certas obras públicas, ou de interesse público, sob a justificativa de promoção do bem comum, uma vez que as mesmas ficariam mais rápidas e mais baratas ao serem isentas de avaliação de impacto ambiental. A dispensa se tornou uma prática corriqueira em vários órgãos ambientais estaduais e municipais, que buscaram regulamentá-la de formas e por razões diferentes. Não há, no momento, uma regulamentação geral sobre o assunto disposta em lei, em decreto ou mesmo em resolução do Conama. Adaptado de http://www.conjur.com.br/2017-abr-29/ambiente-juridico-dispensa-licenciamento-ambiental-exige-decisao-fundamentada para fins acadêmicos. Tendo em vista este cenário, assinale a opção correta:
	
	A
	A isenção do licenciamento é favorável a Política Nacional do Meio Ambiente pois esta política trata de satisfazer a todos que por ela possam ser atingidos.
	
	B
	A isenção do licenciamento pode ser contrária a Política Nacional do Meio Ambiente, pois um dos direcionamentosdesta política é a proteção dos ecossistemas, que poderá não acontecer com as isenções.
	
	C
	A isenção do licenciamento é favorável a Política Nacional do Meio Ambiente pois esta política trata do patrimônio público. Quanto mais se acelerar uma obra pública, independente do impacto ambiental, melhor para o patrimônio público.
	
	D
	A isenção do licenciamento pode ser contrária a Política Nacional do Meio Ambiente, pois com a isenção vai se proteger e racionalizar o uso dos recursos naturais.
	1B
	2D
	3C
	4C
	5C
Questão 2/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
A Auditoria Ambiental é processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar de forma objetiva evidências que determinem a conformidade do Sistema de Gestão Ambiental. Para a obtenção das evidências o auditor usa os seguintes meios:
1. Entrevistas com empregados
2. Observação das práticas de trabalho
3. Exames dos processos de produção
4. Controle dos equipamentos e revisão da documentação
Assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	Somente a alternativa 2 está correta.
	
	B
	Somente a alternativa 3 está correta.
	
	C
	Somente as alternativas 1 e 4 estão corretas.
	
	D
	Todas as alternativas estão corretas.
	1B
	2D
	3C
	4C
	5C
Questão 3/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Existem três tipos de auditorias para avaliação do sistema de gestão ambiental. A de primeira parte (interna), a de segunda parte (externa) e a de terceira parte (externa). Observe os comentários:
1. Auditoria de primeira parte ocorre quando a própria organização realiza uma auditoria sobre a contribuição de seu sistema de e seus procedimentos em relação ao seu desempenho ambiental.
2. Auditoria de primeira parte é realizada pela organização cliente sobre uma empresa fornecedora para verificar os impactos ambientais.
3. Auditoria de primeira parte é realizada por organizações independentes na empresa que busca certificação SGA ISO 14001.
4. Auditoria de primeira parte busca melhorar a eficiência da organização em termos de desempenho ambiental.
Qual das alternativas a seguir apresenta auditoria de primeira parte?
	
	A
	Somente a alternativa 2.
	
	B
	Somente a alternativa 3.
	
	C
	Somente as alternativas 1 e 4.
	
	D
	Todas as alternativas.
	1B
	2D
	3C
	4C
	5C
Questão 4/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Revisada em 2015, a ISO 14001, que estabelece os requisitos para um padrão de Gestão Ambiental, é uma ferramenta de negócios capital para organizações que buscam um melhor desempenho ambiental durante o ciclo de vida de seus produtos. Tendo em vista tal revisão, as organizações que eram certificadas ISO 14001:2008 e pretendem manter sua certificação devem passar por recertificação até, no máximo, 2018. Para tanto é necessário se submeter a uma auditoria. Observe as afirmações sobre os tipos de auditoria  para a empresa que busca a recertificação em ISO 14001:2015
I. A empresa passará por auditoria de primeira parte, pois é possível realizar a recertificação em ISO 14001 com funcionário interno à empresa.
II. A empresa passará por auditoria de segunda parte, pois somente as empresas cliente podem recertificar em ISO 14001 suas empresas fornecedoras.
III. A empresa passará por auditoria de terceira parte, pois a recertificação em ISO 14001 é feita por organizações independentes da auditada.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação II é correta
	
	C
	Somente a afirmação III é correta
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas
	1B
	2D
	3C
	4C
	5C
Questão 5/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
Uma grande empresa brasileira está se preparando para entrar com seus produtos no mercado europeu, sendo esse um mercado bastante exigente quanto os aspectos ambientais de empresas e produtos. Qual tipo de auditoria deverá ser realizada para demonstrar que a empresa brasileira possui um sistema de gestão ambiental implementado?
	
	A
	Auditoria de Responsabilidade (Due Diligence)
	
	B
	Auditoria de Cadeia Produtiva
	
	C
	Auditoria de Sistema de Gestão
	
	D
	Auditoria de Conformidade Legal (Compulsória):
	1B
	2D
	3C
	4C
	5C

Outros materiais