Buscar

Roteiro do Filme Billy Elliot ED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Filme: BILLY ELLIOT
Direção: Stephen Daldry
1- Que história o filme conta? 
 O filme conta a história de um menino de 11 anos que vive na pequena cidade de Durham, situada ao norte da Inglaterra. Órfão de mãe, ele morava com sua avó, pai e irmão.
 O sonho do pai de Billy é que ele se tornasse lutador de box, mas Billy fica fascinado com o balé, ao qual tem contato através de aulas de dança que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. A professora vê que Billy é muito talentoso, então ele resolve pendurar as luvas de boxe e se dedicar somente a dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e de seu pai por sua nova atividade.
2- Contextualização (onde a história se desenrola, descreva a situação, cenário histórico-político-social).
 O ano é 1984, período que teve o início da greve das minas de carvão, onde o pai e o irmão de Billy trabalhavam. O poderoso sindicato dos mineiros impunha medo aos empresários e ao governo e tinha grande influência sobre os políticos e os partidos (um dos motivos era o papel histórico dos mineiros na conquista de uma legislação trabalhista que acabasse com as péssimas condições de trabalho no século 19). No entanto, agora eles tinham uma opositora à altura: a primeira-ministra Margaret Thatcher, a Dama de Ferro do Neoliberalismo. Ao fim de um ano de disputas, ela havia vencido os mineiros.
3- Quais as concepções que emergem do enredo a respeito de: homem, sociedade, escola, valores, conceitos, preconceitos etc.
 A família de Billy passa por sérias dificuldades financeiras. São pobres em um contexto de luta por direitos trabalhistas. Ele é um garoto que tem amigos, frequenta a escola, cuida da avó, que a princípio, é a única que não se importa com o neto dançar balé. Mas quando o pai de Billy descobre que o filho está fazendo aulas de balé ele o proíbe, sob as mesmas justificativas que associam a prática a uma “coisa de mulher”. Em primeiro momento Billy obedece o pai, mas depois a vontade de dançar é tão forte que Billy em uma explosão, dança na frente de seu pai mostrando todo o seu talento. O que vemos é um menino que gosta de dançar e, ao fazer isso, derruba uma série de estereótipos. Em seu esforço para continuar a praticar o balé, Billy demonstra a falta de sentido das premissas que justificam, a partir do gênero, restrições a determinadas práticas para homens ou mulheres. Então seu pai decide realizar o sonho do seu filho, sem importar com os seus preconceitos e os preconceitos da sociedade ao qual eles vivem, o que importava agora era a felicidade de seu filho. 
4- Faça um breve comentário dos personagens ou cenas mais marcantes para você.
 A cena mais marcante a meu ver, foi o momento em que a professora foi procura-lo para saber o motivo dele não ter ido fazer o teste. Seu irmão e seu pai ficam transtornados com a professora e começam a pressionar Billy. Então entra a cena do menino dançando freneticamente, mostrando como ele estava sentindo-se internamente, sem ter coragem de admitir a sua paixão pela dança.
5- Comente sobre os conflitos ou tensões observadas (exemplificar com relatos das cenas).
 A cena que o dono da academia fala para o pai de Billy, que o mesmo está tendo aulas de balé, demonstra a importância da visão da sociedade sobre nossas vidas. E outra cena que envolve um outro conflito é quando o irmão de Billy briga com um colega de trabalho por estar furando a greve.
6- Estabeleça possíveis relações com o que viu, o que você pensa da realidade que você vive.
 Vejo que a masculinidade e a feminilidade são medidas, por algumas pessoas, a partir do que as pessoas gostam ou não de fazer. Por que balé é coisa de menina? Por que dirigir um caminhão é coisa de menino? As vezes sem perceber induzimos a criança achar que azul é para menino e rosa para menina. 
 Atualmente vejo que as pessoas querem mudar essa maneira de pensar, mas esse é um trabalho que se deve realizar a partir do momento que a criança entra na escola. O professor precisa demonstrar para o aluno que todos temos o dever de respeitar as diferenças.
7- Para Béla Balázs (1884-1949), teórico e crítico cinematográfico, afirma que “nós estamos no filme”. Procure entrar no papel do personagem mais importante para você e comente criticamente como faria aquele papel.
 O personagem que achei mais importante foi o da professora. Ela não viu somente o talento de Billy, mas também a oportunidade de mudar o destino do menino que seria de trabalhar nas minas como o pai e o irmão. Somente mudaria o fato de, após ver o talento de Billy, iria conversar primeiro com o pai e tentar convencê-lo a deixar o menino praticar as aulas para evitar constrangimentos com relação ao convívio social.
8- O que você gostaria de dizer sobre o filme. Justifique. 
 É um filme que emociona, diverte e ensina que não devemos desistir de nossos sonhos, que precisamos quebrar as barreiras do preconceito. 
 O papel da professora foi fundamental para que Billy não desistisse. Ela viu seu talento e com isso ela mudou o seu destino, que talvez seria igual à do pai e do irmão.
9- A partir das suas reflexões sobre o filme, construa você mesmo (a) uma nova história. 
 Uma professora de balé resolve dar suas aulas dentro de uma academia de boxe. A sua filha Debbie, que faz parte da turma, se encanta com o ringe e decide participar das aulas de boxe escondida da mãe, pois ela é uma bailarina fracassada e quer que Debbie se torne uma grande bailarina. 
10- Relacione e ilustre com as cenas do filme, aspectos trabalhados pelos professores nas disciplinas do semestre.
 O momento que Billy está dançando com sua professora vemos a linguagem artística, a matemática para a marcação dos passos, a interdisciplinaridade que tem o objetivo de promover uma visão mais ampliada do mundo e de mostrar a complexidade da realidade para compreende-la. Isso acontece no momento que o pai resolve voltar ao trabalho. Ele percebe a importância da dança para o seu filho e resolve passar por cima dos seus ideais, compreendendo a realidade do mundo que vive, derrubando seus preconceitos.
 
 
 
Referências Bibliográficas:
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/greve-ferro-carvao-434346.shtml. Acesso em: 25/08/2016.

Outros materiais