Buscar

Questões Durkheim e o fato social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense – INFES
Departamento de Ciências Humanas
Curso: Pedagogia
Acadêmico: Iúry Fagundes Da Silva
Professor: Eduardo Quintana
Disciplina: Educação e Sociedade
Junho, 2014.
Questões como método avaliativo
- Para Durkheim, o objetivo da sociologia é o fato social, e a educação é considerada um fato social, isto é, desempenha um importante papel na conformação dos indivíduos a sociedade em que vivem. Explique.
Na concepção de Durkheim, fato social seria maneiras coletivas de pensar, agir e sentir, assim, pertencendo a determinadas sociedades e grupos sociais. E para o mesmo, construção do ser social é pautada em grande parte na educação, pois a mesma tem o papel de impor regras e comportamentos que regem a sociedade, assim o indivíduo aprende normas, princípios (morais, éticos, religiosos) e valores, nos quais tais elementos não se formariam espontaneamente ou sozinhos. Assim, sendo a educação um exemplo de fato social, pois é capaz de gerar ou exercer um fator coercivo sobre o indivíduo, no qual a mesma é estabelecida em toda sociedade. 
- Quais são as três principais características dos fatos sociais?
Sabemos que existem vários exemplos de fatos sociais, como obedecer a regras e leis, usar tal tipo de roupa, falar certo idioma, entre outros. E para definir de forma clara e mais objetiva, Durkheim atribui três características aos fatos sociais, são elas: Coercitividade, exterioridade e generalidade.
A coercitividade, também definida como coerção social, é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, fazendo com que os mesmos sejam obrigados a obedecer tal regra imposta na sociedade em que vivem, assim, trazendo aquela característica de poder e força. Como exemplo de coerção social temos as famílias, escolas, instituições em geral que seguem regras, entre outros.
Muitas das vezes a coercitividade é ruim para quem a sofre, mas querendo ou não é uma ação humana importante para o desenvolvimento e progresso da humanidade, pois sem a mesma, não haveria respeito nas famílias, seriamos analfabetos e agressivos.
Já a exterioridade, é que os fatos sociais são superiores a nós indivíduos. Assim, ao nascemos à sociedade já está organizada, seguindo suas leis, decretos e portarias. Também ao decorrer de nossas vidas tal sociedade é influenciada pelos os meios midiáticos em geral (músicas, televisão, internet, etc.).
E por fim, a generalidade, sendo um fato geral que se manifesta através da noção coletiva e da natureza, onde todos os indivíduos repetem, sendo para um grupo ou sociedade. E como exemplo de tal característica, podemos citar a forma de nos habitarmos, os sentimentos que sentimos, os meios que comunicamos, a moral, entre outros.
REFERÊNCIAS 
BRASIL ESCOLA, DURKHEIM E O FATO SOCIAL. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/durkheim-fato-social.htm>. Acessado em: 06 de junho, 2014.
WIKIPÉDIA, FATO SOCIAL. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fato_social>. Acessado em: 06 de junho, 2014.

Outros materiais