Buscar

QUESTIONÁRIO INSTITUIÇÕES DE DIRIREITO Com Gabarito 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – INSTITUIÇÕES DE DIREITO
QUESTIONÁRIO COMPLETO PARA PROVA NP-01
01- O que é Direito?
R- O direito é a ordenação da conduta do homem em sociedade, por meio de normas coercitivamente impostas pelo Estado e garantidas por um sistema de sanções peculiares.
02- O que é Direito Objetivo?
R- O direito objetivo é o conjunto de regras vigentes num determinado momento para reger as relações humanas impostas, coativamente à obediência de todos.
03- O que é o Direito Subjetivo?
R- O direito subjetivo é a faculdade ou prerrogativa que tem o indivíduo de invocar a lei na defesa de seus interesses. 
04- Qual distinção de Direito e Moral?
R- A distinção entre o direito e a moral é que o direito é bilateral e visa a exteriorização do ato, partindo da intenção, o direito e coercível, visa o bem social e aos valores de convivência, enquanto que, a moral é unilateral e visa a intenção, partindo da exteriorização do ato, é autonomia, proveniente da vontade das partes e não há coação, visa ao bem individual ou aos valores da pessoa.
05- O que é o Direito Natural?
R- O direito natural é o direito preexistente que se converte em direito positivo ou serve para modifica-lo e aperfeiçoa-la. O direito natural é a lei escrita, gravada na consciência de cada um.
06- O que é o Direito Positivo?
R- O direito positivo é o conjunto de regras escritas ou costumeiras em vigor num determinado pais em certo período. É a ordenação jurídica posta pela sociedade politica, conferindo-lhe eficácia às outras ordenações.
07- O que é o Direito Público?
R- O direito público é aquele que cuida de disciplinar os interesses da coletividade é o procedimento do Estado.
08- O que é o Direito Privado?
R- O direito privado trata dos interesses dos particulares, cuidando de disciplinar as relações jurídicas individuais.
09- O que são fontes do Direito?
R- Para o direito a fonte é o estudo da origem das norma jurídica. É onde o direito vai buscar as soluções para os conflitos.
10- O que é a Lei?
R- A Lei é o preceito formal que emana da autoridade suprema do Estado, mediante o qual se criam, modificam ou revogam regras de Direito.
11- O que é Doutrina?
R- A Doutrina é o conjunto de investigações e reflexões teóricas e princípios metodicamente expostos, analisados e sustentados pelos autores, tratadistas, jurisconsultos, no estudo das leis. É fonte indireta do Direito. 
12- O que é Jurisprudência?
R- A Jurisprudência resulta das decisões dos juízes e tribunais, na aplicação da lei aos casos concretos. São as regras gerais que se extraem das reiteradas decisões dos tribunais num mesmo sentido, numa mesma direção interpretativa. Sempre que uma questão é decidida reiteradamente no mesmo modo, surge a jurisprudência. Em geral, a jurisprudência não vincula o juiz, mas costuma dar-lhe importantes subsídios na solução de cada caso.
13- O que é Direito Costumeiro?
R- São normas, também chamadas consuetudinárias, obrigam, igualmente, ainda que não constem de preceitos votados por órgãos competentes. O Direito revelado pelo costume chama-se consuetudinário. Era ele muito importante antes do Direito escrito. Hoje perdeu a maior parte de sua importância, sendo aplicado somente por exceção, em caso de omissão da lei. Enquanto o costume é espontâneo e se expressa oralmente, a lei emana de um órgão do Estado (o Legislativo), através de um processo próprio de elaboração, e se expressa por fórmula escrita. 
14- O que é a sanção na formação das Leis?
R- Sanção na formação da Lei é o ato de concordância do Poder Executivo ao projeto aprovado pelo Legislativo. Pode ser expressa, quando o chefe do Executivo declara seu assentimento, ou tácita, quando deixa transcorrer o prazo para o veto sem se opor ao projeto, pelo que fica aprovado.
15- O que é o Veto na formação das Leis?
R- O Veto na formação da Lei, é a oposição do Executivo ao projeto. Deve ser expresso. Uma vez vetado, o projeto volta ao Legislativo que poderá aceita-lo ou rejeitá-lo, do que depende a aprovação da Lei.
16- O que é a promulgação na formação das Leis?
R- A Promulgação na formação da Lei, é o estágio sucessivo, consistente na declaração pelo chefe do Executivo ou presidente do Congresso de que a lei foi incorporada ao Direito Positivo do país.
17- O que a publicação na formação das leis?
R- A Publicação na formação da lei, é o meio de tornar a lei conhecida e vigente. Dá-se por meio do órgão oficial, mas onde inexistir será feita em jornal local, ou mesmo com a afixação do texto da lei em local determinado. A promulgação obriga o Estado a cumprir a lei, porque a torna obrigatória para os órgãos públicos que devem cumpri-la. Com a publicação, a lei torna-se obrigatória para todos os cidadãos. (erga omnes).
18- Quando foi promulgada aConstituição Brasileira em vigor?
R- A Constituição Federal atualmente em vigor no Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988.
19- O que é o direito constitucional?
R- O Direito constitucional é o ramo do direito público interno dedicado à análise e interpretação das normas constitucionais. Tais normas são compreendidas como o ápice da pirâmide normativa de uma ordem jurídica, consideradas Leis Supremas de um Estado soberano, e tem por função regulamentar e delimitar o poder estatal, além de garantir os direitos considerados fundamentais. 
20- Como se divide o direito constitucional?
R- O direito constitucional se divide em direito constitucional positivo, direito constitucional comparado e direito constitucional geral (descritivo e prescritivo).
21- O que é o direito constitucional positivo?
R- O Direito Constitucional Positivo é aquele que tem por objeto de estudo uma determinada constituição.
22- O que é o direito constitucional comparado?
R- O Direito Constitucional Comparado, como o próprio nome diz, é aquele que estuda com interesse predominantemente comparativo duas ou mais constituições.
23- O que é o direito constitucional geral?
R- O Direito constitucional geral é aquele que não se detém a constituições específicas. Ele tenta vislumbrar elementos e conceitos que devem (ou deveriam) estar presente em todas as constituições. Em outras palavras, o direito constitucional geral é o ramo do saber que tenta identificar se há princípios gerais inerentes (ou que deveriam ser inerentes) a todas as constituições, independentemente de suas peculiaridades.
24- O que é o Poder Constituinte?
R- Poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado.
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x..x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x..x.x.x.x.x.

Outros materiais